• Chamada para dossiê PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

    2023-08-16

    A História da Educação como conhecimento abundante e essencial, no campo das ciências humanas, impõe-se como mote substancial e consolidado, na agenda de pesquisa de intelectuais de todo o mundo. As razões são diversas e estendem-se desde a compreensão das ações educacionais e históricas, inseridas em discursos, relações, omissões e resistências, e o entendimento, em torno da formação de indivíduos, em diferentes níveis e perspectivas. Isso inclui problematizar: as instituições educacionais criadas, as disciplinas escolares definidas, as narrativas conhecidas e desconhecidas de educadoras e educadores, a imprensa pedagógica e seus usos escolares, os métodos de ensino desenvolvidos, a relação da educação com o gosto cultural, a escolha política e a imposição econômica. Isto posto, em meio a uma imensidão investigativa, compreender a História da Educação, em tempos e espaços multíplices é conceber reflexões sobre a constituição de identidades, imaginários e proposições determinantes na história. Sobretudo compreende-se, a criticidade em torno da pesquisa em História da Educação, como essencial para historiografia em sua gênese, o descortinamento de disputas e os desdobramentos na contemporaneidade. Convida-se pesquisadoras e pesquisadores dedicados/as a História da Educação no Brasil e na América Latina, em distintos tempos históricos, permitindo assim o diálogo nacional e internacional, sobre a utilização e preservação de documentos, bem como a compreensão teórica sobre as diferentes metodologias e métodos. Compreende-se que a historicidade da educação contribui para o campo da pesquisa e do ensino, bem como para a problematização do tempo presente. Desta forma, espera-se um compêndio de textos comprometidos com o fortalecimento da rede de pesquisadoras/es e com a área do conhecimento. Considerando os estudos e pesquisas elaborados, pelas diferentes linhas e grupos de investigação que trabalham a História da Educação, espera-se uma pluralidade teórico e metodológica de propostas que representem a ampla diversidade internacional, nacional e regional.

    Organização:
    Alessandra de Oliveira Santos - SEDUC-GO
    Ana Raquel Costa Dias - PPGE-UFG (doutoranda) SME-GO
    Keides Batista Vicente – UEG-Câmpus Metropolitano, Unidade Universitária de Inhumas


    Submissão até: 30 de dezembro de 2023

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
  • Chamada para dossiê CULTURA MATERIAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

    2023-08-16

    O presente dossiê se propõe a congregar artigos oriundos de pesquisas no âmbito da “Cultura Material, Práticas Educativas e Representações Culturais” com diálogo no campo da História da Educação.  A produção e o uso de artefatos são atravessados por práticas educativas em diferentes espaços sociais, tanto de natureza escolar como de partilha de saberes tradicionais. As aprendizagens geradas nestes espaços constituem e expressam uma rede de cultura(s), cuja trama desvela múltiplos significados atribuídos pelos diferentes grupos da sociedade. Evidenciar a materialidade da cultura, sua apropriação pelos processos educativos, a maneira como é representada socialmente e os sentidos que manifesta são os objetivos deste dossiê que pretende contar com a participação de pesquisadores/as de universidades de todo o Brasil e do exterior, de modo a fomentar e ampliar a produção do conhecimento no campo da História da Educação.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Rogerio Andrade Maciel - Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança) - (UFPA/CBRAG)

    Prof.ª Dr.ª Diana Gonçalves Vidal - Universidade de São Paulo (USP)

    Prof. Dr. Vitor Sousa Cunha Nery - Universidade Estadual do Amapá (UEAP)

     

    Submissão até: 08 de outubro de 2023

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê CULTURA MATERIAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS
  • Chamada para dossiê INTERSECCIONALIDADES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

    2023-08-16

    Neste dossiê, buscamos reunir artigos científicos que tematizem as interseccionalidades em diálogo com o legado de Paulo Freire, com o objetivo de revisitar a produção de conhecimento, a partir de Freire (1992, 1998), e conhecer essas dinâmicas excludentes e guetizadas mundialmente. Com base em diferentes frentes teórico-conceituais, espera-se agregar pesquisas em diversas direções, mas, sobretudo, construir interpretações sobre os processos de linguagem por meio de diferentes realidades sociais. Admitimos como Freire (1992, p.79) que “[...] a tensão necessária permanentemente, entre as culturas na multicuturalidade [...], evoca debates e, como pesquisadores de perspectiva crítica, busca-se promover diálogos sobre as relações democráticas e humanas em um tempo de medo, prepotência acadêmica e cansaço existencial, ou seja, tensionar a “anestesia histórica” e reconhecer [...] a vingança que explode, pela desesperação ante a injustiça que parece perpetuar-se”.

    Palavras-chave: Educação crítica. Justiça social. Interseccionalidades.

     

     Organização:

    Rosana Helena Nunes (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo/
    Universidade de Brasília/UnB)
    Helenice Roque de Faria (SEDUC/MT – UnB)
    Dllubia Santclair (Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO) /
    Universidade de Brasília/UnB)
    Kleber Aparecido da Silva (Universidade de Brasília/Brasil)

     

    Submissão até: 05 de outubro de 2023

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê INTERSECCIONALIDADES EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
  • NOVAS EXIGÊNCIAS DA REVISTA

    2022-07-22

    Novas diretrizes para submissão de artigos na Revista Humanidades & Inovação: envio da Declaração de revisão do manuscrito (por um especialista)

    Os manuscritos deverão passar por revisão (linguística e de normas da ABNT) feita por profissional, preferencialmente com experiência em revisão de artigos científicos. O artigo revisado deve vir acompanhado de declaração do revisor. Enviar a Declaração de revisão do manuscrito (por um especialista) durante a submissão, no passo “4. Transferência de documentos suplementares”.

    Artigos já submetidos, quando aprovados, deverão apresentar a Declaração de revisão do manuscrito (por um especialista) juntamente com a versão final para ser encaminhado para editoração.

    Os manuscritos que não atenderem às diretrizes serão recusados.

     

    Saiba mais sobre NOVAS EXIGÊNCIAS DA REVISTA
  • Orientação aos autores:

    2019-10-31

    Leiam atentamente as regras para submissão na Revista Humanidades e Inovação.

    A partir do dia 1º de novembro de 2019, após a submissão do artigo, não será aceita a troca, inclusão ou exclusão de autores. No ato da submissão é obrigatório o preenchimento total do cadastro.

    Além disso, os trabalhos devem ser originais e inéditos e não estarem em processo de avaliação por outras revistas.

    Editoria

    Saiba mais sobre Orientação aos autores: