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Língua e Literatura em foco: aspectos teórico-metodológicos e práticos
v. 11 n. 6 (2024)O dossiê "Língua e Literatura em foco: aspectos teórico-metodológicos e práticos" apresenta análises nas Ciências da Linguagem (Linguística e Literatura), considerando-se abordagens em Língua e em Literatura, construídas a partir de uma diversidade de perspectivas teórico-metodológicas, estudando a linguagem em suas várias manifestações.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque (UFMT-CUA)
Prof. Dr. Raimundo Expedito dos Santos Sousa (UFMT-CUA)
Prof. Dr. Leosmar Aparecido da Silva (UFG)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2024.
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O lugar do corpo e das emoções na contemporaneidade
v. 11 n. 5 (2024)As emoções e os sentimentos acompanham os seres humanos ao longo de sua existência na forma de sentimentos individuais ou sentimentos sociais. Estes, em particular, possuem uma função geográfica de ligar os seres humanos aos seus espaços de vida. Considerando que os lugares estão carregados de humanidades e paixões, é nessa perspectiva que devem ser analisados e compreendidos, uma vez que é nos lugares que emergem as emoções, as sensações e os sentimentos.
Nesse sentido, os artigos aprovados para este dossiê apresentaram, em maior ou menor grau, o debate dos temas apresentados em diferentes lugares, sinalizando que este campo do conhecimento possui um dinamismo próprio em suas diferenças internas e externas.
Organização:
Prof.ª Ma. Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan (CEULP-ULBRA)
Prof. Me. Edmilson Andrade Reis (UFT)
Prof.ª Dr.ª. Larissa de Pinho Cavalcanti (UFRPE-UAST)
Prof. Dr. Valdir Aquino Zitzke (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2024.
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Direitos Humanos LGBT+ no Brasil: itinerários reflexivos e agência de militância
v. 11 n. 4 (2024)Com imensa satisfação, agradecemos enormemente xs autorxs/autoras/autores que confiaram nesta proposta e ofereceram suas contribuições. Na esperança de que, de alguma maneira, este dossiê possa contribuir para um futuro em que existências LGBTQIAPN+ tenham sua humanidade de direito plenamente realizada no plano da existência, convidamos xs leitorxs/leitoras/leitores aos excelentes textos que seguem.
Organização:
Prof. Me. Luciano Rodrigues Castro (UFG)
Prof. Dr. Daniel Albuquerque de Abreu (UFG)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2024.
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Uma mirada interdisciplinar nas relações de gênero, comunicação e direitos humanos
v. 11 n. 3 (2024)Inicialmente a proposição da chamada “Uma mirada interdisciplinar nas relações de gênero, comunicação e direitos humanos” foi exercitar a prática singular que caracteriza a ciência: estimular o debate aberto de temas relacionados ao campo de gênero, aos problemas sociais que enunciam e estimular a pesquisa e a crítica dos trabalhos que já foram produzidos. Mas, sobretudo, que esses debates ganhassem reflexos mais amplos, entre eles, sobre a formulação de políticas públicas, assim como a consolidação de novas práticas. Como poderão ver, sobrevieram diversos debates importantes e de vários lugares. Isso sinaliza que o campo está bem dinâmico e muito fértil em seus debates internos e externos.
Organização:
Prof. Dra. Angelita Pereira de Lima (UFG)
Profa. Dra. Dijaci David de Oliveira (UFG)
Profa. Ma. Ana Paula de Castro Neves (UFG)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2024.
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Cultura Material, Práticas Educativas e Representações Culturais
v. 11 n. 2 (2024)É com grande satisfação que apresentamos o dossiê “Cultura Material, Práticas Educativas e Representações Culturais” na revista Humanidades & Inovação. Este dossiê visa reunir artigos provenientes de pesquisas que explorem as intersecções entre a cultura material, as práticas educativas e as representações culturais, dialogando especialmente com o campo da História da Educação e Educação.
