• Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos II
    v. 8 n. 41 (2021)

    O tema foi proposto buscando questionar e analisar o processo de formação de professores considerando os desafios que se evidenciaram na época da proposta do dossiê, em 2019. Hoje, entendemos que os desafios que já se apresentavam, foram potencializados pelos impactos devastadores da Pandemia causada pelo coronavírus, Sars-CoV-2.

    Organização:

    Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
    Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)

    Abril de 2021.

  • Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos I
    v. 8 n. 40 (2021)

    Caras (os) leitoras (es) o dossiê “Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos I” foi elaborado objetivando discutir um tema fundamental para a educação: a formação docente.

    Organização:

    Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
    Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)

    Abril de 2021.

  • Proteção Social em Tempos de Crise
    v. 8 n. 39 (2021)

    O presente dossiê “Proteção Social em Tempos de Crise” surgiu da ideia de publicizar estudos e pesquisas que abarcam a temática da proteção social no contexto do capitalismo neoliberal. Parte da discussão que a humanidade, independentemente de sua organização, tradição, costume e cultura, necessita de proteção social para sua manutenção e sobrevivência, sejam de responsabilidades particulares/privadas e/ou coletivas/estatais.

     

     

    Organização:

    Drª. Michelly Laurita Wiese (UFSC)
    Drª. Rosemeire dos Santos (UFT)
    Me. Alan de Loiola Alves (PUC-SP)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade III
    v. 8 n. 38 (2021)

    Neste terceiro volume, trazemos, de maneira hegemônica, textos que apresentam estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas por meio de discursos construídos em sala de aula e em espaços não escolares. Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.

     

     

     

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade II
    v. 8 n. 37 (2021)

    Neste volume, apresentaremos textos que focalizam o ensino e a observação da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em situações diversas que trazem momentos de reflexão  e, especialmente,  a alteridade, elemento essencial para a formação e a evolução da identidade da pessoa surda,  enquanto parte da sociedade na qual desenvolve suas atividades cotidianas.

    Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade I
    v. 8 n. 36 (2021)

    Neste primeiro volume, serão abordadas questões relacionadas à diversidade de estudos linguísticos baseados nas teorias da Análise do Discurso e estudos pertinentes aos falares representativos no território brasileiro. Para as discussões acerca da análise do discurso, serão apresentadas teorias e metodologias diversas que, entre outras, abordam a análise do discurso francesa de Michel Pêcheux e as concepções apresentadas pelo Círculo de Mikhail Bakhtin.

     

     

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Política de Saúde e Lutas Sociais em tempos de Pandemia da Covid-19
    v. 8 n. 35 (2021)

    O Dossiê ora apresentado traz análises das tendências em processo, pois a pandemia da Covid-19 ainda não findou e seus desdobramentos são imprevisíveis diante do surgimento de novas cepas do vírus em vários países e territórios brasileiros, que ainda estão sendo pesquisadas. Contudo, os artigos aqui reunidos corroboram com o que é incontestável: não se pode enfrentar a pandemia sem enfrentar a imensa desigualdade social existente, sem considerar os estudos científicos e suas orientações, e, sobretudo, sem robustos sistemas públicos de saúde que não tomam a saúde e a vida como fontes de lucro. Diante dessas constatações, mudanças profundas precisam acontecer na atual forma de sociabilidade para que a vida esteja acima do lucro.

    Organização:
    Dra. Maria Inês Souza Bravo (UERJ)
    Dra. Maria Valéria Costa Correia (UFAL)
    Dra. Clarissa Alves Fernandes de Menezes (Unitins)
    Dra. Vanda Micheli Burginski (UFT)


    Fevereiro de 2021.

  • Infância, Artes e Patrimônios Educativos III
    v. 8 n. 34 (2021)

    O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento. A composição do volume III, contém um total de trinta e dois artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.

     

    Organização:
    Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
    Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)

    Fevereiro de 2021.

  • Infância, Artes e Patrimônios Educativos II
    v. 8 n. 33 (2021)

    A composição do volume II, contém um total de vinte e seis artigos, um relato de experiência, e uma entrevista com uma docente estudiosa e pesquisadora da área da História da Educação. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
    Desejamos uma excelente leitura.

    Organização:
    Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
    Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)

    Fevereiro de 2021.

