• Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais II
    v. 6 n. 5 (2019)

    Neste segundo volume de “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais”, o leitor encontrará artigos que investigam a temática do dossiê a partir da literatura de autoria feminina. Nesse sentido, as reflexões apresentam importantes contribuições e instauram a diversidade nas percepções e entendimentos sociais. Possibilitam, ainda, escutar aquela voz subalternizada dentro de uma sociedade que privilegia o registro escrito masculino e uma cultura falocêntrica. Trata-se, portanto, de uma descolonização do olhar, uma vez que sabemos que construímos um entendimento de mundo a partir de certos centros de poder, que ratificam a percepção de grupos hegemônicos.

    Organização:

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Abril de 2019.

  • Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais I
    v. 6 n. 4 (2019)

    O dossiê “Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais” está dividido em dois volumes e traz textos diversos que procuram dialogar, de maneira reflexiva e crítica, com temáticas urgentes do nosso tempo.

     

     

     

    Organização:

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Abril de 2019.

  • Literatura e Cultura
    v. 6 n. 3 (2019)

    Os textos desse dossiê abordam estudos que discutem hegemonias sociais, políticas e identitárias, mostrando como a literatura pode dialogar com aspectos da cultura de uma maneira crítica e criativa.

     

     

     

    Organização:

    Profa. Dra. Olivia Aparecida Silva (UFT/PPG-LETRAS)

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-LETRAS) 

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-LETRAS)

     

    Março de 2019.

  • v. 6 n. 2 (2019)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

     

    Fevereiro de 2019.

  • Literatura & Conhecimento
    v. 6 n. 1 (2019)

    Problematizar as complexas relações entre literatura e conhecimento é o que se propõe o dossiê Literatura & Conhecimento – diálogos interdisciplinares.  

    Organização:

    Roberto Antônio  Penedo do  Amaral (UFT)

    Leila Dias Pereira do Amaral (Faculdade ITOP)

     Janeiro de 2019.

  • v. 5 n. 11 (2018)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

     

    Dezembro de 2018.

  • Perspectivas transdisciplinares de estudo dos gêneros do discurso
    v. 5 n. 10 (2018)

    Este número especial da revista Humanidades & Inovação tem como objetivo pôr em debate tanto a linguagem quanto a sociedade, por meio das temáticas: Gênero do discurso e poder, Gênero do discurso e práticas sociais, Gênero do discurso e representação de gênero, Gênero do discurso e estudos de mídia, Gênero do discurso e linguagem, Gênero do discurso e grupos minoritários, Gênero do discurso e ensino, Gênero do discurso e literatura, Metodologias de estudo dos gêneros do discurso, Estudos bakhtinianos sobre gêneros do discurso, Estudos sociolinguísticos dos gêneros do discurso, Análise do discurso e gêneros do discurso, Publicidade e gêneros do discurso, Gêneros do discurso em propagandas/publicidade, Programas de TV e gêneros do discurso, Gêneros jornalísticos etc.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Marcela Langa Lacerda Bragança (UFFS)

    Prof. Dr. Carlos Borges da Silva Júnior (UFT)

    Novembro de 2018.

  • Escritos sobre Universidade II
    v. 5 n. 9 (2018)

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)

    Outubro de 2018.

  • Escritos sobre Universidade I
    v. 5 n. 8 (2018)

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Prof. Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Prof. Dr. Warley Carlos de Souza (UFMT/CUA)

    Outubro de 2018.

  • v. 5 n. 7 (2018)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Setembro

  • v. 5 n. 6 (2018)

    Edição Comemorativa

    Julho-Agosto

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

  • Estado, Educação e Conflitos Sociais II
    v. 5 n. 5 (2018)

    Maio - Junho

    Voltado para repensar os conflitos sociais na contemporaneidade, o dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais objetiva reunir publicações que tenham como foco temáticas relacionadas ao Estado e Políticas Públicas, Tendências Punitivas, Instituições Sociais e Violências, Direitos Humanos e Formação da Cidadania, Educação e Transformações Sociais.

    Organização:

    Prof. Dr. Rodrigo Barbosa e Silva

  • Estado, Educação e Conflitos Sociais I
    v. 5 n. 4 (2018)

    Maio - Junho

    O dossiê Estado, Educação e Conflitos Sociais reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, que vêm desenvolvendo estudos relacionados às questões dos conflitos sociais, das diferentes manifestações de violências, das intervenções do Estado e das possibilidades de atuação nos espaços de educação formal e não formal. 

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino

  • v. 5 n. 3 (2018)

    Março-Abril

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • v. 5 n. 2 (2018)

    Janeiro-Fevereiro

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • Edição Especial GELCO: Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária
    v. 5 n. 1 (2018)

    Este dossiê nasce de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), como resultado das atividades desenvolvidas no II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Gelco 2017, organizado pelo Curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ ICHS.

     

     

    Organização:

    Prof.ª Drª Tereza Ramos de Carvalho
    Prof.ª Drª Egeslaine de Nez
    Prof.ª Drª Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque
    Prof.ª Drª Cristina Batista de Araújo

  • Gênero, Educação e Humanização
    v. 4 n. 6 (2017)

    O binarismo de gênero, baseado na heteronormatividade já não comporta o contexto social hodierno, sendo, na verdade, uma temeridade querer definir o universo humano em duas únicas palavras: homem e mulher. 

    Organização:

    Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)

    Renan Antônio da Silva (UNESP/Araraquara)

  • v. 4 n. 5 (2017)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • Vivências em Educação com Indígenas e Quilombolas II
    v. 4 n. 4 (2017)

    O dossiê temático sobre estudos com povos indígenas e quilombolas tem por objetivo divulgar e socializar vivências acadêmicas que estão quase sempre relegadas a margem da produção científica, seja por opção metodológica e ou pela pouca importância dada ao objeto de estudo. 

    Organização:
    Adriano Batista Castorino
    (Universidade Federal do Tocantins – Brasil)
    Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
    (Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil)
    Karina Ochoa Muñoz
    (Universidade Autônoma Metropolitana – México)

  • Vivências em Educação com Indígenas e Quilombolas I
    v. 4 n. 3 (2017)

    O dossiê temático sobre estudos com povos indígenas e quilombolas tem por objetivo divulgar e socializar vivências acadêmicas que estão quase sempre relegadas a margem da produção científica, seja por opção metodológica e ou pela pouca importância dada ao objeto de estudo. 

    Organização:
    Adriano Batista Castorino
    (Universidade Federal do Tocantins – Brasil)
    Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
    (Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil)
    Karina Ochoa Muñoz
    (Universidade Autônoma Metropolitana – México)

  • v. 4 n. 2 (2017)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • A criança e a creche
    v. 4 n. 1 (2017)

    Organização:

    Profa. Dra. Teresa Sarmento

    (Universidade do Minho)

    Profa. Dra. Lurdes Carvalho

    (Universidade do Minho)

  • v. 3 n. 3 (2016)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • Educação, Sociedade e Violência
    v. 3 n. 2 (2016)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

  • v. 3 n. 1 (2016)

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro

26-50 de 55