• EDIÇÕES TEMÁTICAS - 2019

    2018-11-09

    Universidade, pressões e adoecimento

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

    Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti (UNESP/Araraquara)

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

     

     

    Cultura e território em perspectiva interdisciplinar

    Organização:

    Prof. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério (UFT/PPGCult)

    Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT/PPGCult)

    Profa. Dra. Rosária Helena Ruiz Nakashima (UFT/PPGCult)

    Prazo de submissão: 30 de junho de 2019.

    Publicação: agosto de 2019.

     

     

    Infância, educação Infantil & formação de educadores: desafios e perspectivas

    Organização:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)

    Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza (USP)

    Profa. Dra. Maria Odete Vieira Tenreiro (UEPG)

    Prazo de submissão: 30 de julho de 2019.

    Publicação: outubro de 2019.

     

     

    Educação, pobreza e desigualdades sociais: interlocuções entre currículo e ensino

    Organização:

    Prof. Me. Rubens Martins da Silva (Unitins)

    Profa. Dra. Juciley Evangelista Freire (UFT)

    Prof. Dr. José Carlos da Silveira Freire (UFT)

    Prazo de submissão: 30 de agosto de 2019.

    Publicação: dezembro de 2019.

     

    (Desa)fios da leitura e da escrita na educação básica: (im)possibilidades na contemporaneidade brasileira

    Organização:

    Eduardo Dias da Silva (Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela UnB)

    Robson Coelho Tinoco (Prof. Titular de Literatura da UnB)

    Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio (Doutoranda em Literatura e Mestra em Educação pela UnB)

    Prazo de submissão: 30 de agosto de 2019.

    Publicação: dezembro de 2019.

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  • Chamada para submissão Arte, infância e corporeidade

    2018-11-09

    Nas discussões que operam na interseção da infância e das artes tem-se percebido um viés nitidamente pedagógico e intelectualista, em grande parte por influência do processo histórico de escolarização da arte das últimas décadas, que desvalorizou a importância da experiência estética na educação. Nesse contexto esta chamada tem por objetivo contribuir com o debate sobre o tema na perspectiva da educação estética, em espaços formais e não formais, lugares onde as artes encontram as infâncias em diferentes contextos culturais no Brasil e em outros países, a partir de diferentes perspectivas e abordagens. As contribuições devem reunir reflexões teóricas ou teórico-práticas de modo a trazer novas interpretações sobre as relações possíveis entre artes, infâncias e corpo.

    O dossiê receberá entrevistas com especialistas, artistas ou educadores com experiência de relevância na área, além de artigos e

    resenhas de livros.

    Não serão aceitas propostas de artigos e resenhas que não estejam na interseção das três áreas desta proposta, quais sejam, "Arte, Infância e Corporeidade" e suas implicações para a educação, entendendo-se por "arte" a atividade expressiva da criança nas diversas linguagens, sobretudo as não verbais.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Paulo Nin Ferreira (UFAL).

    Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis - UFAL

    Prof. Dr. Walter Matias Lima (UFAL).

    Membro dos grupos de pesquisa:

    Formação de Professores para o Ensino de Filosofia - UFCG

    Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia – UFAL

    Mediação Pedagógica – UFPB

     

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: abril de 2019.

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  • Chamada para submissão Arte, infância e corporeidade

    2018-11-09

    Nas discussões que operam na interseção da infância e das artes tem-se percebido um viés nitidamente pedagógico e intelectualista, em grande parte por influência do processo histórico de escolarização da arte das últimas décadas, que desvalorizou a importância da experiência estética na educação. Nesse contexto esta chamada tem por objetivo contribuir com o debate sobre o tema na perspectiva da educação estética, em espaços formais e não formais, lugares onde as artes encontram as infâncias em diferentes contextos culturais no Brasil e em outros países, a partir de diferentes perspectivas e abordagens. As contribuições devem reunir reflexões teóricas ou teórico-práticas de modo a trazer novas interpretações sobre as relações possíveis entre artes, infâncias e corpo.

    O dossiê receberá entrevistas com especialistas, artistas ou educadores com experiência de relevância na área, além de artigos e resenhas de livros.

    Não serão aceitas propostas de artigos e resenhas que não estejam na interseção das três áreas desta proposta, quais sejam, "Arte, Infância e Corporeidade" e suas implicações para a educação, entendendo-se por "arte" a atividade expressiva da criança nas diversas linguagens, sobretudo as não verbais.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Paulo Nin Ferreira (UFAL).

    Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis - UFAL

    Prof. Dr. Walter Matias Lima (UFAL).

    Membro dos grupos de pesquisa:

    Formação de Professores para o Ensino de Filosofia - UFCG

    Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia – UFAL

    Mediação Pedagógica – UFPB

     

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2019.

    Publicação: abril de 2019.

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  • Chamada para submissão Universidade, pressões e adoecimento

    2018-11-07

    Universidade, pressões e adoecimento

     A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

     

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

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  • Chamada para submissão Universidade, pressões e adoecimento

    2018-11-07

    Universidade, pressões e adoecimento

     A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

     

    Organização:

    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unesp)

     

    Prazo de submissão: 30 de abril de 2019.

    Publicação: junho de 2019.

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  • Chamada para submissão Escritos sobre Universidade

    2018-04-16

    O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica.

    Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Universidade, entre outras subtemáticas relativas, tais como: formação de professores e as práticas pedagógicas, e políticas e gestão da Educação Superior.

    Organizadores:

    Professora Dra. Egeslaine de Nez (UFMT/CUA)

    Professor Me. André Luiz Borges Milhomem (UNEMAT)

    Recebimento de artigos até 30 de setembro de 2018

    Publicação: dezembro de 2018

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