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Educação Superior: movimentos do campo neste início do séculov. 9 n. 2 (2022)
O Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e o Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT) vem mui respeitosamente, apresentar os estudos e pesquisas nacionais e internacionais com ênfase na “Educação Superior: movimentos do campo neste início do século”. Neste entender, este dossiê tem como finalidade analisar movimentos que o campo científico da educação superior vem apresentando nesse início do século XXI, com vistas a buscar entender a realidade no Brasil.
Organização do dossiê:
Profª. Drª. Marilia Costa Morosini (PUCRS)
Profª. Drª. Egeslaine de Nez (UFRGS)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2022.
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Fronteiras, Saberes, Literatura, Arte e Ensinov. 9 n. 1 (2022)
Os estudos sobre fronteiras ganharam força e diferentes atenções a partir do século XX, ampliando suas perspectivas disciplinares. Paralelamente a esses interesses não podemos desconsiderar a influência dos acontecimentos históricos, matéria fundamental para o debate das fronteiras. Seja por seus conflitos ou pelo levante das vozes baixas, protagonistas na elaboração de imaginárias e de demarcações, imaginamos que não incorreríamos na redundância ao afirmar que essas experiencias investigativas possibilitaram evidenciar algumas das fronteiras existentes, mas invisibilizadas por diferentes razões e interesses.
O debate presente no dossiê também engloba a descrição de línguas e a temática de culturas indígenas de várias regiões do país. Assim, convidamos você a enveredar pelas fronteiras por meio da leitura desse importante dossiê!
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Wagner Barros Teixeira (UNILA, PPGL-UFAM)
Prof. Dr. Carlos Henrique Lopes de Almeida (UNILA)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Janeiro de 2022.
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Infância(s) e suas brincadeirasv. 8 n. 68 (2021)
Este dossiê, sob o título Infância(s) e suas brincadeiras, dedica-se a uma temática que vem sendo historicamente focalizada por estudiosos de diferentes campos do conhecimento (filosofia, história, biologia, psicologia, sociologia e pedagogia), com perspectivas explicativas diversas.
De Norte a Sul do Brasil estão representadas diversas instituições: UFMA, USP, UFMT, UFPA, UFSCar, UFPR, UNIFESP, UNICAMP, UNISINOS, UFPI, UFRJ, UFSM, UFFS, UNIR, IFRO, UFS, UFSCar, SMEDE de Sorocaba, SEMED de Pinhais, SMEDE de São Paulo e FCC.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
Profª. Drª. Mônica Appezzato Pinazza (USP)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2021
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Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: olhares interioranosv. 8 n. 67 (2021)
A proposta deste dossiê origina-se de curiosidades, compromissos e lutas. Deve-se à proximidade dos 20 anos de sanção da Lei nº 10.639/03 e à pertinência de avaliar o desenvolvimento da política afirmativa para equidade racial a partir da Educação e do Ensino de História. Ajuda-nos a identificar processos de reestruturação social impulsionados pela expansão e interiorização das universidades públicas, fato que alterou projetos sociais, profissionais, políticos, econômicos, científicos e culturais do Brasil no início do século XXI.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Gustavo Manoel da Silva Gomes (UFAL)
Profª. Drª. Martha Rosa Figueira Queiroz (UFRB)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Dezembro de 2021
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Léxico, Toponímia e Ensinov. 8 n. 66 (2021)
Na formação de enunciados, o indivíduo recorre, primeiramente, às palavras. São elas o recurso fundamental de que se dispõe para a materialização do pensamento. São elas que dão forma e sentido às representações do mundo. Sob a forma de signos, descortinam as possibilidades de dizeres. Portanto, o léxico funciona como um arquivo de unidades básicas para a construção dos enunciados e, segundo Biderman (2001a, p. 178), representa um vasto universo de limites imprecisos e indefinidos, abrangendo todo o universo conceptual de uma língua e se constituindo como a somatória de toda experiência acumulada de uma sociedade e do acervo de sua cultura através das idades.
Organização do dossiê:
Profª. Drª. Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
Profª. Drª. Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Prof. Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2021.
