• I Seminário de Formação de Professores de Língua Inglesa do Tocantins (SEFOPLI - TO)
    v. 9 n. 9 (2022)

    O ano de 2021 foi um dos anos atípicos que todos e todas nós vivenciamos ao redor do mundo. A pandemia de SARS-COV-2 (Covid 19) havia imposto ao mundo, desde o ano anterior, um isolamento e um pânico geral, por conta da alta taxa de transmissibilidade e da gravidade dos casos em muitas das pessoas infectadas pelo vírus. Junto à necessidade de isolamento, nasceu também muitas alternativas relacionadas às formas de comunicação e interação entre pessoas comuns, funcionários, clientes e supervisores e, claro, entre professores, alunos, pesquisadores, extensionistas e público em geral.

    Organização:
    Prof.ª Dr.ª Daniella Corcioli Azevedo Rocha (UFT/Ceclla)
    Prof.ª Dr.ª Elisa Borges de Alcântara Alencar (UFNT/Aplitins)
    Prof.ª Ma. Suiane Francisca da Silva (Semed Palmas-TO/Ceclla)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Abril de 2022.

  • v. 9 n. 8 (2022)

    A primeira edição a contemplar temática livre deste ano da Revista Humanidades & Inovação está composta por trinta artigos. Os artigos foram recebidos no período de 2021 e 2022, avaliados pelo nosso Conselho Científico, e agora chegam para a apreciação do leitor.
    Agradecemos a confiança dos autores em nos encaminhar seus manuscritos e por acompanhar conosco o processo editorial da Revista H&I.


    Organização:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Abril de 2022.

  • Linguagens em diálogo
    v. 9 n. 7 (2022)

    Os estudos de linguagem têm sido objeto de interesse de muitos estudiosos desde épocas remotas. Durante o período de 2021 e 2022, a Revista Humanidades & Inovação recebeu uma diversidade de artigos que contemplam a área de linguagens, evidenciando que o interesse pela linguagem continua sendo constante.

    Contemplamos, neste dossiê, artigos produzidos na UNESP, UFAM, Unitins, UFNT, IFRS, UNISC, UFRN, UFPE, UFF, FEEVALE, UFPB, UEPB, UFT, UNIFAL e UFSB. Ensaios produzidos na UFPE, UNIB, UFMS e FEEVALE; relatos de experiência advindos de atividades realizadas na FEEVALE, UFRGS, UFBA, UFAL e UNESP; finalizando com resenhas de professores da UFSC, UFAM e UFSB; e a entrevista com o escritor araguainense jjLeandro, realizada por professores da UFNT.
    Ao final desta exposição, desejamos que a leitura deste dossiê possa promover o conhecimento das pesquisas sobre os estudos da linguagem na atualidade. Almejamos também que os artigos possibilitem a reflexão e o diálogo entre pesquisas e instituições.


    Organização:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Roseli Bodnar (UFT)

    Março de 2022

     

  • O trabalho docente e um novo processo de construção de conhecimento: o que aprendemos na e com a pandemia II
    v. 9 n. 6 (2022)

    Este segundo volume da edição O trabalho docente e um novo processo de construção de conhecimento: o que aprendemos na e com a pandemia da Revista Humanidades & Inovação buscou observar através dos seus textos nos seus dois volumes, os eixos constituintes da prática pedagógica, desde o trabalho cotidiano dos educadores com os educandos, até as investigações e avaliações do contexto, no qual esse trabalho se desenvolve.
    O diferencial é que esse contexto se deu no momento pandêmico que acometeu o mundo desde março de 2019, até o presente momento, o que nos foi imposta uma mudança de comportamento, no sentido social (distanciamento), no sentido da saúde (higienização mais completa e novos hábitos e cuidados), no sentido educacional (novas formas de ensinar estando distante das escolas).
    Nesse sentido esta edição buscou apresentar aqui as diversas pesquisas e reflexões que compõem esse número, além dos relatos de experiencias deixando claro que com a pandemia foi possível ensinar e aprender com ela.

    Organização:
    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Março de 2022.

  • O trabalho docente e um novo processo de construção de conhecimento: o que aprendemos na e com a pandemia I
    v. 9 n. 5 (2022)

    Esta edição da Revista Humanidades & Inovação buscou observar através dos seus textos nos seus dois volumes, os eixos constituintes da prática pedagógica, desde o trabalho cotidiano dos educadores com os educandos, até as investigações e avaliações do contexto, no qual esse trabalho se desenvolve.
    O diferencial é que esse contexto se deu no momento pandêmico que acometeu o mundo desde março de 2019, até o presente momento, o que nos foi imposta uma mudança de comportamento, no sentido social (distanciamento), no sentido da saúde (higienização mais completa e novos hábitos e cuidados), no sentido educacional (novas formas de ensinar estando distante das escolas).
    Nesse sentido esta edição buscou apresentar aqui as diversas pesquisas e reflexões que compõem esse número, além dos relatos de experiencias deixando claro que com a pandemia foi possível ensinar e aprender com ela.

