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Pesquisas em História da Educação no Brasilv. 11 n. 1 (2024)
Convidamos leitoras e leitores a percorrer os caminhos de pesquisas trilhados na delicada tessitura da História, tecidos arduamente, fio a fio, no campo da Educação. Esses estudos, aqui compilados, abrangem temas como a história das mulheres, das instituições escolares, dos impressos, da formação de professoras/es, da biografia histórica, do ensino da leitura e da escrita, das populações negras e das imigrações, da imprensa e da/s infância/s.
Se faz presente, investigações advindas de diferentes estados do país sendo: Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, totalizando vinte artigos no tocante à História da Educação brasileira.Organização:
Profa. Dra. Ana Raquel Costa Dias (UnB)
Profa. Dra. Keides Batista Vicente (UEG)
Profa. Dra. Alessandra de Oliveira Santos (SEDUC-GO)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2024.
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v. 10 n. 24 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e seis artigos, dois relatos de experiência, um ensaio e uma entrevista.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2023.
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v. 10 n. 23 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por trinta artigos. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista.
Compreendendo que a publicação de uma edição é um processo que exige zelo e seriedade, nossa equipe técnica tem sido direcionada para o atendimento e orientação de autores e organizadores. Por isso, a editoria agradece a compreensão de todos os atores envolvidos no processo de publicação e deseja uma excelente leitura a todos.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2023.
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Debates sobre gênero: refletindo sobre os direitos humanos das mulheresv. 10 n. 22 (2023)
O Dossiê “Debates sobre Gênero: Refletindo sobre os Direitos Humanos das Mulheres” visa explorar questões pertinentes ao gênero, especialmente no que diz respeito aos direitos humanos das mulheres, sob uma variedade de perspectivas multidisciplinares.
A ideia do presente Dossiê surgiu a partir do resultado de pesquisas de professoras do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Mestrado/ Doutorado) PPGIDH-UFG, que trabalham na Linha de pesquisa 2: Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos e no Grupo de pesquisa: Raça, Classe, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades, que juntamente com professoras de outros programas de Pós Graduação e suas respectivas orientandas têm trabalhado com a temática de gênero.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Margareth Pereira Arbués (UFG)
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof.ª Dr.ª Jéssica Painkow Rosa Cavalcante (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2023
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Formação humana integral na escola básica no Brasilv. 10 n. 21 (2023)
A formação humana integral como horizonte formativo na escola básica no Brasil é indispensável para a garantia do direito à educação. Em uma sociedade desigual, a escola adensa seu papel na ampliação de possibilidades para nossos estudantes, considerando as várias dimensões (cognitivas, emocionais, culturais, sociais), com ênfase no pleno desenvolvimento humano.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll (UFRGS/URI)
Prof.ª Ma. Chanauana de Azevedo Canci (URI)
Prof.ª Ma. Renata Gerhardt de Barcelos (UFRGS)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2023
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v. 10 n. 20 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e sete artigos, dois relatos de experiência e uma resenha. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2023
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Línguas e linguagens no contexto escolarv. 10 n. 19 (2023)
O retorno pós-pandêmico ao “chão” da sala de aula instiga deslocamentos e travessias para um novo contexto. Mais do que nunca, este espaço-tempo, necessita de ressignificações teórico-metodológicas que contemplem as novas e complexas demandas contemporâneas. Nesse sentido, o Dossiê "Línguas e Linguagens no Contexto Escolar" contempla estudos que (re)pensam o trabalho com as linguagens e as línguas na educação básica, tendo como premissa fundamental as relações diversas, ativas e interculturais que permeiam as práticas sociais contemporâneas.
Esta edição contempla vinte e um textos que instigam o leitor, trazendo diferentes abordagens e perspectivas para o campo educacional e também levantando muitos questionamentos.
