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Agora é nós por nós" : as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidades
v. 10 n. 10 (2023)Desejamos que o presente Dossiê possa contribuir para fomentar uma agenda de estudos interessada na atuação dos coletivos negros e indígenas mas sobretudo que esteja engajada em fortalecer e visibilizar a luta silenciosa (às vezes, nem tanto assim) das centenas de coletivos negros e indígenas nas universidades brasileiras que têm sido a “pedra no sapato” da “harmonia racial” nos espaços acadêmicos.
Organização:
Prof. Dr. Marcos Antonio Batista da Silva - Universidade de Coimbra (UC)
Prof.ª Dr.ª Danielle Pereira de Araújo - Universidade de Coimbra (UC)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Transformações e caminhos da transparência pública
v. 10 n. 9 (2023)Esse volume corrobora o desejo de governos e países cada vez mais aprimorarem a capacidade de efetivar suas legislações e de ampliar o escopo da transparência, do controle e da própria democracia, cuja tarefa desses tempos parece ser uma resistência às dinâmicas em processos políticos que, vez por outra, encurtam seu espaço de sobrevivência e sua permanência como único modo de articulação de interesses e de promoção de condições igualitárias e livres para desenvolvimento de direitos e capacidades humanas.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Farranha (UnB)
Prof. Dr.ª Maria Paula Almada (INCT.DD)
Prof. Dr.ª Paula Karini Dias Ferreira Amorim (IFTO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2023.
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Derechos humanos, democracia y autoritarismo en Iberoamérica
v. 10 n. 8 (2023)O presente Dossiê é resultado de uma colaboração e um diálogo entre acadêmicos do Peru, Brasil, México, Equador e da Espanha. Traz uma visão multifacetada, com diversidade de vozes, pensamentos e formas de percepção acerca dos temas dos Direitos Humanos, da Democracia e do Autoritarismo, ao mesmo tempo em que cria um espaço internacional, na medida em que vincula e aproxima os debates acadêmicos realizados em diferentes instituições universitárias.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Alessandro Rezende da Silva (ISCP)
Prof. Dr. Werner Vásquez von Schoettler (FLACSO)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Novos Paradigmas do Direito no Estado Pós-Moderno
v. 10 n. 7 (2023)Com o entusiasmo promovido pela Academia, agradecem os coordenadores a contribuição dos trabalhos de excelência que compõem o presente dossiê, desejando à comunidade jurídica que a sua leitura possa conduzir a novos horizontes na perspectiva da ciência do Direito, corroborando para o necessário olhar crítico sobre os caminhos vindouros.
Organização:
Prof. Dr. Marcelo Bezerra Ribeiro (UNAMA)
Prof. Dr. Vinicius Pinheiro Marques (UFT)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2023.
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Educação e Didática: ensino crítico, situado e contextualizado
v. 10 n. 6 (2023)Nessa edição, a formação inicial e continuada é apresentada considerando interfaces com concepções e necessidades formativas, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, metodologias de ensino, estágio curricular obrigatório e significações discentes.
As reflexões em torno do ensino e da aprendizagem na educação básica apresentam olhares a partir da didática crítica, didática complexa e transdisciplinar e didática desenvolvimental. Há também, olhares para a escola, em especial em torno da gestão democrática e participativa e da relação entre escola e família.
Organização:
Profa. Dra. Maria José de Pinho - UFT
Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno - UFGOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2023.