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O papel do Estágio Supervisionado na formação em Educação Físicav. 8 n. 65 (2021)
Em meados do 2021, tomamos a iniciativa de provocar a comunidade acadêmica da Educação Física com uma chamada para a submissão de artigos que discutissem a formação docente em nossa área de conhecimento, focalizando, especificamente, o papel do Estágio Supervisionado nesse processo de tornar-se professor de Educação Física. O debate sobre formação e sobre Estágio Supervisionado não se constitui como uma novidade no campo da Educação Física, mas ganha contornos de relevo em decorrência das novas transformações pelas quais os currículos de formação inicial e os escolares vêm enfrentando.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Rodrigo Lema Del Rio Martins (UFRRJ)
Prof. Dr. Marciel Barcelos (UFT)
Prof. Dr. Mayrhon José Abrantes Farias (UFNT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Novembro de 2021.
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Diálogos entre saberes na escola: (con)textos e perspectivas no Tocantinsv. 8 n. 64 (2021)
As pesquisas que abrangem o dossiê temático Diálogos entre saberes na escola: (con)textos e perspectivas no Tocantins estão revestidas de um caráter muito particular, seja pela semântica explicitada no título da edição, seja pela importância simbólica conferida à discussão da pesquisa científica no ambiente escolar.
Organização:
Profª. Drª. Maria da Conceição de Jesus Ranke (Seduc)
Profª. Drª. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
Profª. Drª. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem (UFT)Outubro de 2021.
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Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise IIIv. 8 n. 63 (2021)
O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2021.
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Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise IIv. 8 n. 62 (2021)
O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2021.
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Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise Iv. 8 n. 61 (2021)
O dossiê “Educação em tempos de pandemia e outros cenários de crise" contempla políticas, direitos, pedagogias, diversidade e diferenças, nasce com o objetivo de compartilhar estudos, pesquisas e experiências ocorridas durante esse cenário de pandemia que tem trazido uma série de inquietações e desafios para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio em todas as suas modalidades) e para o Ensino Superior, no Brasil e no mundo. O dossiê – constituído por um conjunto de 73 produções escritas, dentre as muitas propostas recebidas e avaliadas, e que está organizado em três volumes – se constitui como rico material de estudo e pesquisa, tanto pela diversidade de temáticas como pelas especificidades de cada um dos textos. Boa leitura!
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
Prof.ª Dr.ª Mariany Almeida Montino (Unitins)
Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes (UESB)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Outubro de 2021.
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Literatura Tocantinensev. 8 n. 60 (2021)
Apresentamos a coletânea Literatura tocantinense: diálogos, cujo principal objetivo é trazer recepção crítica de obras e autores tocantinenses, visando fomentar a publicização de reflexões, itinerários de leitura e contribuições ao debate de temas como regionalidade(s), espaço(s), identidade(s), memória(s) e cultura(s). A série de artigos foi especialmente concebida para esse fim, com produções de alunos da pós-graduação, professores e pesquisadores, no sentido de promover o diálogo com a produção literária de escritores que desenvolvem sua obra no Tocantins.
Organização do dossiê:
Prof.ª Dr.ª Roseli Bodnar (UFT)
Prof.ª Dr.ª Juliana Santana de Almeida (UFT)
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2021.
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Interseccionalidades das diferenças IIv. 8 n. 59 (2021)
Os textos reunidos nos dois volumes que compõem este dossiê podem contribuir para lançar luz sobre as diferentes experiências de mulheridades ou situações diversas da dissidência sexual-afetiva atravessadas por esse conjunto de vieses que está na base das relações socioculturais, calcadas no padrão branco, eurocentrado, cristão e cis-heteropatriarcado.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo (UFG)
Prof.ª Dr.ª Rubra Pereira de Araújo (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Setembro de 2021.
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Interseccionalidades das diferenças Iv. 8 n. 58 (2021)
A proposta deste dossiê temático foi reunir artigos, ensaios e relatos de experiência com foco nas Interseccionalidades das diferenças, buscando agregar estudos das diversas áreas do conhecimento com base em abordagens feministas e/ou interseccionais, que considerem as dimensões de gênero, raça, classe, religiosidades, sexualidades (e outras) como fatores de um conjunto interseccionado de opressões.
Organização:
Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo (UFG)
Prof.ª Dr.ª Rubra Pereira de Araújo (UFT)Setembro de 2021.
