• EDIÇÕES TEMÁTICAS - 2019

    2018-11-09

    Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais

    Organização:

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-Letras)

    Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva (UFT/PPG-Letras)

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-Letras)

    Prazo de submissão: 30 de novembro de 2018.

    Publicação: fevereiro de 2019.

     

     

    (Sobre)vivências de professores/as

    Organização:

    Profa. Dra. Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (Unemat)

    Prof. Dr. Adriano Castorino (UFT)

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: março de 2019.

     

    Arte, infância e corporeidade

    Organização:

    Prof. Dr. Paulo Nin Ferreira (UFAL).

    Prof. Dr. Walter Matias Lima (UFAL).

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: abril de 2019.

     

     

    Universidade, pressões e adoecimento

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

     

     

    Cultura e território em perspectiva interdisciplinar

    Organização:

    Prof. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério (UFT/PPGCult)

    Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT/PPGCult)

    Profa. Dra. Rosária Helena Ruiz Nakashima (UFT/PPGCult)

    Prazo de submissão: 30 de junho de 2019.

    Publicação: agosto de 2019.

     

     

    Infância, educação Infantil & formação de educadores: desafios e perspectivas

    Organização:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)

    Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza (USP)

    Profa. Dra. Maria Odete Vieira Tenreiro (UEPG)

    Prazo de submissão: 30 de julho de 2019.

    Publicação: outubro de 2019.

     

     

    Educação, pobreza e desigualdades sociais: interlocuções entre currículo e ensino

    Organização:

    Prof. Me. Rubens Martins da Silva (Unitins)

    Profa. Dra. Juciley Evangelista Freire (UFT)

    Prof. Dr. José Carlos da Silveira Freire (UFT)

    Prazo de submissão: 30 de agosto de 2019.

    Publicação: dezembro de 2019.

     

    (Desa)fios da leitura e da escrita na educação básica: (im)possibilidades na contemporaneidade brasileira

    Organização:

    Eduardo Dias da Silva (Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela UnB)

    Robson Coelho Tinoco (Prof. Titular de Literatura da UnB)

    Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio (Doutoranda em Literatura e Mestra em Educação pela UnB)

    Prazo de submissão: 30 de agosto de 2019.

    Publicação: dezembro de 2019.

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  • Chamada para submissão Arte, infância e corporeidade

    2018-11-09

    Nas discussões que operam na interseção da infância e das artes tem-se percebido um viés nitidamente pedagógico e intelectualista, em grande parte por influência do processo histórico de escolarização da arte das últimas décadas, que desvalorizou a importância da experiência estética na educação. Nesse contexto esta chamada tem por objetivo contribuir com o debate sobre o tema na perspectiva da educação estética, em espaços formais e não formais, lugares onde as artes encontram as infâncias em diferentes contextos culturais no Brasil e em outros países, a partir de diferentes perspectivas e abordagens. As contribuições devem reunir reflexões teóricas ou teórico-práticas de modo a trazer novas interpretações sobre as relações possíveis entre artes, infâncias e corpo.

    O dossiê receberá entrevistas com especialistas, artistas ou educadores com experiência de relevância na área, além de artigos e

    resenhas de livros.

    Não serão aceitas propostas de artigos e resenhas que não estejam na interseção das três áreas desta proposta, quais sejam, "Arte, Infância e Corporeidade" e suas implicações para a educação, entendendo-se por "arte" a atividade expressiva da criança nas diversas linguagens, sobretudo as não verbais.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Paulo Nin Ferreira (UFAL).

    Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis - UFAL

    Prof. Dr. Walter Matias Lima (UFAL).

    Membro dos grupos de pesquisa:

    Formação de Professores para o Ensino de Filosofia - UFCG

    Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia – UFAL

    Mediação Pedagógica – UFPB

     

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: abril de 2019.

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  • Chamada para submissão Arte, infância e corporeidade

    2018-11-09

    Nas discussões que operam na interseção da infância e das artes tem-se percebido um viés nitidamente pedagógico e intelectualista, em grande parte por influência do processo histórico de escolarização da arte das últimas décadas, que desvalorizou a importância da experiência estética na educação. Nesse contexto esta chamada tem por objetivo contribuir com o debate sobre o tema na perspectiva da educação estética, em espaços formais e não formais, lugares onde as artes encontram as infâncias em diferentes contextos culturais no Brasil e em outros países, a partir de diferentes perspectivas e abordagens. As contribuições devem reunir reflexões teóricas ou teórico-práticas de modo a trazer novas interpretações sobre as relações possíveis entre artes, infâncias e corpo.

