NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO METODOLÓGICO ENTRE PESQUISAS
Resumo
Este artigo resulta dos estudos metodológicos de duas pesquisas de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/FAED/UDESC que têm como foco as narrativas de professoras da Educação Infantil e a constituição de suas docências ao longo de suas trajetórias na profissão. Uma abordagem de cunho qualitativo, a pesquisa com entrevistas narrativas e narrativas autobiográficas tem o propósito de ouvir as vozes de professoras nos processos de investigação acerca da profissão docente, sua constituição e formação, de modo a compreender a prática docente como consequência do contexto de vida profissional e trajetória de formação docente. Revelando-se como estratégias metodológicas com potencialidade para compreender mais sobre a constituição da profissão docente e que envolvem a profundidade das histórias de vida.
Referências
CORRÊA, Carla Andréa; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!. Laplage em Revista, v. 4, p. 23-37, 2018. Disponível em:
GOODSON, F. Ivor. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2013.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Entrevista narrativa. 2° edição. Editora vozes. 2002.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Docência em Educação Infantil: Além da A4. Porto Alegre 2013.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: LOMBA, Maria Lúcia de Resende; NEVES, Libéria (Orgs.) Narrativas autobiográficas de professoras/es da Educação Básica: escrita e autoria na formação profissional. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025.
SOUZA, Elizeu Clementino; Soares, Liane Figueiredo. Histórias de vida e abordagem (auto)biográfica: pesquisa, ensino e formação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo (Orgs.) A Trama do Conhecimento: teoria, método e escrita em ciências e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008.
TEIXEIRA, Inês A. Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2006.
VASCONCELO, Teresa Maria Sena. Ao redor da mesa grande. A prática educativa de Ana. Porto: Editora Porto, 1997.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).