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v. 10 n. 5 (2023)
A editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico, compondo uma edição de por vinte e cinco artigos e cinco relatos de experiência. Nos últimos meses, a equipe vem realinhando o processo editorial, buscando aprimorar o fluxo de trabalho e o contato com os autores e avaliadores. Concomitantemente, temos divulgado novas chamadas para as futuras edições, mantendo o cuidado na avaliação dos artigos submetidos em nossa revista. Compreendendo que a publicação de uma edição é um processo que exige zelo e seriedade, nossa equipe técnica tem sido direcionada para o atendimento e orientação de autores e organizadores. Por isso, a editoria agradece a compreensão de todos os atores envolvidos no processo de publicação e deseja uma excelente leitura a todos.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2023
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Psicanálise: atualidades e interfaces
v. 10 n. 4 (2023)A presente edição está organizada em sete eixos: I) A Psicanálise e outros campos do saber em suas ressonâncias; II) Atualidades da clínica e política; III) Multi, Inter e Transdisciplinaridade em ato e pensamento; IV) Teorética; V) A Psicanálise em suas interfaces com: educação, trabalho, comunidade, políticas públicas, direito, criminologia, prisão, saúde mental, entre outras áreas de atuação/intervenção; VI) Psicanálise e Interseccionalidades: etnia, classe, gênero; VII) Psicanálise e sua articulação com a tecnologia. Reunindo trabalhos de psicanalistas brasileiros, advindos de escutas em espaços como a rua, lugares distantes e situados às margens, como as favelas, bem como instituições públicas, nas variadas esferas. Lugares que contribuíram e seguem fazendo avançar a Psicanálise, questionando a própria teoria a partir dos efeitos da prática.
Organização:
Andréa Máris Campos Guerra (UFMG)
Alessandro Messias Moreira (UNIS - MG)
Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo (UNIS - MG)
Dunia Ferreira Maia (UNIS - MG e Interfaces em Psicanálise)
Janilton Gabriel de Souza (UNIS - MG e Interfaces em PsicanáliseFevereiro de 2023.
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Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil
v. 10 n. 3 (2023)Este dossiê, cujo tema é: "Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil", foi proposto com o objetivo de ampliar a agenda de investigação comprometida em problematizar os desafios e as dimensões político-pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas diversas esferas da educação brasileira. Assim, o conjunto de textos, em linhas gerais, preenche um importante espaço no campo das pesquisas sobre formação para os direitos humanos e, sobretudo, discute como têm sido dimensionados princípios relacionados a esta norma em diferentes espaços e desde múltiplas experiências nos campos da formação docente, do ensino, da pesquisa e da extensão.
Organização:
Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB)
Prof. Dr. Fernando da Silva Cardoso (UPE)
Profª. Drª. Janaina Guimarães da Fonseca e Silva (UPE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Fevereiro de 2023
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Pesquisas sobre/com crianças
v. 10 n. 2 (2023)Esta edição especial teve sua ideia gestada a partir do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, quando realizamos um seminário de estudos sobre pesquisa com crianças, onde pode-se aprender mais com e sobre as pesquisa e estudos dos seguintes estudiosos, nacionais e internacionais
Nessa direção, esperamos que esta edição sirva de inspiração para novas edições sobre a temática de fundamental relevância na atualidade brasileira, onde daremos vez e vozes as nossas crianças pequenas e bem pequenas. Espera-se que a leitura da mesma contribua para a elevação do debate em relação a temática. Uma excelente e proveitosa leitura.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão -UFMA, Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID)
Janeiro de 2023. -
v. 10 n. 1 (2023)
Os artigos apresentados nesta edição da Revista Humanidades & Inovação versam sobre música, literatura, letramento, educação, tecnologia, gestão e saúde. São vinte e sete artigos e três relatos de experiência encaminhados à revista em fluxo contínuo. Nossa política é de atender aos autores priorizando a publicação mensal de artigos de temas específicos, mas também abarcando temas multidisiplinares. Isso é realizado pela nossa equipe editorial ao primar pela eficiência no atendimento aos autores e aos organizadores de cada uma das edições. Cabe ressaltar que já são nove anos de trabalho intenso da equipe da Revista Humanidades & Inovação para divulgar pesquisas e experiências de professores e pesquisadores das mais variadas áreas e regiões brasileiras. Salientamos que mantemos o nosso compromisso com os autores que confiam seus trabalhos a nossa revista. Almejamos uma excelente leitura para todos aqueles que acompanham nossas publicações.
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2023.
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Educação como reinvenção da vida pós-pandemia II
v. 9 n. 27 (2022)Este Dossiê foi proposto com o objetivo de abrir um espaço de diálogo com as mais variadas experiências e reflexões sobre o impacto da Pandemia da Covid–19 nas atividades escolares. A Pandemia da Covid–19 foi como um vendaval que desarranjou várias estruturas sociais, como os sistemas de saúde, as relações de trabalho, intensificou a segregação social e aprofundou ainda mais as mazelas sociais tanto no Brasil quanto em vários países do mundo.