    Organização:
    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Março de 2022.

  • Énonciation et Argumentation
    v. 9 n. 4 (2022)

    Cette publication constitue les actes du Colloque International «Énonciation et Argumentation – La sémantique argumentative en dialogue» organisé par les groupes de recherche en sémantique argumentative de l’Université Fédérale de Santa Catarina, de l’Université de Passo Fundo et de l’Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Il s’est tenu en distanciel les 07, 08 et 09 octobre 2021, s’organisant autour de conférences plénières et de groupes de travail francophones et lusophones. Ce numéro de la revue Humanidades & Inovação regroupe un certain nombre d’articles issus de ces différentes présentations. S’y ajoutent deux articles introductifs, l’un en portugais qui porte sur l’histoire de la sémantique argumentative au Brésil, l’autre en français qui porte sur la place de l’énonciation et de l’argumentation dans la sémantique argumentative.

    Les organisateurs,
    Louise Behe (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Marion Carel (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil)
    Corentin Denuc (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Lauro Gomes (Universidade de Passo Fundo – Brasil)

     

    Esta publicação constitui os anais do Colóquio Internacional "Enunciação e Argumentação − a semântica argumentativa em diálogo", organizado pelos grupos de pesquisa em semântica argumentativa da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade de Passo Fundo e da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Esse evento se realizou remotamente, nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2021, e se organizou em torno de conferências plenárias e de grupos de trabalho francófonos e lusófonos. O presente número de Humanidades & Inovação reúne uma série de artigos dessas diferentes comunicações, acrescentando dois artigos introdutórios, um em português sobre a história da semântica argumentativa no Brasil, e um em francês sobre o lugar da enunciação e da argumentação na semântica argumentativa.

    Os organizadores,
    Louise Behe (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Marion Carel (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil)
    Corentin Denuc (École des Hautes Études en Sciences Sociales – France)
    Lauro Gomes (Universidade de Passo Fundo – Brasil)

    Fevereiro de 2022.

  • Avaliação Estandardizada e da/para Aprendizagem na América Latina
    v. 9 n. 3 (2022)

    O presente dossiê partiu do entendimento de que os estudos sobre Avaliação Educacional têm aumentado no século XXI na América Latina. Esse movimento é transversalizado por pesquisas que discutem os exames estandardizados, as concepções avaliativas em circulação nos espaços escolares e/ou sistemas de ensino e a produção de práticas avaliativas da/para aprendizagem. A partir desse olhar, o presente documento reuniu pesquisas realizadas em quatro regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte) e também no Chile, mobilizando 36 pesquisadores divididos em 13 estudos que representam a diversidade do objeto investigado.

    Organização:
    Prof. Dr. Marciel Barcelos (UFT)
    Prof. Dr. Wagner dos Santos (Ufes)
    Prof. Dr. José Alfonso Jimenez Moreno (Universidad Autónoma de Baja California/México)
    Prof. Me. Denilson Junio Marques Soares (IFMG)

     

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Fevereiro de 2022.

  • Educação Superior: movimentos do campo neste início do século
    v. 9 n. 2 (2022)

    O Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e o Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT) vem mui respeitosamente, apresentar os estudos e pesquisas nacionais e internacionais com ênfase na “Educação Superior: movimentos do campo neste início do século”. Neste entender, este dossiê tem como finalidade analisar movimentos que o campo científico da educação superior vem apresentando nesse início do século XXI, com vistas a buscar entender a realidade no Brasil.

    Organização do dossiê:
    Profª. Drª. Marilia Costa Morosini (PUCRS)
    Profª. Drª. Egeslaine de Nez (UFRGS)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Janeiro de 2022.

  • Fronteiras, Saberes, Literatura, Arte e Ensino
    v. 9 n. 1 (2022)

    Os estudos sobre fronteiras ganharam força e diferentes atenções a partir do século XX, ampliando suas perspectivas disciplinares. Paralelamente a esses interesses não podemos desconsiderar a influência dos acontecimentos históricos, matéria fundamental para o debate das fronteiras. Seja por seus conflitos ou pelo levante das vozes baixas, protagonistas na elaboração de imaginárias e de demarcações, imaginamos que não incorreríamos na redundância ao afirmar que essas experiencias investigativas possibilitaram evidenciar algumas das fronteiras existentes, mas invisibilizadas por diferentes razões e interesses.