Organização:
Prof. Dr. Rogerio Andrade Maciel (UFPA/CBRAG)
Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal (USP)
Prof. Dr. Vitor Sousa Cunha Nery (UEAP)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Fevereiro de 2024.
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Pesquisas em História da Educação no Brasil
v. 11 n. 1 (2024)Convidamos leitoras e leitores a percorrer os caminhos de pesquisas trilhados na delicada tessitura da História, tecidos arduamente, fio a fio, no campo da Educação. Esses estudos, aqui compilados, abrangem temas como a história das mulheres, das instituições escolares, dos impressos, da formação de professoras/es, da biografia histórica, do ensino da leitura e da escrita, das populações negras e das imigrações, da imprensa e da/s infância/s.
Se faz presente, investigações advindas de diferentes estados do país sendo: Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, totalizando vinte artigos no tocante à História da Educação brasileira.Organização:
Profa. Dra. Ana Raquel Costa Dias (UnB)
Profa. Dra. Keides Batista Vicente (UEG)
Profa. Dra. Alessandra de Oliveira Santos (SEDUC-GO)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2024.
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v. 10 n. 24 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e seis artigos, dois relatos de experiência, um ensaio e uma entrevista.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2023.
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v. 10 n. 23 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por trinta artigos. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista.
Compreendendo que a publicação de uma edição é um processo que exige zelo e seriedade, nossa equipe técnica tem sido direcionada para o atendimento e orientação de autores e organizadores. Por isso, a editoria agradece a compreensão de todos os atores envolvidos no processo de publicação e deseja uma excelente leitura a todos.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2023.
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Debates sobre gênero: refletindo sobre os direitos humanos das mulheres
v. 10 n. 22 (2023)O Dossiê “Debates sobre Gênero: Refletindo sobre os Direitos Humanos das Mulheres” visa explorar questões pertinentes ao gênero, especialmente no que diz respeito aos direitos humanos das mulheres, sob uma variedade de perspectivas multidisciplinares.
A ideia do presente Dossiê surgiu a partir do resultado de pesquisas de professoras do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (Mestrado/ Doutorado) PPGIDH-UFG, que trabalham na Linha de pesquisa 2: Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos e no Grupo de pesquisa: Raça, Classe, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades, que juntamente com professoras de outros programas de Pós Graduação e suas respectivas orientandas têm trabalhado com a temática de gênero.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Margareth Pereira Arbués (UFG)
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof.ª Dr.ª Jéssica Painkow Rosa Cavalcante (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2023
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Formação humana integral na escola básica no Brasil
v. 10 n. 21 (2023)A formação humana integral como horizonte formativo na escola básica no Brasil é indispensável para a garantia do direito à educação. Em uma sociedade desigual, a escola adensa seu papel na ampliação de possibilidades para nossos estudantes, considerando as várias dimensões (cognitivas, emocionais, culturais, sociais), com ênfase no pleno desenvolvimento humano.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll (UFRGS/URI)
Prof.ª Ma. Chanauana de Azevedo Canci (URI)
Prof.ª Ma. Renata Gerhardt de Barcelos (UFRGS)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2023
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v. 10 n. 20 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e sete artigos, dois relatos de experiência e uma resenha. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2023
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Línguas e linguagens no contexto escolar
v. 10 n. 19 (2023)O retorno pós-pandêmico ao “chão” da sala de aula instiga deslocamentos e travessias para um novo contexto. Mais do que nunca, este espaço-tempo, necessita de ressignificações teórico-metodológicas que contemplem as novas e complexas demandas contemporâneas. Nesse sentido, o Dossiê "Línguas e Linguagens no Contexto Escolar" contempla estudos que (re)pensam o trabalho com as linguagens e as línguas na educação básica, tendo como premissa fundamental as relações diversas, ativas e interculturais que permeiam as práticas sociais contemporâneas.