    O dossiê receberá entrevistas com especialistas, artistas ou educadores com experiência de relevância na área, além de artigos e resenhas de livros.

    Não serão aceitas propostas de artigos e resenhas que não estejam na interseção das três áreas desta proposta, quais sejam, "Arte, Infância e Corporeidade" e suas implicações para a educação, entendendo-se por "arte" a atividade expressiva da criança nas diversas linguagens, sobretudo as não verbais.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Paulo Nin Ferreira (UFAL).

    Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis - UFAL

    Prof. Dr. Walter Matias Lima (UFAL).

    Membro dos grupos de pesquisa:

    Formação de Professores para o Ensino de Filosofia - UFCG

    Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia – UFAL

    Mediação Pedagógica – UFPB

     

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: abril de 2019.

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  • Chamada para submissão Universidade, pressões e adoecimento

    2018-11-07

    Universidade, pressões e adoecimento

     A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

     

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

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  • Chamada para submissão Universidade, pressões e adoecimento

    2018-11-07

    Universidade, pressões e adoecimento

     A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

     

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

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  • Chamada para submissão (Sobre)vivências de professores/as

    2018-11-07

    (Sobre)vivências de professores/as

     A vivência de um/a professor/a compõe o fazer pedagógico. A vida é parte daquilo que se faz no dia da tarefa de ensinar-aprender. Entretanto, os/as professores também são vistos como transmissores dos conteúdos para os quais somos logramos habilitação. Também há de outro lado a ideia de que a nossa tarefa é criar métodos e estratégias infinitas para garantir que haja estímulo contínuo ao desenvolvimento cognitivo e consequentemente do aprendizado pelos/as alunos/as. Enfim que o trabalho de ensinar é possível mediante alguns anos de formação, via diplomação que ateste a especialização ou qualificação que garanta o acesso e por vezes a permanência nesta profissão.

    Neste imbróglio de orientações, obrigações, formações e atuações o/a professor/a desenvolve suas atividades e quase sempre não se inscreve nelas. Como a vida é indissociável do trabalho, ser professor/a é também viver no mundo, experimentar o tempo, conviver, aprender quando ensina.

    Presumidamente há poucos trabalhos que se voltam para o labor diário da sala de aula, pois, os veículos de divulgação científica dão prioridade as pesquisas que produzem conhecimentos baseados na investigação. Essa perspectiva nega a possibilidade do desenvolvimento do conhecimento mediante a sua aplicação que é feita quando se ensina e também aprende.

    Este dossiê tem como objetivo dar voz aos/às professores/as, independente da sua área de formação ou atuação, para que compartilhem suas histórias, pesquisas, reflexões, trabalhos, estudos e conhecimentos resultantes das suas vivências, de suas jornadas pela educação, de como é a vida na sala de aula. Ao trazer esta possibilidade pretendemos provocar o debate sobre os tempos e espaços de produção de conhecimento não só no âmbito da academia, mas sim como prática cotidiana que articula os mais diferentes saberes num exercício continuo de elaborar e reelaborar o processo de ensinar e aprender.

     

    Organização:

    Profa. Dra. Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (Unemat)

    Prof. Dr. Adriano Castorino (UFT)

     

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: março de 2019.

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  • Chamada para submissão Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais

    2018-09-11

    Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais

    Para refletir sobre a literatura moderna e contemporânea, é essencial uma análise crítica sobre as particularidades deste século e as mudanças ocorridas desde o século XX. Segundo Hall (2006, p. 9), “um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades modernas no final do século XX. Isso está fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade, que, no passado, nos tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos sociais.” Partindo desse novo cenário, este número temático da Revista Humanidades e Inovação aborda a Literatura Moderna e Contemporânea, com enfoque na reconfiguração das paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e pós-coloniais. Nessa perspectiva, pretendemos refletir sobre as diferentes obras da Literatura Moderna e Contemporânea, com o intuito de trazer à luz representações culturais que desestabilizam constructos históricos e culturalmente arraigados que promovem a homogeneização da cultura e as hierarquias sociais, étnicas e de gênero.

    Organização:

    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais (UFT/PPG-Letras)

    Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva (UFT/PPG-Letras)

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT/PPG-Letras)

     

    Prazo de submissão: 30 de novembro de 2018.

    Publicação: fevereiro de 2019.  Saiba mais sobre Chamada para submissão Literatura Moderna e Contemporânea: Paisagens Culturais de Classe, Gênero, Etnia e Pós-Coloniais
  • Chamada para submissão Escritos sobre Universidade

    2018-04-16

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organizadores:

    Professora Dra. Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Professor Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Recebimento de artigos até 30 de setembro de 2018

    Publicação: dezembro de 2018

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