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Liberdade, Democracia e Cidadania - desafios atuais em tempo de crise do capitalv. 8 n. 57 (2021)
os quatorze (14) artigos apresentados iluminam por diversos ângulos e atualizam o debate plural em torno do tripé liberdade, democracia e cidadania e constituem, ao nosso ver, interessantes e criativas contribuições à agenda acadêmica, mas também política, envolvendo desde os pesquisadores de diversos programas de pós-graduação, notadamente no campo das Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanas, como também os movimentos sociais e organizações populares, sobretudo em tempos em que grassa o conservadorismo. Vivemos “hard times” como dizia Charles Dickens. Boa leitura!
Organização do dossiê:
Prof.ª Dr.ª Fátima Grave Ortiz - UFRJ
Prof. Dr. Josiley Carrijo Rafael - UFMT
Prof. Dr.Paulo Roberto Félix dos Santos - UFSOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Agosto de 2021.
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v. 8 n. 56 (2021)
O volume três de tema livre Revista Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.
A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.
Esperamos que tenham uma boa leitura.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira CastroAgosto de 2021
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v. 8 n. 55 (2021)
No volume 2 da Revista Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.
A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.
Esperamos que tenham uma boa leitura.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira CastroAgosto de 2021
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v. 8 n. 54 (2021)
Este número da Revista Humanidades & Inovação é marcado por ser uma edição que contempla artigos encaminhados à revista e que não foram direcionados aos dossiês temáticos de 2020/2 e 2021/1.
A editoria da Revista Humanidades & Inovação agradece aos avaliadores a leitura cuidadosa dos artigos aqui publicados. Um agradecimento especial é devido à equipe técnica da revista que, durante esses últimos anos tem se dedicado com afinco para atender aos autores e organizadores de dossiês.
Esperamos que tenham uma boa leitura.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira CastroAgosto de 2021
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Educação Profissional e Tecnológica: práticas pedagógicas e cenários históricosv. 8 n. 53 (2021)
Neste número especial, constam 30 artigos produzidos, em sua maioria, por professores e estudantes de Programas de Pós-Graduação de universidades e instituições de Educação Profissional e Tecnológica de todas as regiões brasileiras, além da participação de pesquisadores estrangeiros. Os manuscritos dispostos neste número, com efeito, entre si, formam uma unidade discursiva na medida em que os temas estão diretamente ligados à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino fecunda de discussões e de pesquisas, sobretudo, no que concerne à sua abrangência territorial, bem como à sua pluralidade temática. Portanto, as discussões dispostas inter-relacionam-se com as concepções da própria Rede, que tem como preceito uma identidade que se consolida em sua multiplicidade de atuação.
Organização:
Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN)
Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
Prof.ª Ma. Elvira Fernandes de Araújo Oliveira (IFRN)Julho de 2021.
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Novas Teses Jurídicas IIv. 8 n. 52 (2021)
Direito e sociedade são institutos indissociáveis. De acordo com o aforismo atribuído à Eneo Domitius Ulpianus, “Ubi homo ibi societas; ubi societas, ibi jus”, ou seja, “onde está o homem, há sociedade e onde há sociedade, há direito”.
No contexto em comento, vislumbra-se no dossiê temático sobre o Direito da Revista Humanidades & Inovação distinto recinto de debate, por meio de estudos selecionados, que consubstanciam substanciosos diálogos entre as searas sociais e jurídicas, favorecendo a sua pertinente compreensão e legitimação.
Organização do dossiê:
Prof.ª Dr.ª Fernanda Matos F. de O. Jurubeba (Unitins)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (Unitins)
Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques (UFT)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Julho de 2021.
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Novas Teses Jurídicas Iv. 8 n. 51 (2021)
Direito e sociedade são institutos indissociáveis. De acordo com o aforismo atribuído à Eneo Domitius Ulpianus, “Ubi homo ibi societas; ubi societas, ibi jus”, ou seja, “onde está o homem, há sociedade e onde há sociedade, há direito”.
No contexto em comento, vislumbra-se no dossiê temático sobre o Direito da Revista Humanidades & Inovação distinto recinto de debate, por meio de estudos selecionados, que consubstanciam substanciosos diálogos entre as searas sociais e jurídicas, favorecendo a sua pertinente compreensão e legitimação.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Fernanda Matos F. de O. Jurubeba (Unitins)
Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira (Unitins)
Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques (UFT)Julho de 2021.