Organização:
Prof. Dr. Sweder Souza (UFPR-Brasil)
Prof.ª Dr.ª Andréia de Fátima Rutiquewiski (UTFPR-Brasil)
Prof.ª Dr.ª Maria Helena Araújo e Sá (UAveiro-Portugal)
Prof. Dr. Rangel Peruchi (UNIFESSPA-Brasil)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2023
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Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direitov. 10 n. 18 (2023)
A edição do Caderno Especial Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direito busca fomentar debates transdisciplinares sobre as mudanças e inovações nas três bases temáticas. Este volume abrange artigos científicos, entrevistas e relatos de experiências inovadoras no âmbito do Poder Judiciário, da Administração da Justiça e da Administração Pública.
Organização:
Profª Drª Sandra Negri (UFMT-Araguaia)
Coordenação NUPEDIA-UFMTProf. Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz (UEPG-Paraná)
Coordenação MindTheGap-UEPGMa. Melina Britto (UEPG-Paraná)
Prof. Dr. Clóvis Wanzinack (UFPR-Litoral)
Profª Drª Daniela Resende Archanjo (UFPR-Litoral)
Profª Drª Mariana Bettega Braunert (UFPR-Litoral)Setembro de 2023.
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Educação e Justiça Socialv. 10 n. 17 (2023)
A justiça social nunca esteve tão em voga, como neste cenário epidêmico do coronavírus, as desigualdades foram acentuadas e publicizadas em diferentes meios de comunicação, apresentando os efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores associados às desigualdades socioeconômicas, pelas práticas racistas, misóginas, xenofóbicas e homolesbotransfóbicas entre outras. O dossiê discute acerca da problematização da Educação para Justiça Social, identificando práxis relacionadas à raça e povos tradicionais, gênero, orientação sexual, sexualidade, refugiados/as e interseccionalidades/consubstancialidades que contribuam para a promoção de uma sociedade mais equânime.
Organização:
Prof. Dr. Willian Lazaretti da Conceição (UFPA)
Prof. Dr. Luciano Nascimento Corsino (IFRS)
Profª. Drª. Luciana Venâncio (UFC)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2023
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Sobre o lugar das interculturalidades e processos de formação no Brasil e no Méxicov. 10 n. 16 (2023)
Este Dossiê é um produto de intercâmbios, articulação e mobilidade acadêmica internacional e interinstitucional e reúne trabalhos inspirados numa série de experiências compartilhadas de educação intercultural em diversos cenários do Brasil e do México com o objetivo de demonstrar o potencial de projetos educativos e pedagógicos de comunidades e instituições que se propõem à promoção da educação a partir da diversidade e de práticas descolonizadoras, através de uma tarefa cultural crítica, como já foi apontado. Assim, esta publicação coletiva pretende também ser um encontro acadêmico entre diferentes instituições de ensino, especialistas e profissionais em formação no campo da educação intercultural, buscando fortalecer uma coluna acadêmica sociocultural com abordagem inter e transdisciplinar, bem como incentivar a construção de metodologias que se constroem e se alimentam na e da diversidade, aqui representada por povos indígenas e afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais brasileiras e mexicanas, mas que também podem inspirar outras experiências em contextos interculturais em geral.
Organização:
Prof. Dr. Antonio Carrillo Avelar (UPN-UNAM)
Prof.ª Dr.ª Rosani Moreira Leitão (UFG)
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Gervasio Montero Gutenberg (ENBIO-UNAM)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2023
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Paulo Freire: interseccionalidades e diálogosv. 10 n. 15 (2023)
Reunindo artigos científicos de colegas atuantes em diferentes áreas do conhecimento, este dossiê temático revisita o legado de Paulo Freire a fim de discutir, por meio de distintas ancoragens teóricas e metodológicas, as interseccionalidades – lutas políticas, sociais e intelectuais em interseção com as questões de raça, gênero, classe, entre outros (Davis, 1981; hooks, 1981), bem como a dialogicidade, enquanto necessidade existencial (Freire, 1992, p.34). Relembremos ainda, como preconiza o filósofo da educação brasileira, que a multiculturalidade se constitui na liberdade conquistada, no direito assegurado à cada cultura de mover-se no respeito em direção a uma outra, correndo livremente o risco da diferença, sem receios de ser diferente, de ser simultaneamente para si e para a outra. Em outras palavras, a unidade só se constitui na e pela diversidade.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Rosana Helena Nunes (Fatec/SP)
Prof.ª Dr.ª Helenice Roque De Faria (Seduc-MT/Unemat-Sinop)
Prof.ª Dr.ª Dllubia Santclair (Seduc/GO)
Prof. Dr. Kleber Aparecido Da Silva (UnB)
Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro (USP)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2023.
