• Liberdade, Democracia e Cidadania - desafios atuais em tempo de crise do capital
    v. 8 n. 57 (2021)

    os quatorze (14) artigos apresentados iluminam por diversos ângulos e atualizam o debate plural em torno do tripé liberdade, democracia e cidadania e constituem, ao nosso ver, interessantes e criativas contribuições à agenda acadêmica, mas também política, envolvendo desde os pesquisadores de diversos programas de pós-graduação, notadamente no campo das Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanas, como também os movimentos sociais e organizações populares, sobretudo em tempos em que grassa o conservadorismo. Vivemos “hard times” como dizia Charles Dickens. Boa leitura!

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Fátima Grave Ortiz - UFRJ
    Prof. Dr. Josiley Carrijo Rafael - UFMT 
    Prof. Dr.Paulo Roberto Félix dos Santos - UFS

    Agosto de 2021.

  • v. 8 n. 56 (2021)

    O volume três de tema livre Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • v. 8 n. 55 (2021)

    No volume 2 da Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • v. 8 n. 54 (2021)

    Este número da Revista  Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.

    A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.

    Esperamos que tenham uma boa leitura.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

    Agosto de 2021

  • Educação Profissional e Tecnológica: práticas pedagógicas e cenários históricos
    v. 8 n. 53 (2021)

    Neste número especial, constam 30 artigos produzidos, em sua maioria, por professores e estudantes de Programas de Pós-Graduação de universidades e instituições de Educação Profissional e Tecnológica de todas as regiões brasileiras, além da participação de pesquisadores estrangeiros. Os manuscritos dispostos neste número, com efeito, entre si, formam uma unidade discursiva na medida em que os temas estão diretamente ligados à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino fecunda de discussões e de pesquisas, sobretudo, no que concerne à sua abrangência territorial, bem como à sua pluralidade temática. Portanto, as discussões dispostas inter-relacionam-se com as concepções da própria Rede, que tem como preceito uma identidade que se consolida em sua multiplicidade de atuação. 

    Organização:

    Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN)
    Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
    Prof.ª Ma. Elvira Fernandes de Araújo Oliveira (IFRN)

    Julho de 2021.

  • Novas Teses Jurídicas II
    v. 8 n. 52 (2021)

    Direito e sociedade são institutos indissociáveis. De acordo com o aforismo atribuído à Eneo Domitius Ulpianus, “Ubi homo ibi societas; ubi societas, ibi jus”, ou seja, “onde está o homem, há sociedade e onde há sociedade, há direito”. 

    No contexto em comento, vislumbra-se no dossiê temático sobre o Direito da Revista Humanidades & Inovação distinto recinto de debate, por meio de estudos selecionados, que consubstanciam substanciosos diálogos entre as searas sociais e jurídicas, favorecendo a sua pertinente compreensão e legitimação.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Fernanda Matos F. de O. Jurubeba (Unitins)
    Prof. Dr.Tarsis Barreto Oliveira (Unitins)
    Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques (UFT)

    Julho de 2021.

  • Novas Teses Jurídicas I
    v. 8 n. 51 (2021)

    Direito e sociedade são institutos indissociáveis. De acordo com o aforismo atribuído à Eneo Domitius Ulpianus, “Ubi homo ibi societas; ubi societas, ibi jus”, ou seja, “onde está o homem, há sociedade e onde há sociedade, há direito”. 

    No contexto em comento, vislumbra-se no dossiê temático sobre o Direito da Revista Humanidades & Inovação distinto recinto de debate, por meio de estudos selecionados, que consubstanciam substanciosos diálogos entre as searas sociais e jurídicas, favorecendo a sua pertinente compreensão e legitimação.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Fernanda Matos F. de O. Jurubeba (Unitins)
    Prof. Dr.Tarsis Barreto Oliveira (Unitins)
    Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques (UFT)

    Julho de 2021.