  • Infância, Artes e Patrimônios Educativos I
    v. 8 n. 32 (2021)

    Os organizadores apresentam o dossiê intitulado “Infância, Artes & Patrimônios Educativos” que reúne pesquisas e estudos de nível nacional e internacional, está sendo coordenado por docentes de Universidades Brasileiras e Espanhola. Os estudos nas áreas de Infância, Artes & Patrimônios Educativos são as demarcações que protagonizam e configuram-se como elementos de possíveis conexões, reflexões e análises, nesta proposta. Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura), bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos (museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais).

    Organização:
    Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
    Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)

    Fevereiro de 2021.

  • Scientific knowledge to deal with today's challenges
    v. 8 n. 31 (2021)

    In this sense, scientific efforts are made in all societies, firstly, to foster and increase awareness, and secondly, to operationalize knowledge, and in the meantime, to enrich general knowledge. Therefore, it is of utmost importance to realize that those having general knowledge are endowed with a deep understanding of sociocultural issues can better recognize social world problems and harms, and even strive to find solutions. Accordingly, by putting their guidance into practice, which is to abandon some habits and behavioral characteristics, health can go back to normal. It is noteworthy that each nation has its own certain culture, customs, and rituals. So, family gatherings, religious ceremonies, public holidays and national celebrations, new behaviors during public transport, etc. are among cases demanding much more consideration in this respect.

    Organization:
    Prof. PhD. Farshid Hadi, Islamic Azad University, Iran
    Prof. PhD. Natalya B. Kudryavtseva, Saint Petersburg State University, Russia

    January, 2021.

  • Linguística aplicada, dialogismo e práticas sociais
    v. 8 n. 30 (2021)

    Com o presente dossiê, composto pelo conjunto de artigos apresentados, que fazem avançar discussões tão caras à Linguística Aplicada na sua articulação com a Análise Dialógica dos Discursos, esperamos contribuir com a divulgação de pesquisas de relevância social, bem como fundamentar outras pesquisas de igual caracterização, já que todo enunciado é apenas um elo na cadeia de comunicação discursiva (VOLÓCHINOV, 2017).

    Organização:
    Prof. Me. Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL)
    Prof. Dr. André Cordeiro dos Santos (IFAL)

    Janeiro de 2021.

  • Reavaliando a avaliação na educação infantil: abraçar a mudança
    v. 7 n. 29 (2020)

    O dossiê “Reavaliando a Avaliação na Educação Infantil: Abraçar a Mudança” organizado para a “Revista Humanidades & Inovação”  reúne artigos de pesquisadores do Brasil e Portugal engajados na superação de abordagens da avaliação na e da educação infantil somente em perspectivas comportamentalista, desenvolvimentista ou cronológica, as quais normatizam suas idades e fases da vida. A avaliação, atividade característica de todas as etapas da Educação Básica, perpassa por diversos dilemas e contradições, apresenta-se como um tema polêmico, polissêmico e que muitas vezes se encontra em uma linha tênue no seu pensar e fazer na educação infantil, principalmente quando compreendemos que a avaliação é um processo no qual o docente também poderá avaliar-se enquanto organizador e mediador das ações pedagógicas.

    Organização:

    Prof. Dr. Altino José Martins Filho (UDESC)
    Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Coll Delgado (UNOESC)
    Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)

    Dezembro de 2020.

  • Infâncias e pesquisas: problematizações epistemológicas, metodológicas e éticas
    v. 7 n. 28 (2020)

    Temas como participação das crianças diretamente nas pesquisas, suas vozes, silenciadas ou escutadas, em ambientes rurais, ribeirinhos, em regiões centrais de uma grande cidade, onde parece impensável a presença de crianças em especial, “no centro” da cidade e da vida, entre ruas e avenidas, por vezes, inóspitas e vistas como desapropriadas às crianças. As pesquisas nos provocam, incômodos diante de um quadro de afastamento de crianças, desde bebês, de discussões urbanas e educacionais, e mais, deslocamentos, sobre nosso papel e presença diante das crianças... afinal, o que somos? Quais os princípios éticos que orientam nossas práticas de pesquisa? São tantos temas, tantas e tão importantes pesquisas que se entretecem ao longo do dossiê, são indissociáveis à medida em que umas conversam com outras contribuindo para a construção de um importante panorama sobre metodologias de pesquisas com crianças. Esperamos que gostem e que disto derivem novas pesquisas e diálogos.

    Organização:
    Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
    Prof.ª Dr.ª Marcia Aparecida Gobbi (USP)

    Dezembro de 2020.

  • Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagens
    v. 7 n. 27 (2020)

    Nos últimos anos o país tem enfrentado uma onda de conservadorismo e oposição a princípios básicos de cidadania e direitos, com cerceamento de iniciativas, estudos e pesquisas nas Ciências Humanas em geral e no campo da Sexualidade, em particular, notadamente aquelas que discutem Gênero e Educação Sexual. A Revista Humanidades & Inovação da Universidade Estadual de Tocantins (Unitins) apresenta a seus leitores o Dossiê: “Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagens”.

     

     

    Organização:
    Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro (UNESP, Araraquara-SP)
    Prof.ª Dr.ª Maria Regina Momesso (UNESP, Bauru-SP)
    Profª Ma. Solange Ap. de Souza Monteiro (UNESP, Araraquara-SP)

    Novembro de 2020.

  • Línguas de Sinais da América Latina
    v. 7 n. 26 (2020)

    O intercâmbio e a integração de pesquisadores, surdos e ouvintes, sempre esteve presente na América Latina. Os grupos de pesquisa nacionais e transnacionais e atuam de maneira a desvendar instâncias da diferença surda, a partir dos nossos saberes, das nossas complexidades e das nossas demandas locais. O Dossiê Línguas de Sinais da América Latina surge desse espírito colaborativo.

    Organização:
    Prof.ª Dr.ª Miroslava Cruz Aldrete (UAEM, México)
    Prof. Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT, Brasil)
    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT, Brasil)

    Novembro de 2020.

  • Corporalidades, narrativas e conhecimentos insurgentes: um dossiê em tempos de intersecções de crises
    v. 7 n. 25 (2020)

    A iniciativa deste dossiê teve início em Junho de 2020 e se enraíza em uma temporalidade particularmente complexa, desafiadora e demandante no Brasil. Nós, e as/os demais autoras/es que integram este dossiê, produzimos nossos trabalhos arduamente em meio a instabilidades, incertezas e choque das notícias constantes sobre dezenas de milhares de mortes (que ainda ocorrem em nosso país no momento em que escrevemos essas linhas) devido a pandemia da COVID-19. Não bastando o horror da pandemia, tivemos - e ainda temos - que lidar com uma espécie de intersecção de crises, considerando a concomitância caótica de múltiplas crises para além meramente da pandêmica, como a econômica, a social, a política, a ética, a ecológica e a de direitos humanos que vem assolando o país e o mundo.

    Organização:
    Prof.ª Dr.ª Luciana de Oliveira Dias
    Prof.ª Dr.ª Cristiane Santos Souza
    Prof. Dr. Carlos Eduardo Henning

    Outubro de 2020.

  • Análise do Discurso: o que é e como se faz?
    v. 7 n. 24 (2020)

    A Análise do Discurso é uma teoria e um método de interpretação. Assim, examinar textos orais, escritos e multimodais nas suas relações com os sentidos circulantes na sociedade em busca de compreender como opera interpretações heterogêneas em suas regularidades, em suas irregularidades e em suas derivas é um objeto caro à Análise do Discurso. Portanto, dito, grosso modo, um pouco do propósito da Análise do Discurso, esperamos que os nossos colaboradores demonstrem como esta é empregada segundo suas múltiplas vertentes e em seus objetos variados. Nessa perspectiva, este dossiê visa fortalecer o diálogo no interior do campo da interpretação e possibilitar novas análises, permitindo, desse modo, que o que é se atualize no como se faz.

    Organização:
    Prof. Dr. Carlos Piovezani (UFSCar/PPGL)
    Prof. Dr. Thiago Barbosa Soares (UFT/PPG-Letras)

    Outubro de 2020.

  • O sopro da voz é criador
    v. 7 n. 23 (2020)

    Este dossiê O sopro da voz é criador, preparado por diversas vozes e mãos, foi motivo de superação e celebração, pois neste ano de 2020, a pandemia do Covid-19 se alastrou e obrigou as pessoas a se isolarem, fisicamente, o que resultou em transtornos diversos. No entanto, as vozes não se calaram. Desafiando tempos sombrios, luzes de conhecimentos das distintas áreas se acenderam e clarearam o mundo.

    Organização:
    Prof.ª Ma. Aluska Silva Carvalho
    Prof.ª Dr.ª Josebel Akel Fares
    Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Rocha Medina

    Setembro de 2020.