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Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinaresv. 10 n. 14 (2023)
A presente edição é dedicada à análise da perspectiva interdisciplinar na área da saúde, visando ampliar o entendimento dos elementos que influenciam o processo saúde-doença dos sujeitos, comunidades e sociedades. Essa abordagem não apenas contribui para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, especialmente o ODS 03 - Saúde e Bem-Estar, que busca garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as faixas etárias, mas também se alinha com o ODS 04 - Educação de Qualidade. Este último objetiva garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os indivíduos.
Organização:
Me. Dennis Gonçalves Novais (Unitins)
Dr. Marcelo Hubner Moreira (Unitins)
Dr. Wagner dos Santos Mariano (UFNT)Julho de 2023
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Redefinindo o feminino: além dos estereótiposv. 10 n. 13 (2023)
Com grande entusiasmo, apresentamos o dossiê temático intitulado "Redefinindo o feminino: além dos estereótipos". Este conjunto de artigos é um convite à reflexão aprofundada sobre as complexidades enfrentadas pelas mulheres em diversas esferas da sociedade contemporânea.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Alessandra Ruita Santos Czapski (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Jeany Castro dos Santos (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Temis Gomes Parente (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Julho de 2023.
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Práticas docentes e curriculares: desafios para a educação tocantinensev. 10 n. 12 (2023)
O dossiê temático Práticas docentes e curriculares: desafios para a educação tocantinense, organizado pelos professores Maria Socorro da Silva, Rodrigo Vieira do Nascimento e Ângela Francine Fuza, configura-se como materialização da parceria de apoio ao ensino e à pesquisa entre Seduc, Unitins, UFT e UFNT, respectivamente.
Este dossiê objetiva reunir pesquisas que tratem tanto das práticas docentes, quanto de discussões voltadas às ações curriculares do Estado do Tocantins. Todos os artigos submetidos apresentaram relevantes contribuições para a temática em tela. Dentre os trabalhos desenvolvidos, o leitor poderá ter contato com pesquisas voltadas às questões ambientais; ao trabalho com a ludicidade, música e lazer, em ambiente escolar; ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em Educação Física; às estratégias de leitura em Matemática; às discussões envolvendo formação de leitores, currículo etc.
Agradecemos aos pareceristas que contribuíram para a avaliação e a seleção dos artigos submetidos à Revista Humanidades & Inovação. Agradecemos e parabenizamos a todos os autores dos artigos reunidos neste dossiê. Aos leitores, desejamos um proveitoso diálogo em meio às vozes originárias dos artigos compartilhados.
Organização:
Prof.ª Ma. Maria Socorro da Silva (Seduc)
Prof. Dr. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Ângela Francine Fuza (UFT/UFNT/ CNPq)Junho de 2023.
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Linguagens, discursos e práticas de ensinov. 10 n. 11 (2023)
O dossiê temático Linguagens, discursos e práticas de ensino da Revista Humanidades & Inovação, organizado pelos professores Sílvio Nunes, Emmanuella Farias de Almeida Barros e Isaac Costa, engloba pesquisas em diferentes vertentes teóricas dos estudos da linguagem e do discurso. O objetivo é o de promover o diálogo interdisciplinar e aprofundar o conhecimento sobre a linguagem em suas múltiplas manifestações.