  • Ciência, Tecnologia e Inovação para o Avanço da Sociedade II
    v. 8 n. 50 (2021)

    Neste volume, o leitor se deparará com a aplicação da inovação como elo do desenvolvimento de técnicas e melhorias em contextos tradicionais, como a Contabilidade, o Direito, o Urbanismo, Engenharia Civil, estudos Farmacognósticos; e observará que em meio ao processo pandêmico a inovação esteve aliada a todos os setores, proporcionando o crescimento e melhoramento contínuo em áreas como Saúde, Educação e Tecnologia da Informação.

    Organização:
    Profª. Dr.ª Darlene Teixeira Castro - Unitins
    Prof. Me. Augusto de Rezende Campos - Unitins
    Prof. Me. Jeferson Morais da Costa - Unitins

    Junho de 2021.

  • Ciência, Tecnologia e Inovação para o Avanço da Sociedade I
    v. 8 n. 49 (2021)

    Neste dossiê, o leitor se deparará com a aplicação da inovação como elo do desenvolvimento de técnicas e melhorias em contextos tradicionais, como a Contabilidade, o Direito, o Urbanismo, Engenharia Civil, estudos Farmacognósticos; e observará que em meio ao processo pandêmico a inovação esteve aliada a todos os setores, proporcionando o crescimento e melhoramento contínuo em áreas como Saúde, Educação e Tecnologia da Informação.

    Organização:
    Profª. Dr.ª Darlene Teixeira Castro - Unitins
    Prof. Me. Augusto de Rezende Campos - Unitins
    Prof. Me. Jeferson Morais da Costa - Unitins

    Junho de 2021.

  • Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito II
    v. 8 n. 48 (2021)

    A edição do dossiê temático Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito conta com dois volumes e buscou promover debates transdisciplinares sobre as mudanças pelas quais passam os institutos jurídicos. 

    Organização:
    Sandra Negri - UFMT
    Fabrício Bittencourt da Cruz - UEPG

     

    Revisão:
    Eliane Herrero Lopes
    Jéssica Drebes Wouters
    Rute Cardoso Drebes

    Apoio técnico:
    Evaristo Tomasoni Neto - UEPG
    Houston dos Santos Sousa - UFMT
    Laíse Milena Barbosa - UFPR

    Junho de 2021.

  • Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito I
    v. 8 n. 47 (2021)

    A edição do dossiê temático Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito conta com dois volumes e buscou promover debates transdisciplinares sobre as mudanças pelas quais passam os institutos jurídicos. 

    Organização:
    Sandra Negri - UFMT
    Fabrício Bittencourt da Cruz - UEPG

     

    Revisão:
    Eliane Herrero Lopes
    Jéssica Drebes Wouters
    Rute Cardoso Drebes

    Apoio técnico:
    Evaristo Tomasoni Neto - UEPG
    Houston dos Santos Sousa - UFMT
    Laíse Milena Barbosa - UFPR

    Junho de 2021.

  • O desenvolvimento social
    v. 8 n. 46 (2021)

    A edição “O desenvolvimento social”, produzida pelo ICHS/UFMT-CUA e seus parceiros, está dividida em duas partes: PARTE I - “O desenvolvimento social: meio ambiente, território e justiça” e PARTE II - “O desenvolvimento social: linguagem, mídia e educação”.

    O objetivo é discutir as várias áreas no que se refere ao acesso à informação; ao registro e na análise da língua, da história, da identidade e da cultura brasileira; à Educação; ao acesso à Justiça, às ações sustentáveis e às análises para e sobre o meio ambiente e entre outras. Nesta edição, propõem-se caminhos de consolidação e de mudança de ações, concomitantemente, que promovem e/ou implicam o desenvolvimento da sociedade.

    Esperamos que este trabalho “produzido a várias mãos”, com “olhares” de pesquisadores do Brasil, de Moçambique e da Itália sobre o desenvolvimento social contribua para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais humana.

