• Infância, educação Infantil e formação de educadores: desafios e perspectivas
    v. 6 n. 15 (2019)

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre a temática da Infância e educação infantil e a formação de seus educadores tanto na questão histórica como na atualidade, apontando seus desafios e suas perspectivas para o presente e o futuro. Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Infância e a educação infantil, entre outras subtemáticas relativas, tais como: História da Infância, formação de educadores para a educação infantil.

     

     

    Organização:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)

    Prof.ª Dr.ª Mônica Appezzato Pinazza (USP)

    Prof.ª Dr.ª Maria Odete Vieira Tenreiro (UEPG)

     

    Outubro de 2019.

  • Cultura e território em perspectiva interdisciplinar
    v. 6 n. 14 (2019)

    O presente Dossiê sobre Cultura e Território procurou receber trabalhos que articulassem questões sobre cultura e território e seus desdobramentos nos diversos temas: representação, identidade, memória, territorialidade, paisagem, poder, linguagens e práticas culturais. Os trabalhos abordaram essas questões de formas variadas, trazendo pesquisas sobre diversos objetos alcançando problemáticas locais, regionais, nacionais e globais. A proposta, portanto, do dossiê foi reunir uma gama de trabalhos que expusessem pesquisas sobre processos culturais e territoriais que explorassem diversas temáticas que ora se concentrassem na dimensão cultural, ora no território, ora privilegiasse a articulação das duas dimensões.

     

    Organização:

    Profa. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério (UFT)

    Prof. Dra. Rosária Helena Ruiz Nakashima (UFT)

    Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT)

    Setembro de 2019.

  • v. 6 n. 13 (2019)

    Revista Humanidades & Inovação, em volume seis, décimo terceiro número, se apresenta trazendo uma valiosa contribuição aos estudiosos e interessados nas áreas de Saúde, Letras, Educação e Direito, nos seus múltiplos enfoques, a partir da diversidade presente nas abordagens feitas pelos autores dos textos que compõem este exemplar.

    Agosto de 2019.

  • v. 6 n. 12 (2019)

    A Revista Humanidades & Inovação, em volume seis, décimo segundo número, se apresenta trazendo uma valiosa contribuição aos estudiosos e interessados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Educação, Sociedade e Saúde, nos seus múltiplos enfoques, a partir da diversidade presente nas abordagens feitas pelos autores dos textos que compõem este exemplar.

    Agosto de 2019.

  • Edição Especial: Envelhecimento Humano: estudos interdisciplinares na Universidade da Maturidade
    v. 6 n. 11 (2019)

    O dossiê é composto por 17 (dezessete) artigos que possuem uma ampla heterogeneidade de métodos de pesquisa: estudos de caso, análise documental, estudos comparados, estudos clínicos do tipo descritivo e correlacional, pautados em bibliografia atualizada. Estes estudos analisam os diversos aspectos da velhice, como políticas públicas, promoção de saúde, intergeracionalidade, aprendizagem de língua inglesa, escuta sensível e avaliação geriátrica ampla, fragilidade, capacidade funcional, multimorbidade polifarmacia, insuficiência cognitiva, composição corporal e aspectos nutricionais,  rede de apoio social, funcionalidade familiar,  violência e acessibilidade. 

    Organização:

    Drª. Neila Barbosa Osório (Idealizadora e fundadora da Universidade da Maturidade)

    Dr. Luiz Sinésio Silva Neto (Fundador da Universidade da Maturidade)

    Agosto de 2019.

  • Sobre(vivências) de professoras e professores
    v. 6 n. 10 (2019)

    O presente Dossiê sobre vivências de professores/as recebeu um número expressivo de trabalhos que, em essência, representam a diversidade de práticas pedagógicas existentes nos mais variados ambientes educativos, sejam eles formais ou informais. Todos os trabalhos de alguma forma traziam as vivencias de docentes como premissa das discussões. Assim, este volume publica este conjunto de artigos, relatos de experiência e ensaio sobre a experiência de ser professor/a.

     

     

    Organização:

    Profa. Dra. Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (UNEMAT)

    Prof. Dr. Adriano Castorino (UFT)

    Julho de 2019.

  • Universidade, pressões e adoecimento 2
    v. 6 n. 9 (2019)

    A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

    Organização:

    Profa. Dra. Mônica Abrantes Galindo de Oliveira (Unesp/São José do Rio Preto)

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unitins)

    Junho de 2019.

  • Universidade, pressões e adoecimento 1
    v. 6 n. 8 (2019)

    A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

     

    Organização:

    Profa. Dra. Mônica Abrantes Galindo de Oliveira (Unesp/São José do Rio Preto)

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unitins)

    Junho de 2019.

  • Sociedade Contemporânea: debates entre educação e violência
    v. 6 n. 7 (2019)

    O Dossiê Temático Sociedade Contemporânea: debates entre educação e violência resulta de um esforço de todos os agentes envolvidos na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Sociedade e Violência promovida pela Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. Este dossiê é fruto do trabalho coletivo de docentes e discentes que se propuseram a expor os resultados preliminares de seus estudos aliados às discussões que ocorreram em sala de aula.