  • Literatura Infantil e Juvenil e Leitura
    v. 7 n. 22 (2020)

    Neste número, a Revista Humanidades & Inovação pretende discutir a interface entre literatura infantil e juvenil e a leitura a partir de artigos dedicados a pensar espaços de reflexão sobre as interfaces e interlocuções da literatura infantil e juvenil e da leitura.  Com base no diálogo proposto, o dossiê contempla estudos sobre teorias da leitura, análise diacrônica da recepção de obras literárias, leitura de literatura infantil e juvenil na escola, formação do leitor literário, estudos críticos sobre autores e obras da literatura infantil e juvenil. A intenção é compartilhar ideias surgidas de investigações e experiências pedagógicas que permitam ampliar o campo de estudos em questão.

     

    Organização:
    Prof. Dr. Fabiano Tadeu Grazioli
    Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

    Setembro de 2020.

  • Autoria e estilo nos estudos de mídia com ênfase na ficção seriada televisiva
    v. 7 n. 21 (2020)

    A meta da publicação “Autoria e estilo nos estudos de mídia com ênfase na ficção seriada televisiva”, fruto da parceria da revista Humanidades & Inovação da Unitins com o Grupo de Pesquisa A-Tevê: Laboratório de Análise da Ficção Televisiva, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, é fortalecer o debate sobre as abordagens metodológicas que tratam da ficção seriada para televisão, um dos fenômenos culturais mais potentes nas sociedades contemporâneas.

     

     

    Organização:
    Prof.ª Dr.ª Maria Carmem Jacob de Souza (UFBA)
    Prof.ª Ma. Thaiane Machado (UFBA)
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Agosto de 2020.

  • Direitos Humanos II
    v. 7 n. 20 (2020)

    A temática dos Direitos Humanos ocupa posição central no âmbito dos debates acadêmicos no Brasil e no mundo. Dita importância reside não apenas na difusão social do tema, mas na luta pela efetivação dos direitos humanos, consideradas as constantes e sistemáticas violações testemunhadas a todo momento.

    No imaginário social, a equivocada compreensão da noção de direitos humanos representa, por si só, a precariedade de nosso estágio civilizatório, a demonstrar o quanto ainda necessitamos caminhar na difusão social do respeito à integridade e à dignidade da pessoa humana.

    A elaboração do dossiê temático Direitos Humanos materializa este esforço, encontrando na Revista Humanidades & Inovação espaço privilegiado para a reunião de trabalhos de significativa importância, selecionados dentre os melhores artigos científicos produzidos sobre o tema e encaminhados à Revista.

    Organização:

    Bartira Macedo De Miranda (Profa. Associada de Direito da UFG)
    Tarsis Barreto Oliveira (Prof. Adjunto de Direito da Unitins)
    Vinícius Pinheiro Marques (Prof. Adjunto de Direito da UFT)

    Agosto de 2020.

  • Direitos Humanos I
    v. 7 n. 19 (2020)

    A temática dos Direitos Humanos ocupa posição central no âmbito dos debates acadêmicos no Brasil e no mundo. Dita importância reside não apenas na difusão social do tema, mas na luta pela efetivação dos direitos humanos, consideradas as constantes e sistemáticas violações testemunhadas a todo momento.

    No imaginário social, a equivocada compreensão da noção de direitos humanos representa, por si só, a precariedade de nosso estágio civilizatório, a demonstrar o quanto ainda necessitamos caminhar na difusão social do respeito à integridade e à dignidade da pessoa humana.

    A elaboração do dossiê temático Direitos Humanos materializa este esforço, encontrando na Revista Humanidades & Inovação espaço privilegiado para a reunião de trabalhos de significativa importância, selecionados dentre os melhores artigos científicos produzidos sobre o tema e encaminhados à Revista.

    Organização:

    Bartira Macedo De Miranda (Profa. Associada de Direito da UFG)
    Tarsis Barreto Oliveira (Prof. Adjunto de Direito da Unitins)
    Vinícius Pinheiro Marques (Prof. Adjunto de Direito da UFT)

    Agosto de 2020.

  • Educação Básica: Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantins
    v. 7 n. 18 (2020)

    Os diálogos que constituem o primeiro dossiê temático idealizado pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) – Educação Básica – Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantins sinalizam para o estreitamento das fronteiras entre o ensino, de maneira especial à educação básica, e a pesquisa científica.

    Organização:
    Dra. Maria da Conceição de Jesus Ranke (Seduc)
    Dra. Rosilene Lagares (UFT)
    Dra. Mariany Almeida Montino (Unitins)

    Julho de 2020.

  • v. 7 n. 17 (2020)

    No volume dois com temática livre da Revista Humanidades & Inovação, apresentamos aos leitores quarenta artigos, duas resenhas e uma entrevista, compondo a edição do mês de julho.

    Organização:
    Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Julho de 2020.

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