Esta edição contempla vinte e um textos que instigam o leitor, trazendo diferentes abordagens e perspectivas para o campo educacional e também levantando muitos questionamentos.
Organização:
Prof. Dr. Sweder Souza (UFPR-Brasil)
Prof.ª Dr.ª Andréia de Fátima Rutiquewiski (UTFPR-Brasil)
Prof.ª Dr.ª Maria Helena Araújo e Sá (UAveiro-Portugal)
Prof. Dr. Rangel Peruchi (UNIFESSPA-Brasil)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2023
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Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direito
v. 10 n. 18 (2023)A edição do Caderno Especial Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direito busca fomentar debates transdisciplinares sobre as mudanças e inovações nas três bases temáticas. Este volume abrange artigos científicos, entrevistas e relatos de experiências inovadoras no âmbito do Poder Judiciário, da Administração da Justiça e da Administração Pública.
Organização:
Profª Drª Sandra Negri (UFMT-Araguaia)
Coordenação NUPEDIA-UFMTProf. Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz (UEPG-Paraná)
Coordenação MindTheGap-UEPGMa. Melina Britto (UEPG-Paraná)
Prof. Dr. Clóvis Wanzinack (UFPR-Litoral)
Profª Drª Daniela Resende Archanjo (UFPR-Litoral)
Profª Drª Mariana Bettega Braunert (UFPR-Litoral)Setembro de 2023.
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Educação e Justiça Social
v. 10 n. 17 (2023)A justiça social nunca esteve tão em voga, como neste cenário epidêmico do coronavírus, as desigualdades foram acentuadas e publicizadas em diferentes meios de comunicação, apresentando os efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores associados às desigualdades socioeconômicas, pelas práticas racistas, misóginas, xenofóbicas e homolesbotransfóbicas entre outras. O dossiê discute acerca da problematização da Educação para Justiça Social, identificando práxis relacionadas à raça e povos tradicionais, gênero, orientação sexual, sexualidade, refugiados/as e interseccionalidades/consubstancialidades que contribuam para a promoção de uma sociedade mais equânime.
Organização:
Prof. Dr. Willian Lazaretti da Conceição (UFPA)
Prof. Dr. Luciano Nascimento Corsino (IFRS)
Profª. Drª. Luciana Venâncio (UFC)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2023
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Sobre o lugar das interculturalidades e processos de formação no Brasil e no México
v. 10 n. 16 (2023)Este Dossiê é um produto de intercâmbios, articulação e mobilidade acadêmica internacional e interinstitucional e reúne trabalhos inspirados numa série de experiências compartilhadas de educação intercultural em diversos cenários do Brasil e do México com o objetivo de demonstrar o potencial de projetos educativos e pedagógicos de comunidades e instituições que se propõem à promoção da educação a partir da diversidade e de práticas descolonizadoras, através de uma tarefa cultural crítica, como já foi apontado. Assim, esta publicação coletiva pretende também ser um encontro acadêmico entre diferentes instituições de ensino, especialistas e profissionais em formação no campo da educação intercultural, buscando fortalecer uma coluna acadêmica sociocultural com abordagem inter e transdisciplinar, bem como incentivar a construção de metodologias que se constroem e se alimentam na e da diversidade, aqui representada por povos indígenas e afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais brasileiras e mexicanas, mas que também podem inspirar outras experiências em contextos interculturais em geral.
