O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Folha A4 – MARGENS: 3 cm dos lados esquerdo e superior, e de 2 cm na margem inferior e direita.
  • Link da pasta disponível com o template, declaração de revisão e tutorial para a submissão. Link da pasta (google drive) .
  • O texto não traz identificação do autor, condição para avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Todo material passou por revisão textual antes de ser apresentado à revista, bem como por normalização.
  • As pesquisas que envolvem seres humanos apresentam a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes.
    Resolução 466/12 - Pesquisas na área da saúde.
    Resolução 510/16 - Pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado. 

  • Todos os autores realizaram cadastro completo na plataforma de submissão.

Diretrizes para Autores

Normalização dos manuscritos:

Artigos (15 a 25 páginas): textos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa.

Relatos de experiência (até 15 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas. 

Resenhas (até 10 páginas): revisão crítica de obra publicada nos últimos dois anos, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.

Entrevistas (até 25 páginas): colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. Deve constituir de uma apresentação do entrevistado de até 700 palavras.

Tradução (até 25 páginas): Para a submissão de um texto traduzido, deve-se anexar a cópia, em pdf, do texto original, bem como a autorização do autor e editora de publicação original.

Devem ser observadas as seguintes condições:

1) O autor não teve nenhum texto  publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.

2) O artigo não tem mais de quatro autores, exceto em relatos de experiência.

3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.

4) O artigo passou por revisão linguística e de normas de ABNT.

5) Os manuscritos devem ter ser digitados em fonte Arial, corpo 12, conforme template.

6) O título, em caixa alta, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. 

7) O resumo deverá ser escrito em português e abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, objetivos, metodologia, discussão, conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo. O Resumo deverá ser formatado em Fonte Arial 10, espaçamento simples e justificado. Deve ter até 150 palavras e não é permitido o uso de símbolos, referências, fórmulas etc. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, com preferência para frases afirmativas e concisas em parágrafo único.. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Devem ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.

8) Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem estar em boa qualidade, constar dentro do documento no espaço previsto e ser enviadas em arquivos separados para o caso de problemas na formatação.

9) As citações devem seguir as normas vigentes da ABNT NBR 10520:2023. As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, fonte Arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas.

Exemplos referências, conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018:

  • Livro

 BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. [Obras escolhidas, v. 3].

 BARTHES, Roland et al. Literatura e realidade (que é o realismo). Apresentação Tzvetan Todorov. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984.

  • Capítulo de livro

LAFETÁ, João Luiz. Três teorias do romance: alcance, limitações, complementaridade. In: LAFETÁ, João Luiz. A dimensão da noite e outros ensaios. Organização Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Editora 34, 2004. p. 284-95.

  • Artigo em coletânea

LIPPARD, Lucy R. Trojan Horses: Activist Art and Power. In: WALLIS, Brian (Ed.). Art after Modernism: Rethinking representation. NewYork: The Museum of Contemporary Art; Boston: Godine, 1984. p. 341-58.

  • Artigo de jornal

 FISCHER, Luís Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

  • Artigo em revista impressa

  HIRT, André. Le retrait et l’action (Marx et Hölderlin). Alea: estudos neo latinos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 304-24, jul.-dez. 2008.

  • Artigo em meio eletrônico

 DUARTE, Lívia Lemos. O narrador do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins. Revista Garrafa, Rio de Janeiro, n. 5, jan.-abr. 2005. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/index_revistagarrafa.htm. Acesso em: 10 jul. 2007.

  • Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1989. p. 79-87.

  • Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

 ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. Disponível em: https://www.abralic.org.br/lista-simposios/. Acesso em: 22 jul. 2011.

  • Documento eletrônico:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Grupo de Trabalho Normalização Documentária da UNESP. Normalização Documentária para a produção científica da UNESP: normas para apresentação de referências. São Paulo, 2003. Disponível em: http://unesp.br/cgb/mostra_arq_multi.php?arquivo=4631. Acesso em: 23 set. 2012.

  • Dissertação e tese

TELLES, Luís Fernando Prado. Narrativa sobre narrativas: uma interpretação sobre o romance e a modernidade (com uma leitura da obra de António Lobo Antunes). 2009. 526 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária)–Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2009.

 

 A Revista Humanidades & Inovação publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Aqueles que possuírem como língua vernácula o inglês, francês ou espanhol, devem apresentar o resumo em português.

Apresentação

Revista Humanidades e Inovação -1ª Edição

Vol. 1 Nº 1 - 2014

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.