NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO METODOLÓGICO ENTRE PESQUISAS

Palavras-chave: Entrevistas Narrativas. Educação Infantil. Metodologia. Professoras.

Resumo

Este artigo resulta dos estudos metodológicos de duas pesquisas de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/FAED/UDESC que têm como foco as narrativas de professoras da Educação Infantil e a constituição de suas docências ao longo de suas trajetórias na profissão. Uma abordagem de cunho qualitativo, a pesquisa com entrevistas narrativas e narrativas autobiográficas tem o propósito de ouvir as vozes de professoras nos processos de investigação acerca da profissão docente, sua constituição e formação, de modo a compreender a prática docente como consequência do contexto de vida profissional e trajetória de formação docente. Revelando-se como estratégias metodológicas com potencialidade para compreender mais sobre a constituição da profissão docente e que envolvem a profundidade das histórias de vida.

Biografia do Autor

Jéssica Helena Santos de Abreu, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, sob orientação do Professor Dr. Altino José Martins Filho. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Metropolitana de São Paulo (2020), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. É professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Florianópolis na Educação Infantil (2013). Atua como assessora técnica no Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, na Comissão Permanente de Educação Infantil. Atuou como diretora no NEIM Maria Nair da Silva na gestão 2020 - 2022. Integrante do Grupo Teatral e Pesquisa Trupe da Alegria (2015). Pesquisadora do Laboratório Didática e Formação Docente/NAPE (UDESC), Linha de Pesquisa PPGE: Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, Linha: Formação Docente e Infância.

Viviane da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, sob orientação do Professor Altino José Martins Filho. Pesquisadora do Laboratório Didática e Formação Docente/NAPE (UDESC), Linha de Pesquisa PPGE: Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, Linha: Formação Docente e Infância. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) com Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Especialista em Educação infantil, Séries do Ensino Fundamental pela Associação Catarinense de Ensino, Faculdade de Educação de Joinville. Atualmente é professora de Educação Infantil efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INFANTIL. 

Referências

BOGDAN, Robert C. e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CORRÊA, Carla Andréa; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!. Laplage em Revista, v. 4, p. 23-37, 2018. Disponível em: Acesso em: 07 mar. 2023.

GOODSON, F. Ivor. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2013.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Entrevista narrativa. 2° edição. Editora vozes. 2002.

MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Docência em Educação Infantil: Além da A4. Porto Alegre 2013.

NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: LOMBA, Maria Lúcia de Resende; NEVES, Libéria (Orgs.) Narrativas autobiográficas de professoras/es da Educação Básica: escrita e autoria na formação profissional. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025.

SOUZA, Elizeu Clementino; Soares, Liane Figueiredo. Histórias de vida e abordagem (auto)biográfica: pesquisa, ensino e formação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo (Orgs.) A Trama do Conhecimento: teoria, método e escrita em ciências e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008.

TEIXEIRA, Inês A. Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2006.

VASCONCELO, Teresa Maria Sena. Ao redor da mesa grande. A prática educativa de Ana. Porto: Editora Porto, 1997.
Publicado
2025-09-03