• Aviso aos autores:

    2019-10-31

    Leiam atentamente as regras para submissão na Revista Humanidades e Inovação.

    A partir do dia 1º de novembro de 2019, após a submissão do artigo, não será aceita a troca, inclusão ou exclusão de autores. No ato da submissão é obrigatório o preenchimento total do cadastro.

    Além disso, os trabalhos devem ser originais e inéditos e não estarem em processo de avaliação por outras revistas.

    Editoria

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  • Chamada dossiê Amazônias

    2019-10-14

    As Amazônias são os territórios, as culturas e as diversas populações presentes nos inúmeros movimentos sociais protagonizados pelos grupos que representam a região. Estes grupos são movimentos de resistência com diferentes sujeitos sociais, dentre estes, os quilombolas, o movimento negro, o movimento sem-terra, os ribeirinhos e os indígenas. A pesquisa sobre as Amazônias objetiva incluir os excluídos da história, mulheres, negros, campesinos, artesãos e todos os que permanecem lutando pelo reconhecimento de suas produções culturais, educacionais, sociais, politicas e econômicas. Todos os que pleiteiam políticas que atendam às suas singularidades.

    Organização:

    Jocyléia Santana (UFT)

    Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Prazo de submissão: 30 de março de 2020.

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  • Chamada dossiê Educação formal e não formal, cultura e currículo

    2019-10-14

    O objetivo deste dossiê temático é refletir sobre os principais conceitos de educação formal e a não formal e o papel do educador social dentro da complexidade e diversidade do cenário brasileiro atual. As diferentes sociedades podem ser muito diversas, mas todas têm uma coisa em comum: sua existência se dá por meio de um processo de transmissão. Para uma sociedade prosperar, as gerações mais jovens dependem do velho para guiar o caminho, são hábitos, deferentes tipos de conhecimentos, costumes e crenças que são imperativos para manter qualquer sociedade viva. É a renovação do tecido social que permite que a sociedade progrida: neste cenário encontra-se a educação, seja ela formal, informal ou não formal. Levando-se em conta educação formal, o currículo é normalmente o mesmo, segue os padrões de uma base nacional, pauta-se em competências e habilidades e as diferentes políticas educacionais de um país têm seu tempo e lugar: diferentes teorias, diferentes concepções, desta forma, as escolas limitam o conhecimento, impedem, muitas vezes que sujeitos tenham um espírito crítico mais aprofundado.  As expectativas sociais, desta educação formal, existem para manter as pessoas em grupos para tornar mais generalistas as identidades de uma certa sociedade. Esta edição especial receberá trabalhos inéditos sobre “políticas públicas educacionais, cultura, ensino, formação, didática e projetos educacionais inovadores”.

     

    Organização:

    Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)

    Renan Antônio da Silva (Unesp)

    Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Prazo para submissão: 29 de fevereiro de 2020.

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  • Chamada dossiê A escolarização da Educação Física no Século XXI: desafios contemporâneos

    2019-10-14

    A inserção da Educação Física nos currículos escolares, sobretudo após a publicação da BNCC, apresenta sinais de vulnerabilidade no contexto da educação formal, configurando um fenômeno que pesquisadores da área têm denominado de "desescolarização da Educação Física". Paradoxalmente a isso, é cada vez mais frequente a participação de estudantes em atividades físicas e esportivas fora da escola, tornando as manifestações corporais traço marcante das culturas infanto-juvenil. Essas ambiguidades e incertezas têm desafiado os pesquisadores a repensarem a presença da Educação Física na escola, exigindo novas reflexões e práticas que legitimem essa área do conhecimento na dinâmica curricular da Educação Básica.

     

    Organização

    Rodrigo Lema Del Rio Martins (UFT)

    André da Silva Mello (UFES)

    Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM)

     

    Prazo para submissão: 30 de janeiro de 2020.

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  • PRÓXIMAS EDIÇÕES TEMÁTICAS

    2019-08-12

    A escolarização da Educação Física no Século XXI: desafios contemporâneos

    Organização:

    Rodrigo Lema Del Rio Martins (UFT)

    André da Silva Mello (UFES)

    Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM)

    Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2020.

     

    Educação formal e não formal, cultura e currículo

    Organização:

    Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)

    Renan Antônio da Silva (Unesp)

    Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Prazo de submissão: 29 de fevereiro de 2020.

     

    Amazônias

    Organização:

    Jocyléia Santana (UFT)

    Kyldes Batista Vicente (Unitins)

    Prazo de submissão: 30 de março de 2020.

     

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