Organização:
Prof. Dr. Adriano Castorino (UFT)
Prof.ª Dr.ª Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (Unemat)
Prof. Dr. José Carlos da Silveira Freire (UFT)Dezembro de 2022.
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Educação como reinvenção da vida no pós-pandemia I
v. 9 n. 26 (2022)Este dossiê foi proposto com o objetivo de abrir um espaço de diálogo com as mais variadas experiências e reflexões sobre o impacto da Pandemia da Covid–19 nas atividades escolares. A Pandemia da Covid–19 foi como um vendaval que desarranjou várias estruturas sociais, como os sistemas de saúde, as relações de trabalho, intensificou a segregação social e aprofundou ainda mais as mazelas sociais tanto no Brasil quanto em vários países do mundo.
Organização:
Prof. Dr. Adriano Castorino (UFT)
Prof.ª Dr.ª Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (Unemat)
Prof. Dr. José Carlos da Silveira Freire (UFT)Dezembro de 2022.
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v. 9 n. 25 (2022)
Composta por vinte artigos e dez relatos de experiência, a editoria da Revista Humanidades & Inovação traz a público artigos recebidos em fluxo contínuo e avaliados pelo nosso Conselho Científico. A equipe editorial da H&I tem se desdobrado no atendimento aos artigos submetidos em fluxo contínuo. Neste aspecto, identificamos artigos que versam sobre temas próximos e os agrupamos em edições de temática livre. Tal movimento diminui a espera pela publicação dos artigos. Outro ponto importante no processo editorial diz respeito à publicação de relatos de experiência, cujos resultados tendem a ser mais rápidos e fluidos.
Agradecemos a confiança em nossa equipe e desejamos uma excelente leitura a todos que nos acompanham.Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2022.
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Educação, direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção integral de crianças e jovens
v. 9 n. 24 (2022)O dossiê teve como objetivo central organizar uma discussão entre autores, no âmbito nacional e internacional, no sentido de analisar como as políticas públicas têm interagido com as demandas da população infanto-juvenil. O foco principal dos artigos que compõem o dossiê refere-se às questões que envolvem a criança e o adolescente da sociedade brasileira, na sua diversidade (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), e da sociedade de alguns países (Índia, Portugal e Bósnia) que apresentam as mesmas preocupações em relação às garantias de políticas públicas para as crianças e jovens.
Organização:
Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (PUC/MG)
Profª. Drª. Lenise Maria Ribeiro Ortega (PUC/MG)
Prof. Dr. Rogério Rodrigues (UNIFEI)Novembro de 2022.
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Formação de Professores
v. 9 n. 23 (2022)Nesta edição da Revista Humanidades & Inovação, apresentamos aos leitores 23 artigos, 6 relatos de experiência e 1 resenha. A edição foi composta a partir dos artigos encaminhados em fluxo contínuo à revista e compilados pelo tema.
Ao caminhar para o encerramento do semestre, os trabalhos editoriais avolumaram-se, o que demandou mais atenção da equipe técnica para a consolidação dos dossiês. Neste aspecto, agradecemos a todos os autores pela contribuição, bem como pela compreensão do processo editorial.
Cada edição da Revista Humanidades & Inovação só é possível pelo empenho dos atores que pertencem à Equipe Editorial da Unitins que se desdobra para a realização da leitura, diagramação e acompanhamento interno dos artigos. O empenho é igualmente da equipe de pareceristas, que permitem que os artigos sejam vistos e revistos para melhor qualidade da revista. Nosso agradecimento aos integrantes de toda essa rede!
Organização:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2022.
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BNCC, Novo Ensino Médio e inovação tecnológica: (novos) rumos e desafios na escola
v. 9 n. 22 (2022)O dossiê temático BNCC, Novo Ensino Médio e inovação tecnológica: (novos) rumos e desafios na escola, consiste numa iniciativa de apoio à pesquisa deflagrada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria entre as instituições educativas: Seduc, Unitins, UFT e UFNT, visando estreitar o diálogo entre educação básica e as práticas de pesquisa científica.
