EDUCAÇÃO SEXUAL NA INFÂNCIA: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTAS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EMANCIPATÓRIAS
Resumo
O presente estudo aborda a Literatura Infantil como uma ferramenta pedagógica que potencializa o trabalho da Educação Sexual sob uma perspectiva emancipatória na infância. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral discutir a importância da Educação Sexual na infância e propor estratégias pedagógicas para sua abordagem de forma ética, crítica e sensível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Para isso, recorremos a duas obras de literatura infantil: Pipo e Fifi (Arcari, 2018) e Heitor e sua boneca bebê (Antunes, 2023). O artigo destaca que Educação Sexual ainda é permeada por mitos, tabus e desafios. De modo a combater a visão de padrões heteronormativos e proporcionar o contato com o conhecimento científico na infância, propõe-se a utilização da literatura infantil, como uma estratégia pedagógica humanizadora e emancipatória.
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