    O debate presente no dossiê também engloba a descrição de línguas e a temática de culturas indígenas de várias regiões do país. Assim, convidamos você a enveredar pelas fronteiras por meio da leitura desse importante dossiê!

    Organização do dossiê:
    Prof. Dr. Wagner Barros Teixeira (UNILA, PPGL-UFAM)
    Prof. Dr. Carlos Henrique Lopes de Almeida (UNILA)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Janeiro de 2022.

     

  • Infância(s) e suas brincadeiras
    v. 8 n. 68 (2021)

    Este dossiê, sob o título Infância(s) e suas brincadeiras, dedica-se a uma temática que vem sendo historicamente focalizada por estudiosos de diferentes campos do conhecimento (filosofia, história, biologia, psicologia, sociologia e pedagogia), com perspectivas explicativas diversas.

    De Norte a Sul do Brasil estão representadas diversas instituições: UFMA, USP, UFMT, UFPA, UFSCar, UFPR, UNIFESP, UNICAMP, UNISINOS, UFPI, UFRJ, UFSM, UFFS, UNIR, IFRO, UFS, UFSCar, SMEDE de Sorocaba, SEMED de Pinhais, SMEDE de São Paulo e FCC.

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
    Profª. Drª. Mônica Appezzato Pinazza (USP)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Dezembro de 2021

  • Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: olhares interioranos
    v. 8 n. 67 (2021)

    A proposta deste dossiê origina-se de curiosidades, compromissos e lutas. Deve-se à proximidade dos 20 anos de sanção da Lei nº 10.639/03 e à pertinência de avaliar o desenvolvimento da política afirmativa para equidade racial a partir da Educação e do Ensino de História. Ajuda-nos a identificar processos de reestruturação social impulsionados pela expansão e interiorização das universidades públicas, fato que alterou projetos sociais, profissionais, políticos, econômicos, científicos e culturais do Brasil no início do século XXI.

     

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Gustavo Manoel da Silva Gomes (UFAL)
    Profª. Drª. Martha Rosa Figueira Queiroz (UFRB)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Dezembro de 2021

  • Léxico, Toponímia e Ensino
    v. 8 n. 66 (2021)

    Na formação de enunciados, o indivíduo recorre, primeiramente, às palavras. São elas o recurso fundamental de que se dispõe para a materialização do pensamento. São elas que dão forma e sentido às representações do mundo. Sob a forma de signos, descortinam as possibilidades de dizeres. Portanto, o léxico funciona como um arquivo de unidades básicas para a construção dos enunciados e, segundo Biderman (2001a, p. 178), representa um vasto universo de limites imprecisos e indefinidos, abrangendo todo o universo conceptual de uma língua e se constituindo como a somatória de toda experiência acumulada de uma sociedade e do acervo de sua cultura através das idades.

    Organização do dossiê:

    Profª. Drª. Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
    Profª. Drª. Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
    Prof. Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Novembro de 2021.

  • O papel do Estágio Supervisionado na formação em Educação Física
    v. 8 n. 65 (2021)

    Em meados do 2021, tomamos a iniciativa de provocar a comunidade acadêmica da Educação Física com uma chamada para a submissão de artigos que discutissem a formação docente em nossa área de conhecimento, focalizando, especificamente, o papel do Estágio Supervisionado nesse processo de tornar-se professor de Educação Física. O debate sobre formação e sobre Estágio Supervisionado não se constitui como uma novidade no campo da Educação Física, mas ganha contornos de relevo em decorrência das novas transformações pelas quais os currículos de formação inicial e os escolares vêm enfrentando.

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Rodrigo Lema Del Rio Martins (UFRRJ)
    Prof. Dr. Marciel Barcelos (UFT)
    Prof. Dr. Mayrhon José Abrantes Farias (UFNT)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Novembro de 2021.

  • Diálogos entre saberes na escola: (con)textos e perspectivas no Tocantins
    v. 8 n. 64 (2021)

    As pesquisas que abrangem o dossiê temático Diálogos entre saberes na escola: (con)textos e perspectivas no Tocantins estão revestidas de um caráter muito particular, seja pela semântica explicitada no título da edição, seja pela importância simbólica conferida à discussão da pesquisa científica no ambiente escolar. 

    Organização:

    Profª. Drª. Maria da Conceição de Jesus Ranke (Seduc)
    Profª. Drª. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Profª. Drª. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem (UFT)

    Outubro de 2021.

  • Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise III
    v. 8 n. 63 (2021)

    O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
    Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
    Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Outubro de 2021.

  • Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise II
    v. 8 n. 62 (2021)

    O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
    Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
    Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Outubro de 2021.

  • Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise I
    v. 8 n. 61 (2021)

    O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
    Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
    Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Outubro de 2021.

  • Literatura Tocantinense
    v. 8 n. 60 (2021)

    Apresentamos a coletânea Literatura tocantinense: diálogos, cujo principal objetivo é trazer recepção crítica de obras e autores tocantinenses, visando fomentar a publicização de reflexões, itinerários de leitura e contribuições ao debate de temas como regionalidade(s), espaço(s), identidade(s), memória(s) e cultura(s). A série de artigos foi especialmente concebida para esse fim, com produções de alunos da pós-graduação, professores e pesquisadores, no sentido de promover o diálogo com a produção literária de escritores que desenvolvem sua obra no Tocantins. 

     

    Organização do dossiê:

    Prof.ª Dr.ª Roseli Bodnar (UFT)
    Prof.ª Dr.ª Juliana Santana de Almeida (UFT)
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)

     

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Setembro de 2021.

  • Interseccionalidades das diferenças II
    v. 8 n. 59 (2021)

    Os textos reunidos nos dois volumes que compõem este dossiê podem contribuir para lançar luz sobre as diferentes experiências de mulheridades ou situações diversas da dissidência sexual-afetiva atravessadas por esse conjunto de vieses que está na base das relações socioculturais, calcadas no padrão branco, eurocentrado, cristão e cis-heteropatriarcado.

    Organização do dossiê:

    Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo (UFG) 
    Prof.ª Dr.ª Rubra Pereira de Araújo (UFT)

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Setembro de 2021.

  • Interseccionalidades das diferenças I
    v. 8 n. 58 (2021)

    A proposta deste dossiê temático foi reunir artigos, ensaios e relatos de experiência com foco nas Interseccionalidades das diferenças, buscando agregar estudos das diversas áreas do conhecimento com base em abordagens feministas e/ou interseccionais, que considerem as dimensões de gênero, raça, classe, religiosidades, sexualidades (e outras) como fatores de um conjunto interseccionado de opressões.

    Organização:

    Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo (UFG) 
    Prof.ª Dr.ª Rubra Pereira de Araújo (UFT)

    Setembro de 2021.

  • Liberdade, Democracia e Cidadania - desafios atuais em tempo de crise do capital
    v. 8 n. 57 (2021)

    os quatorze (14) artigos apresentados iluminam por diversos ângulos e atualizam o debate plural em torno do tripé liberdade, democracia e cidadania e constituem, ao nosso ver, interessantes e criativas contribuições à agenda acadêmica, mas também política, envolvendo desde os pesquisadores de diversos programas de pós-graduação, notadamente no campo das Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanas, como também os movimentos sociais e organizações populares, sobretudo em tempos em que grassa o conservadorismo. Vivemos “hard times” como dizia Charles Dickens. Boa leitura!

    Organização do dossiê:

    Prof.ª Dr.ª Fátima Grave Ortiz - UFRJ
    Prof. Dr. Josiley Carrijo Rafael - UFMT 
    Prof. Dr.Paulo Roberto Félix dos Santos - UFS

    Organização do fluxo contínuo:
    Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
    Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

    Agosto de 2021.

  • v. 8 n. 56 (2021)

    O volume três de tema livre Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • v. 8 n. 55 (2021)

    No volume 2 da Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • v. 8 n. 54 (2021)

    Este número da Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • Educação Profissional e Tecnológica: práticas pedagógicas e cenários históricos
    v. 8 n. 53 (2021)

    Neste número especial, constam 30 artigos produzidos, em sua maioria, por professores e estudantes de Programas de Pós-Graduação de universidades e instituições de Educação Profissional e Tecnológica de todas as regiões brasileiras, além da participação de pesquisadores estrangeiros. Os manuscritos dispostos neste número, com efeito, entre si, formam uma unidade discursiva na medida em que os temas estão diretamente ligados à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino fecunda de discussões e de pesquisas, sobretudo, no que concerne à sua abrangência territorial, bem como à sua pluralidade temática. Portanto, as discussões dispostas inter-relacionam-se com as concepções da própria Rede, que tem como preceito uma identidade que se consolida em sua multiplicidade de atuação. 

    Organização:

    Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN)
    Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
    Prof.ª Ma. Elvira Fernandes de Araújo Oliveira (IFRN)

    Julho de 2021.

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