Organização:
Prof.Dr. Sílvio Nunes da Silva Júnior (UPE)
Prof.ª Dr.ª Emmanuella Farias de Almeida Barros (UPE)
Prof. Dr. Isaac Itamar de Melo Costa (UPE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2023.
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Agora é nós por nós" : as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidadesv. 10 n. 10 (2023)
Desejamos que o presente Dossiê possa contribuir para fomentar uma agenda de estudos interessada na atuação dos coletivos negros e indígenas mas sobretudo que esteja engajada em fortalecer e visibilizar a luta silenciosa (às vezes, nem tanto assim) das centenas de coletivos negros e indígenas nas universidades brasileiras que têm sido a “pedra no sapato” da “harmonia racial” nos espaços acadêmicos.
Organização:
Prof. Dr. Marcos Antonio Batista da Silva - Universidade de Coimbra (UC)
Prof.ª Dr.ª Danielle Pereira de Araújo - Universidade de Coimbra (UC)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Transformações e caminhos da transparência públicav. 10 n. 9 (2023)
Esse volume corrobora o desejo de governos e países cada vez mais aprimorarem a capacidade de efetivar suas legislações e de ampliar o escopo da transparência, do controle e da própria democracia, cuja tarefa desses tempos parece ser uma resistência às dinâmicas em processos políticos que, vez por outra, encurtam seu espaço de sobrevivência e sua permanência como único modo de articulação de interesses e de promoção de condições igualitárias e livres para desenvolvimento de direitos e capacidades humanas.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Farranha (UnB)
Prof. Dr.ª Maria Paula Almada (INCT.DD)
Prof. Dr.ª Paula Karini Dias Ferreira Amorim (IFTO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Derechos humanos, democracia y autoritarismo en Iberoaméricav. 10 n. 8 (2023)
O presente Dossiê é resultado de uma colaboração e um diálogo entre acadêmicos do Peru, Brasil, México, Equador e da Espanha. Traz uma visão multifacetada, com diversidade de vozes, pensamentos e formas de percepção acerca dos temas dos Direitos Humanos, da Democracia e do Autoritarismo, ao mesmo tempo em que cria um espaço internacional, na medida em que vincula e aproxima os debates acadêmicos realizados em diferentes instituições universitárias.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Alessandro Rezende da Silva (ISCP)
Prof. Dr. Werner Vásquez von Schoettler (FLACSO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Novos Paradigmas do Direito no Estado Pós-Modernov. 10 n. 7 (2023)
Com o entusiasmo promovido pela Academia, agradecem os coordenadores a contribuição dos trabalhos de excelência que compõem o presente dossiê, desejando à comunidade jurídica que a sua leitura possa conduzir a novos horizontes na perspectiva da ciência do Direito, corroborando para o necessário olhar crítico sobre os caminhos vindouros.
Organização:
Prof. Dr. Marcelo Bezerra Ribeiro (UNAMA)
Prof. Dr. Vinicius Pinheiro Marques (UFT)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Educação e Didática: ensino crítico, situado e contextualizadov. 10 n. 6 (2023)
Nessa edição, a formação inicial e continuada é apresentada considerando interfaces com concepções e necessidades formativas, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, metodologias de ensino, estágio curricular obrigatório e significações discentes.
As reflexões em torno do ensino e da aprendizagem na educação básica apresentam olhares a partir da didática crítica, didática complexa e transdisciplinar e didática desenvolvimental. Há também, olhares para a escola, em especial em torno da gestão democrática e participativa e da relação entre escola e família.
Organização:
Profa. Dra. Maria José de Pinho - UFT
Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno - UFGOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2023.