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Ciência, Tecnologia e Inovação para o Avanço da Sociedade IIv. 8 n. 50 (2021)
Neste volume, o leitor se deparará com a aplicação da inovação como elo do desenvolvimento de técnicas e melhorias em contextos tradicionais, como a Contabilidade, o Direito, o Urbanismo, Engenharia Civil, estudos Farmacognósticos; e observará que em meio ao processo pandêmico a inovação esteve aliada a todos os setores, proporcionando o crescimento e melhoramento contínuo em áreas como Saúde, Educação e Tecnologia da Informação.
Organização do dossiê:
Profª. Dr.ª Darlene Teixeira Castro - Unitins
Prof. Me. Augusto de Rezende Campos - Unitins
Prof. Me. Jeferson Morais da Costa - UnitinsOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2021.
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Ciência, Tecnologia e Inovação para o Avanço da Sociedade Iv. 8 n. 49 (2021)
Neste dossiê, o leitor se deparará com a aplicação da inovação como elo do desenvolvimento de técnicas e melhorias em contextos tradicionais, como a Contabilidade, o Direito, o Urbanismo, Engenharia Civil, estudos Farmacognósticos; e observará que em meio ao processo pandêmico a inovação esteve aliada a todos os setores, proporcionando o crescimento e melhoramento contínuo em áreas como Saúde, Educação e Tecnologia da Informação.
Organização do dossiê:
Profª. Dr.ª Darlene Teixeira Castro - Unitins
Prof. Me. Augusto de Rezende Campos - Unitins
Prof. Me. Jeferson Morais da Costa - UnitinsOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2021.
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Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito IIv. 8 n. 48 (2021)
A edição do dossiê temático Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito conta com dois volumes e buscou promover debates transdisciplinares sobre as mudanças pelas quais passam os institutos jurídicos.
Organização do dossiê:
Sandra Negri - UFMT
Fabrício Bittencourt da Cruz - UEPGRevisão:
Eliane Herrero Lopes
Jéssica Drebes Wouters
Rute Cardoso DrebesApoio técnico:
Evaristo Tomasoni Neto - UEPG
Houston dos Santos Sousa - UFMT
Laíse Milena Barbosa - UFPROrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2021.
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Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito Iv. 8 n. 47 (2021)
A edição do dossiê temático Inovação, Novas Tecnologias e o Futuro do Direito conta com dois volumes e buscou promover debates transdisciplinares sobre as mudanças pelas quais passam os institutos jurídicos.
Organização do dossiê:
Sandra Negri - UFMT
Fabrício Bittencourt da Cruz - UEPGRevisão:
Eliane Herrero Lopes
Jéssica Drebes Wouters
Rute Cardoso DrebesApoio técnico:
Evaristo Tomasoni Neto - UEPG
Houston dos Santos Sousa - UFMT
Laíse Milena Barbosa - UFPROrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Junho de 2021.
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O desenvolvimento socialv. 8 n. 46 (2021)
A edição “O desenvolvimento social”, produzida pelo ICHS/UFMT-CUA e seus parceiros, está dividida em duas partes: PARTE I - “O desenvolvimento social: meio ambiente, território e justiça” e PARTE II - “O desenvolvimento social: linguagem, mídia e educação”.
O objetivo é discutir as várias áreas no que se refere ao acesso à informação; ao registro e na análise da língua, da história, da identidade e da cultura brasileira; à Educação; ao acesso à Justiça, às ações sustentáveis e às análises para e sobre o meio ambiente e entre outras. Nesta edição, propõem-se caminhos de consolidação e de mudança de ações, concomitantemente, que promovem e/ou implicam o desenvolvimento da sociedade.
Esperamos que este trabalho “produzido a várias mãos”, com “olhares” de pesquisadores do Brasil, de Moçambique e da Itália sobre o desenvolvimento social contribua para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais humana.
Organização do dossiê:
Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque - UFMT
Thiago Augusto Galeão de Azevedo - UFMT
Carline Biasoli Trentin - UFMT
Jociene Bianchini Ferreira Pedrini - UFMT
Geralda Fátima de Souza Rodrigues – UFMTRevisão:
Eloísa de Oliveira Lima – UFMT
Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque – UFMTOrganização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2021.