Chamada para dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS PLURILÍNGUES E INTERCULTURAIS: PROPOSTAS E DESAFIOS

2025-02-20

A globalização, as migrações internacionais e as transformações socioculturais e tecnológicas trouxeram à luz a necessidade de repensar as práticas educativas centradas no ensino e aprendizagem de línguas. Num mundo cada vez mais interligado, a coexistência entre diferentes culturas e línguas tornou-se uma realidade quotidiana, evidenciando a importância de um ensino de línguas que tenha em conta o plurilinguismo e a interculturalidade.

O ensino de línguas em contextos plurilíngues e interculturais não só alarga o repertório linguístico dos alunos, mas também promove a compreensão e o respeito pela diversidade cultural, incentivando a cidadania global e consciente. As práticas de ensino de línguas, portanto, devem ser revistas para integrar não apenas questões linguísticas, mas também culturais, afetivas e políticas.

Este Dossiê Temático pretende reunir pesquisas e reflexões que abordem o ensino de línguas na perspectiva do plurilinguismo e da interculturalidade, analisando seus desafios, propostas pedagógicas e implicações para diferentes contextos educacionais, propriamente na formação de professores para a realidade plurilíngue e intercultural. O Dossiê buscará promover discussões sobre como o ensino de línguas pode ser um instrumento para a formação de indivíduos interculturais, capazes de navegar em sociedades multilíngues e multiculturais com competência, empatia e pensamento crítico.

Então, que tipo de educação (e formação) precisamos de pensar para a realidade que temos? Nessa relação entre educação e vida, na qual se baseia o paradigma de educação popular de Freire ([1968] 2019), é necessário pensar a Educação Linguística para que o sujeito seja levado a compreender, compreender, interagir, posicionar-se e (re)significar, face a este mundo cada vez mais globalizado e multicultural, que não funciona de forma segmentada, língua a língua, mas sim de forma transversal e inter-relacionada.

É nesse sentido que defendemos uma Educação Linguística crítica que possa ser, de fato, emancipatória e democrática (FREIRE [1968] 2019; DE MAURO, 2018; BAGNO 2005, 2019). Nesta perspectiva, é importante que os professores tenham uma formação sólida que lhes permita escolher e decidir sobre diferentes alternativas políticas e pedagógicas aplicadas ao quotidiano escolar, à vida universitária e nos diversos contextos formais e informais de ensino-aprendizagem. Este processo de formação é um processo de conscientização e não apenas intelectual, é um processo de prática, da prática à teoria e vice-versa. É no quotidiano que os professores descobrem se sua formação é adequada e quais possibilidades eles têm de se posicionar.

Por último, este Dossiê acolhe contribuições para o ensino de línguas, o multilinguismo e a interculturalidade em contextos escolares e universitários, na formação de professores e em vários contextos formais e informais, a fim de criar um debate rico a partir de diferentes perspectivas, a fim de explorar as diferentes abordagens teóricas e metodológicas para ensino de línguas em contextos multilíngues e interculturais; analisar o impacto do multilinguismo e da interculturalidade na formação de educadores e estudantes; discutir práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração de diferentes línguas e culturas no contexto educativo; investigar como o ensino de línguas pode contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania intercultural e crítica; refletir sobre os desafios enfrentados pelos educadores e administradores escolares na implementação de políticas linguísticas que respeitem a diversidade cultural e linguística.

 

Organização:

Sweder Souza - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras-UFPR) e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF-UA-Portugal)

Andréia Rutiquewiski - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CT)

Rosimar Oliveira - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

 

Submissão até: 15 de maio de 2025.

 

Informações para a submissão:

 1) O autor não teve nenhum texto publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.

2) O artigo não tem mais de quatro autores.

3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.

4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no

link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions

5) Selecionar a seção referente ao Dossiê e indicar ao editor que se refere à proposta do Dossiê.