As pesquisas que compõem o presente dossiê enfatizam que a reforma curricular coloca o professor como importante sujeito social dotado de capacidade transformadora dentro desse processo de mudança. Tendo isso considerado, evidencia-se a importância da formação inicial e continuada desses profissionais que não pode estar escoimada do aprofundamento às considerações teóricas e metodológicas, especialmente, referentes ao currículo.
Organização:
Profª. Drª. Maria da Conceição de Jesus Ranke (Seduc)
Prof. Dr. Mario Ribeiro Morais (UFT)
Prof. Dr. Márcio Araújo de Melo (UFNT)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)
Prof.ª Ma. Maria Socorro da Silva (Seduc)Outubro de 2022
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Dialetologia e Léxico
v. 9 n. 21 (2022)Os estudos dialetológicos e lexicais, nas últimas décadas, têm adotado diferentes vertentes teórico-metodológicas para descrever o contexto pluridimensional do português brasileiro, com marcas diatópicas e sociais, decorridas dos processos sofridos ao longo dos séculos. Na atualidade, com as novas formas de comunicação – internet, rede sociais, contatos entre falantes de diferentes modalidades estão sendo realizados, seja de forma presencial ou remota. Neste cenário, apresentamos o dossiê “Dialetologia e Léxico” com sete trabalhos que versam sobre aspectos dialetais do português brasileiro e estudos lexicais em suas diferentes faces.
Organização:
Profª. Drª. Greize Alves da Silva (UFT)
Profª. Ma. Patrícia Andréa Borges (Unicamp)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2022.
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Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito II
v. 9 n. 20 (2022)Esta segunda edição da Revista Humanidades & Inovação é fruto da parceria entre a Unitins e o Núcleo de Pesquisa em Direito do Araguaia (NUPEDIA), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Campus Universitário Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), liderado pela Dra. Sandra Negri, e pelo Grupo de Pesquisa MindTheGap vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – Paraná) e coordenado pelo Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz.
Agradecemos a todas as pessoas que atuaram durante as diversas etapas do processo editorial, especialmente nas avaliações em desk review, double blind review, nas revisões, na editoração, na diagramação e na arte gráfica. Esperamos ter contribuído para a Inovação, apresentação de Novas Tecnologias e o Futuro do Direito.Organização:
Profª. Drª. Sandra Negri (UFMT)
Prof. Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz (UEPG)Revisão:
Eliane Herrero Lopes
Jéssica Drebes Wouters
Rute Cardoso DrebesApoio técnico:
Evaristo Tomasoni Neto (UEPG)
Laíse Milena Barbosa (UFPR)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2022
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Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito I
v. 9 n. 19 (2022)Esta edição da Revista Humanidades & Inovação é fruto de duradoura parceria entre a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) com Núcleo de Pesquisa em Direito do Araguaia (NUPEDIA), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Campus Universitário Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), liderado pela Dra. Sandra Negri, e pelo Grupo de Pesquisa MindTheGap vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – Paraná) e coordenado pelo Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz.
Agradecemos a todas as pessoas que atuaram durante as diversas etapas do processo editorial, especialmente nas avaliações em desk review, double blind review, nas revisões, na editoração, na diagramação e na arte gráfica.
Esperamos ter contribuído para a Inovação, apresentação de Novas Tecnologias e o Futuro do Direito.Organização:
Profª. Drª. Sandra Negri (UFMT)
Prof. Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz (UEPG)Revisão:
Eliane Herrero Lopes
Jéssica Drebes Wouters
Rute Cardoso DrebesApoio técnico:
Evaristo Tomasoni Neto (UEPG)
Laíse Milena Barbosa (UFPR)Setembro de 2022
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Tendências e Perspectivas do Direito na Atualidade
v. 9 n. 18 (2022)A edição Tendências e Perspectivas do Direito na Atualidade, da Revista Humanidades & Inovação, da Unitins conta com a presença de ilustres pesquisadores apresentando seus conhecimentos em diversos campos do saber a fim de proporcionar alternativas as demandas e problemas da sociedade contemporânea.