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v. 10 n. 5 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e cinco artigos e cinco relatos de experiência. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista. Compreendendo que a publicação de uma edição é um processo que exige zelo e seriedade, nossa equipe técnica tem sido direcionada para o atendimento e orientação de autores e organizadores. Por isso, a editoria agradece a compreensão de todos os atores envolvidos no processo de publicação e deseja uma excelente leitura a todos.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2023
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Psicanálise: atualidades e interfacesv. 10 n. 4 (2023)
A presente edição está organizada em sete eixos: I) A Psicanálise e outros campos do saber em suas ressonâncias; II) Atualidades da clínica e política; III) Multi, Inter e Transdisciplinaridade em ato e pensamento; IV) Teorética; V) A Psicanálise em suas interfaces com: educação, trabalho, comunidade, políticas públicas, direito, criminologia, prisão, saúde mental, entre outras áreas de atuação/intervenção; VI) Psicanálise e Interseccionalidades: etnia, classe, gênero; VII) Psicanálise e sua articulação com a tecnologia. Reunindo trabalhos de psicanalistas brasileiros, advindos de escutas em espaços como a rua, lugares distantes e situados às margens, como as favelas, bem como instituições públicas, nas variadas esferas. Lugares que contribuíram e seguem fazendo avançar a Psicanálise, questionando a própria teoria a partir dos efeitos da prática.
Organização:
Andréa Máris Campos Guerra (UFMG)
Alessandro Messias Moreira (UNIS - MG)
Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo (UNIS - MG)
Dunia Ferreira Maia (UNIS - MG e Interfaces em Psicanálise)
Janilton Gabriel de Souza (UNIS - MG e Interfaces em PsicanáliseFevereiro de 2023.
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Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasilv. 10 n. 3 (2023)
Este dossiê, cujo tema é: "Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil", foi proposto com o objetivo de ampliar a agenda de investigação comprometida em problematizar os desafios e as dimensões político-pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas diversas esferas da educação brasileira. Assim, o conjunto de textos, em linhas gerais, preenche um importante espaço no campo das pesquisas sobre formação para os direitos humanos e, sobretudo, discute como têm sido dimensionados princípios relacionados a esta norma em diferentes espaços e desde múltiplas experiências nos campos da formação docente, do ensino, da pesquisa e da extensão.
Organização:
Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB)
Prof. Dr. Fernando da Silva Cardoso (UPE)
Profª. Drª. Janaina Guimarães da Fonseca e Silva (UPE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Fevereiro de 2023
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Pesquisas sobre/com criançasv. 10 n. 2 (2023)
Esta edição especial teve sua ideia gestada a partir do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, quando realizamos um seminário de estudos sobre pesquisa com crianças, onde pode-se aprender mais com e sobre as pesquisa e estudos dos seguintes estudiosos, nacionais e internacionais
Nessa direção, esperamos que esta edição sirva de inspiração para novas edições sobre a temática de fundamental relevância na atualidade brasileira, onde daremos vez e vozes as nossas crianças pequenas e bem pequenas. Espera-se que a leitura da mesma contribua para a elevação do debate em relação a temática. Uma excelente e proveitosa leitura.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão -UFMA, Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID)
Janeiro de 2023. -
v. 10 n. 1 (2023)
Os artigos apresentados nesta edição da Revista Humanidades & Inovação versam sobre música, literatura, letramento, educação, tecnologia, gestão e saúde. São vinte e sete artigos e três relatos de experiência encaminhados à revista em fluxo contínuo. Nossa política é de atender aos autores priorizando a publicação mensal de artigos de temas específicos, mas também abarcando temas multidisiplinares. Isso é realizado pela nossa equipe editorial ao primar pela eficiência no atendimento aos autores e aos organizadores de cada uma das edições. Cabe ressaltar que já são nove anos de trabalho intenso da equipe da Revista Humanidades & Inovação para divulgar pesquisas e experiências de professores e pesquisadores das mais variadas áreas e regiões brasileiras. Salientamos que mantemos o nosso compromisso com os autores que confiam seus trabalhos a nossa revista. Almejamos uma excelente leitura para todos aqueles que acompanham nossas publicações.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2023.