Organização:
Prof. Dr. Antonio Carrillo Avelar (UPN-UNAM)
Prof.ª Dr.ª Rosani Moreira Leitão (UFG)
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Gervasio Montero Gutenberg (ENBIO-UNAM)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2023
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Paulo Freire: interseccionalidades e diálogos
v. 10 n. 15 (2023)Reunindo artigos científicos de colegas atuantes em diferentes áreas do conhecimento, este dossiê temático revisita o legado de Paulo Freire a fim de discutir, por meio de distintas ancoragens teóricas e metodológicas, as interseccionalidades – lutas políticas, sociais e intelectuais em interseção com as questões de raça, gênero, classe, entre outros (Davis, 1981; hooks, 1981), bem como a dialogicidade, enquanto necessidade existencial (Freire, 1992, p.34). Relembremos ainda, como preconiza o filósofo da educação brasileira, que a multiculturalidade se constitui na liberdade conquistada, no direito assegurado à cada cultura de mover-se no respeito em direção a uma outra, correndo livremente o risco da diferença, sem receios de ser diferente, de ser simultaneamente para si e para a outra. Em outras palavras, a unidade só se constitui na e pela diversidade.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Rosana Helena Nunes (Fatec/SP)
Prof.ª Dr.ª Helenice Roque De Faria (Seduc-MT/Unemat-Sinop)
Prof.ª Dr.ª Dllubia Santclair (Seduc/GO)
Prof. Dr. Kleber Aparecido Da Silva (UnB)
Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro (USP)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2023.
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Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares
v. 10 n. 14 (2023)A presente edição é dedicada à análise da perspectiva interdisciplinar na área da saúde, visando ampliar o entendimento dos elementos que influenciam o processo saúde-doença dos sujeitos, comunidades e sociedades. Essa abordagem não apenas contribui para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, especialmente o ODS 03 - Saúde e Bem-Estar, que busca garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as faixas etárias, mas também se alinha com o ODS 04 - Educação de Qualidade. Este último objetiva garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os indivíduos.
Organização:
Me. Dennis Gonçalves Novais (Unitins)
Dr. Marcelo Hubner Moreira (Unitins)
Dr. Wagner dos Santos Mariano (UFNT)Julho de 2023
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Redefinindo o feminino: além dos estereótipos
v. 10 n. 13 (2023)Com grande entusiasmo, apresentamos o dossiê temático intitulado "Redefinindo o feminino: além dos estereótipos". Este conjunto de artigos é um convite à reflexão aprofundada sobre as complexidades enfrentadas pelas mulheres em diversas esferas da sociedade contemporânea.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Alessandra Ruita Santos Czapski (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Jeany Castro dos Santos (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Temis Gomes Parente (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Julho de 2023.
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Práticas docentes e curriculares: desafios para a educação tocantinense
v. 10 n. 12 (2023)O dossiê temático Práticas docentes e curriculares: desafios para a educação tocantinense, organizado pelos professores Maria Socorro da Silva, Rodrigo Vieira do Nascimento e Ângela Francine Fuza, configura-se como materialização da parceria de apoio ao ensino e à pesquisa entre Seduc, Unitins, UFT e UFNT, respectivamente.
Este dossiê objetiva reunir pesquisas que tratem tanto das práticas docentes, quanto de discussões voltadas às ações curriculares do Estado do Tocantins. Todos os artigos submetidos apresentaram relevantes contribuições para a temática em tela. Dentre os trabalhos desenvolvidos, o leitor poderá ter contato com pesquisas voltadas às questões ambientais; ao trabalho com a ludicidade, música e lazer, em ambiente escolar; ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em Educação Física; às estratégias de leitura em Matemática; às discussões envolvendo formação de leitores, currículo etc.
Agradecemos aos pareceristas que contribuíram para a avaliação e a seleção dos artigos submetidos à Revista Humanidades & Inovação. Agradecemos e parabenizamos a todos os autores dos artigos reunidos neste dossiê. Aos leitores, desejamos um proveitoso diálogo em meio às vozes originárias dos artigos compartilhados.
Organização:
Prof.ª Ma. Maria Socorro da Silva (Seduc)
Prof. Dr. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Ângela Francine Fuza (UFT/UFNT/ CNPq)Junho de 2023.