Organização:
Profª. Drª. Cleide Calgaro (UCS)
Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques (UFT)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2022
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Derecho y Política desde una Perspectiva Multidinamica
v. 9 n. 17 (2022)A proposta do dossiê “estudos latinos americanos DERECHO Y POLÍTICA DESDE UNA PERSPECTIVA MULTIDINAMICA”, possui trabalhos selecionados com autores mexicanos, argentinos, peruanos, equatorianos, espanhóis e brasileiros. Essa junção de contribuições acadêmicas aprimora o debate sobre a complexidade existente na proteção dos Direitos Humanos que, ao mesmo tempo, aproxima e distancia as fronteiras do conhecimento. Aprimorar o debate significa expor temas e situações que se encaixam perfeitamente em cada um dos países latino americanos. Ao tratar de temas sobre Corrupção, Crime e Criminalidade, Estado de Direito, Gênero, Violência, Autoritarismo, Justiça, Sustentabilidade ou Neoliberalismo buscou-se uma representação sobre a diversidade na composição dos textos sobre a ideologia da América Latina.
Organização:
Profª.Drª Maurides Macêdo (UFG)
Prof. Dr. Alessandro Rezende (ISCP)
Prof. Me. Dante Leonardo Ipanaque (UANL)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2022.
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Corpo, Festa, Devoção e Religiosidade
v. 9 n. 16 (2022)Os textos que compõem o Dossiê que segue estão repletos de estudos, resultados de pesquisas e reflexões que tecem sobre “Corpo, Festa, Devoção e Religiosidade” em diferentes perspectivas, sob análise de diversos campos do conhecimento científico.
Organização:
Prof. Dr. César Evangelista Fernandes Bressanin (UFT)
Prof. Me. Edmilson Reis (UFT)
Prof. Dr. Valdir Aquino Zitzke (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2022.
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Experiências e reflexões sobre o estágio de docência no PPGE/UFJ
v. 9 n. 15 (2022)A realização do Estágio de docência tem sido um espaço de formação pedagógica dos estudantes de pós-graduação com vistas à sua futura atuação, aproximando-os ao seu espaço de exercício docente; favorecendo o processo de inserção profissional por meio das reflexões acerca do fazer docente no Ensino Superior concomitantemente ao desenvolvimento de sua pesquisa em nível de mestrado ou doutorado.
Considerando estes elementos, o presente dossiê tem por objetivo reunir e socializar as experiências e reflexões produzidas por mestrandas e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ) no decurso da realização do Estágio de docência.
Organização:
Prof. Dr. Ari Raimann (UFJ)
Profª. Drª. Camila Alberto Vicente de Oliveira (UFJ)
Prof. Esp. Tácio Assis Barros (UFJ)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Julho de 2022.
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Aspectos sociodialetais do português brasileiro
v. 9 n. 14 (2022)Esta chamada da Revista Humanidades & Inovação reuniu artigos resultantes de pesquisas que colocaram em destaque os diferentes aspectos do português brasileiro, em suas faces semântica, lexical, fonológica, morfossintática, discursiva e pragmática.
Organização:
Prof. Dr. Daniel Marra (IFTO)
Profª. Drª. Greize Alves da Silva (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Julho de 2022.
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Diálogos interdisciplinares em Educação, Linguagem e Diversidades
v. 9 n. 13 (2022)Flor(S)c(E)(R) dentre as fissuras – a sensível captura de imagem e nomeação dada a ela pela fotógrafa e graduanda em Letras Português/Inglês (UEG) Louise Leite Marotinho sintetiza com maestria os sentidos que emanam do dossiê “Diálogos interdisciplinares em Educação, Linguagem e Diversidades” que ora apresentamos. Construído a partir dos diálogos virtuais e reflexões sentipensadas ao longo da disciplina “Educação e Diversidades” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG IELT – da Universidade Estadual de Goiás, ofertada no segundo semestre de 2021, ainda em contexto de isolamento social e atividades emergenciais remotas provocadas pela pandemia da Covid-19, o presente dossiê é um chamado a esperançar.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG)
Prof.ª Dr.ª Viviane Pires Viana Silvestre (UEG)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2022.