     

    Organização

    Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque - UFMT
    Thiago Augusto Galeão de Azevedo - UFMT
    Carline Biasoli Trentin - UFMT
    Jociene Bianchini Ferreira Pedrini - UFMT
    Geralda Fátima de Souza Rodrigues – UFMT

     

    Revisão:

    Eloísa de Oliveira Lima – UFMT
    Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque – UFMT

    Maio de 2021.

     

  • Ensino em Saúde II
    v. 8 n. 45 (2021)

    Os artigos aprovados para essa coletânea certamente não dão conta de explicar todos os fenômenos que carecem de atenção e estudos na área da saúde, especialmente quando ainda vivemos de forma catastrófica a Pandemia do novo Coronavírus, no qual mais de 570 mil pessoas tiveram suas histórias interrompidas, na qual lhe foram negadas acesso a um dos direitos humanos primordiais: a saúde.  

    Nosso compromisso, neste dossiê, está pautado pela diversidade de assuntos que necessitam ser divulgados de forma científica e, nesse sentido, os textos aqui apresentados são oriundos de todas as regiões do nosso país, contribuindo assim com a pluralidade de temas e autores.

    Organização
    Prof. Dr. Kelber Abrão (UFT)
    Profa. Dra. Mariângela Afonso Rosa (UFPel)
    Prof. Dr. Renan Antonio da Silva (UECE)

    Maio de 2021.

  • Ensino em Saúde I
    v. 8 n. 44 (2021)

    os temas reunidos neste dossiê certamente estão longe de abarcar de maneira completa o fascinante e, ao mesmo tempo, complexo campo do ensino em saúde. Logo, podemos inferir que o entendimento sobre saúde não pode ser visto unicamente pelo prisma biológico, mas sim, também, pelo social e educacional. Zelamos, neste dossiê, pela diversidade de assuntos que tangem o ensino em saúde, bem como a pluralidade do corpus de autores que representam as cinco regiões do nosso país oportunizando a disseminação de pesquisas e conhecimentos.

     Boa leitura a todas e todos!

     

    Organização

    Prof. Dr. Kelber Abrão (UFT)
    Profa. Dra. Mariângela Afonso Rosa (UFPel)
    Prof. Dr. Renan Antonio da Silva (UECE) 

    Maio de 2021.

  • Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas
    v. 8 n. 43 (2021)

    Dossiê “Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas”. Por que esse Dossiê coloca a escola como espaço de ciência com consciência? Que sentido tem ciência com consciência? Por que iniciativas transdisciplinares e escolas criativas se nutrem e emergem de tal proposição? Bom, vamos apresentar alguns pontos que talvez nos auxilie na busca pelas respostas. Não pretendemos apresentar as respostas, mas as questões mobilizadoras.

     

     

    Organização:
    Profa. Dra. Maria José de Pinho (UFT)
    Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
    Profa. Dra. Marta Genú Soares (UEPA)

    Abril de 2021.

  • Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos III
    v. 8 n. 42 (2021)

    Reconhecendo a relevância que a formação de professores exerce para o desenvolvimento do país, consideramos imperativo que novos olhares sejam oportunizados e outros questionamentos fomentados. Desse modo, esperamos que as leituras estimulem outras indagações e proposições em prol da formação docente.

    Organização:
    Profa. Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
    Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)

    Abril de 2021.

  • Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos II
    v. 8 n. 41 (2021)

    O tema foi proposto buscando questionar e analisar o processo de formação de professores considerando os desafios que se evidenciaram na época da proposta do dossiê, em 2019. Hoje, entendemos que os desafios que já se apresentavam, foram potencializados pelos impactos devastadores da Pandemia causada pelo coronavírus, Sars-CoV-2.

    Organização:

    Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
    Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)

    Abril de 2021.

  • Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos I
    v. 8 n. 40 (2021)

    Caras (os) leitoras (es) o dossiê “Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos I” foi elaborado objetivando discutir um tema fundamental para a educação: a formação docente.

    Organização:

    Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
    Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)

    Abril de 2021.

  • Proteção Social em Tempos de Crise
    v. 8 n. 39 (2021)

    O presente dossiê “Proteção Social em Tempos de Crise” surgiu da ideia de publicizar estudos e pesquisas que abarcam a temática da proteção social no contexto do capitalismo neoliberal. Parte da discussão que a humanidade, independentemente de sua organização, tradição, costume e cultura, necessita de proteção social para sua manutenção e sobrevivência, sejam de responsabilidades particulares/privadas e/ou coletivas/estatais.

     

     

    Organização:

    Drª. Michelly Laurita Wiese (UFSC)
    Drª. Rosemeire dos Santos (UFT)
    Me. Alan de Loiola Alves (PUC-SP)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade III
    v. 8 n. 38 (2021)

    Neste terceiro volume, trazemos, de maneira hegemônica, textos que apresentam estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas por meio de discursos construídos em sala de aula e em espaços não escolares. Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.

     

     

     

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade II
    v. 8 n. 37 (2021)

    Neste volume, apresentaremos textos que focalizam o ensino e a observação da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em situações diversas que trazem momentos de reflexão  e, especialmente,  a alteridade, elemento essencial para a formação e a evolução da identidade da pessoa surda,  enquanto parte da sociedade na qual desenvolve suas atividades cotidianas.

    Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Discurso e Alteridade I
    v. 8 n. 36 (2021)

    Neste primeiro volume, serão abordadas questões relacionadas à diversidade de estudos linguísticos baseados nas teorias da Análise do Discurso e estudos pertinentes aos falares representativos no território brasileiro. Para as discussões acerca da análise do discurso, serão apresentadas teorias e metodologias diversas que, entre outras, abordam a análise do discurso francesa de Michel Pêcheux e as concepções apresentadas pelo Círculo de Mikhail Bakhtin.

     

     

    Organização:

    Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
    Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
    Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)

    Março de 2021.

  • Política de Saúde e Lutas Sociais em tempos de Pandemia da Covid-19
    v. 8 n. 35 (2021)

    O Dossiê ora apresentado traz análises das tendências em processo, pois a pandemia da Covid-19 ainda não findou e seus desdobramentos são imprevisíveis diante do surgimento de novas cepas do vírus em vários países e territórios brasileiros, que ainda estão sendo pesquisadas. Contudo, os artigos aqui reunidos corroboram com o que é incontestável: não se pode enfrentar a pandemia sem enfrentar a imensa desigualdade social existente, sem considerar os estudos científicos e suas orientações, e, sobretudo, sem robustos sistemas públicos de saúde que não tomam a saúde e a vida como fontes de lucro. Diante dessas constatações, mudanças profundas precisam acontecer na atual forma de sociabilidade para que a vida esteja acima do lucro.

    Organização:
    Dra. Maria Inês Souza Bravo (UERJ)
    Dra. Maria Valéria Costa Correia (UFAL)
    Dra. Clarissa Alves Fernandes de Menezes (Unitins)
    Dra. Vanda Micheli Burginski (UFT)


    Fevereiro de 2021.

  • Infância, Artes e Patrimônios Educativos III
    v. 8 n. 34 (2021)

    O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento. A composição do volume III, contém um total de trinta e dois artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.

     

    Organização:
    Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
    Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)

    Fevereiro de 2021.

  • Infância, Artes e Patrimônios Educativos II
    v. 8 n. 33 (2021)

    A composição do volume II, contém um total de vinte e seis artigos, um relato de experiência, e uma entrevista com uma docente estudiosa e pesquisadora da área da História da Educação. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
    Desejamos uma excelente leitura.

    Organização:
    Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
    Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
    Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)

    Fevereiro de 2021.

1-25 de 100