
Este dossiê propõe-se a reunir pesquisas que iluminem essas questões, ao tratar da formação de professores e professoras, ao tratar da educação como ciência, considerando sua complexidade e a construção de currículos que respeitem as diversidades culturais, sociais e epistemológicas presentes nas escolas brasileiras. As contribuições aqui reunidas, instigam a pensar a docência para além de modelos tecnicistas, racionalistas, convencionais, canônicos e reducionistas, valorizando os saberes docentes, os vínculos comunitários e a Educação como formação humana, comprometida com a transformação social. Ao integrar olhares que articulam formação, pesquisa e prática docente, teorias e análises a partir do chão da escola, este dossiê busca fortalecer o campo das Ciências da Educação como espaço de resistência, existência, invenção e compromisso ético, político e estético.
Organização:
Prof. Dr. Altino José Martins Filho (UDESC/FAED/PPGE)
Prof.ª Dr.ª Kênia Kristina Furtado (UDESC/FAED/PPGE)
Junho de 2025.