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Linguagens, discursos e práticas de ensino
v. 10 n. 11 (2023)O dossiê temático Linguagens, discursos e práticas de ensino da Revista Humanidades & Inovação, organizado pelos professores Sílvio Nunes, Emmanuella Farias de Almeida Barros e Isaac Costa, engloba pesquisas em diferentes vertentes teóricas dos estudos da linguagem e do discurso. O objetivo é o de promover o diálogo interdisciplinar e aprofundar o conhecimento sobre a linguagem em suas múltiplas manifestações.
Organização:
Prof.Dr. Sílvio Nunes da Silva Júnior (UPE)
Prof.ª Dr.ª Emmanuella Farias de Almeida Barros (UPE)
Prof. Dr. Isaac Itamar de Melo Costa (UPE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2023.
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Agora é nós por nós" : as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidades
v. 10 n. 10 (2023)Desejamos que o presente Dossiê possa contribuir para fomentar uma agenda de estudos interessada na atuação dos coletivos negros e indígenas mas sobretudo que esteja engajada em fortalecer e visibilizar a luta silenciosa (às vezes, nem tanto assim) das centenas de coletivos negros e indígenas nas universidades brasileiras que têm sido a “pedra no sapato” da “harmonia racial” nos espaços acadêmicos.
Organização:
Prof. Dr. Marcos Antonio Batista da Silva - Universidade de Coimbra (UC)
Prof.ª Dr.ª Danielle Pereira de Araújo - Universidade de Coimbra (UC)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Transformações e caminhos da transparência pública
v. 10 n. 9 (2023)Esse volume corrobora o desejo de governos e países cada vez mais aprimorarem a capacidade de efetivar suas legislações e de ampliar o escopo da transparência, do controle e da própria democracia, cuja tarefa desses tempos parece ser uma resistência às dinâmicas em processos políticos que, vez por outra, encurtam seu espaço de sobrevivência e sua permanência como único modo de articulação de interesses e de promoção de condições igualitárias e livres para desenvolvimento de direitos e capacidades humanas.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Farranha (UnB)
Prof. Dr.ª Maria Paula Almada (INCT.DD)
Prof. Dr.ª Paula Karini Dias Ferreira Amorim (IFTO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Derechos humanos, democracia y autoritarismo en Iberoamérica
v. 10 n. 8 (2023)O presente Dossiê é resultado de uma colaboração e um diálogo entre acadêmicos do Peru, Brasil, México, Equador e da Espanha. Traz uma visão multifacetada, com diversidade de vozes, pensamentos e formas de percepção acerca dos temas dos Direitos Humanos, da Democracia e do Autoritarismo, ao mesmo tempo em que cria um espaço internacional, na medida em que vincula e aproxima os debates acadêmicos realizados em diferentes instituições universitárias.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Alessandro Rezende da Silva (ISCP)
Prof. Dr. Werner Vásquez von Schoettler (FLACSO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Novos Paradigmas do Direito no Estado Pós-Moderno
v. 10 n. 7 (2023)Com o entusiasmo promovido pela Academia, agradecem os coordenadores a contribuição dos trabalhos de excelência que compõem o presente dossiê, desejando à comunidade jurídica que a sua leitura possa conduzir a novos horizontes na perspectiva da ciência do Direito, corroborando para o necessário olhar crítico sobre os caminhos vindouros.
Organização:
Prof. Dr. Marcelo Bezerra Ribeiro (UNAMA)
Prof. Dr. Vinicius Pinheiro Marques (UFT)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Educação e Didática: ensino crítico, situado e contextualizado
v. 10 n. 6 (2023)Nessa edição, a formação inicial e continuada é apresentada considerando interfaces com concepções e necessidades formativas, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, metodologias de ensino, estágio curricular obrigatório e significações discentes.
As reflexões em torno do ensino e da aprendizagem na educação básica apresentam olhares a partir da didática crítica, didática complexa e transdisciplinar e didática desenvolvimental. Há também, olhares para a escola, em especial em torno da gestão democrática e participativa e da relação entre escola e família.
Organização:
Profa. Dra. Maria José de Pinho - UFT
Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno - UFGOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2023.