     

     

    Organização:

    Prof. Dr. Rodrigo Barbosa (Unitins)

    Prof. Me. Eduardo Lima (Unitins)

    Maio de 2019

  • Edição Especial Fórum das Licenciaturas: Formação de professores: diálogos entre a universidade e a educação básica
    v. 6 n. 6 (2019)

    Este dossiê é o segundo que nasce de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso Câmpus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), como resultado das atividades desenvolvidas no Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças, realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018.

     

     

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Tereza Ramos de Carvalho (ICHS/CUA/UFMT)

    Prof.ª Dr.ª Marilene Marzari (ICHS/CUA/UFMT)

    Maio de 2019

  • Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais II
    v. 6 n. 5 (2019)

    Neste segundo volume de “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais”, o leitor encontrará artigos que investigam a temática do dossiê a partir da literatura de autoria feminina. Nesse sentido, as reflexões apresentam importantes contribuições e instauram a diversidade nas percepções e entendimentos sociais. Possibilitam, ainda, escutar aquela voz subalternizada dentro de uma sociedade que privilegia o registro escrito masculino e uma cultura falocêntrica. Trata-se, portanto, de uma descolonização do olhar, uma vez que sabemos que construímos um entendimento de mundo a partir de certos centros de poder, que ratificam a percepção de grupos hegemônicos.

    Organização:

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Abril de 2019.

  • Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais I
    v. 6 n. 4 (2019)

    O dossiê “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais” está dividido em dois volumes e traz textos diversos que procuram dialogar, de maneira reflexiva e crítica, com temáticas urgentes do nosso tempo.

     

     

     

    Organização:

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Abril de 2019.

  • Literatura e Cultura
    v. 6 n. 3 (2019)

    Os textos desse dossiê abordam estudos que discutem hegemonias sociais, políticas e identitárias, mostrando como a literatura pode dialogar com aspectos da cultura de uma maneira crítica e criativa.

     

     

     

    Organização:

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS) 

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Março de 2019.

  • v. 6 n. 2 (2019)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

     

    Fevereiro de 2019.

  • Literatura & Conhecimento
    v. 6 n. 1 (2019)

    Problematizar as complexas relações entre literatura e conhecimento é o que se propõe o dossiê Literatura & Conhecimento – diálogos interdisciplinares.  

    Organização:

    Roberto Antônio  Penedo do  Amaral (UFT)

    Leila Dias Pereira do Amaral (Faculdade ITOP)

     Janeiro de 2019.

  • v. 5 n. 11 (2018)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

     

    Dezembro de 2018.

  • Perspectivas transdisciplinares de estudo dos gêneros do discurso
    v. 5 n. 10 (2018)

    Este número especial da revista Humanidades & Inovação tem como objetivo pôr em debate tanto a linguagem quanto a sociedade, por meio das temáticas: Gênero do discurso e poder, Gênero do discurso e práticas sociais, Gênero do discurso e representação de gênero, Gênero do discurso e estudos de mídia, Gênero do discurso e linguagem, Gênero do discurso e grupos minoritários, Gênero do discurso e ensino, Gênero do discurso e literatura, Metodologias de estudo dos gêneros do discurso, Estudos bakhtinianos sobre gêneros do discurso, Estudos sociolinguísticos dos gêneros do discurso, Análise do discurso e gêneros do discurso, Publicidade e gêneros do discurso, Gêneros do discurso em propagandas/publicidade, Programas de TV e gêneros do discurso, Gêneros jornalísticos etc.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Marcela Langa Lacerda Bragança (UFFS)

    Prof. Dr. Carlos Borges da Silva Júnior (UFT)

    Novembro de 2018.

  • Escritos sobre Universidade II
    v. 5 n. 9 (2018)

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)

    Outubro de 2018.

  • Escritos sobre Universidade I
    v. 5 n. 8 (2018)

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)

    Outubro de 2018.

  • v. 5 n. 7 (2018)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Setembro

  • v. 5 n. 6 (2018)

    Edição Comemorativa

    Julho-Agosto

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

  • Estado, Educação e Conflitos Sociais II
    v. 5 n. 5 (2018)

    Maio - Junho

    Voltado para repensar os conflitos sociais na contemporaneidade, o dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais objetiva reunir publicações que tenham como foco temáticas relacionadas ao Estado e Políticas Públicas, Tendências Punitivas, Instituições Sociais e Violências, Direitos Humanos e Formação da Cidadania, Educação e Transformações Sociais.

    Organização:

    Prof. Dr. Rodrigo Barbosa e Silva

  • Estado, Educação e Conflitos Sociais I
    v. 5 n. 4 (2018)

    Maio - Junho

    O dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, que vêm desenvolvendo estudos relacionados às questões dos conflitos sociais, das diferentes manifestações de violências, das intervenções do Estado e das possibilidades de atuação nos espaços de educação formal e não formal. 

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino

  • v. 5 n. 3 (2018)

    Março-Abril

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • v. 5 n. 2 (2018)

    Janeiro-Fevereiro

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

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