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Ensino em Saúde IIv. 8 n. 45 (2021)
Os artigos aprovados para essa coletânea certamente não dão conta de explicar todos os fenômenos que carecem de atenção e estudos na área da saúde, especialmente quando ainda vivemos de forma catastrófica a Pandemia do novo Coronavírus, no qual mais de 570 mil pessoas tiveram suas histórias interrompidas, na qual lhe foram negadas acesso a um dos direitos humanos primordiais: a saúde.
Nosso compromisso, neste dossiê, está pautado pela diversidade de assuntos que necessitam ser divulgados de forma científica e, nesse sentido, os textos aqui apresentados são oriundos de todas as regiões do nosso país, contribuindo assim com a pluralidade de temas e autores.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Kelber Abrão (UFT)
Profa. Dra. Mariângela Afonso Rosa (UFPel)
Prof. Dr. Renan Antonio da Silva (UECE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2021.
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Ensino em Saúde Iv. 8 n. 44 (2021)
os temas reunidos neste dossiê certamente estão longe de abarcar de maneira completa o fascinante e, ao mesmo tempo, complexo campo do ensino em saúde. Logo, podemos inferir que o entendimento sobre saúde não pode ser visto unicamente pelo prisma biológico, mas sim, também, pelo social e educacional. Zelamos, neste dossiê, pela diversidade de assuntos que tangem o ensino em saúde, bem como a pluralidade do corpus de autores que representam as cinco regiões do nosso país oportunizando a disseminação de pesquisas e conhecimentos.
Boa leitura a todas e todos!
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Kelber Abrão (UFT)
Profa. Dra. Mariângela Afonso Rosa (UFPel)
Prof. Dr. Renan Antonio da Silva (UECE)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Maio de 2021.
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Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativasv. 8 n. 43 (2021)
Dossiê “Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas”. Por que esse Dossiê coloca a escola como espaço de ciência com consciência? Que sentido tem ciência com consciência? Por que iniciativas transdisciplinares e escolas criativas se nutrem e emergem de tal proposição? Bom, vamos apresentar alguns pontos que talvez nos auxilie na busca pelas respostas. Não pretendemos apresentar as respostas, mas as questões mobilizadoras.
Organização do dossiê:
Profa. Dra. Maria José de Pinho (UFT)
Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
Profa. Dra. Marta Genú Soares (UEPA)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2021.
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Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos IIIv. 8 n. 42 (2021)
Reconhecendo a relevância que a formação de professores exerce para o desenvolvimento do país, consideramos imperativo que novos olhares sejam oportunizados e outros questionamentos fomentados. Desse modo, esperamos que as leituras estimulem outras indagações e proposições em prol da formação docente.
Organização do dossiê:
Profa. Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Abril de 2021.
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Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos IIv. 8 n. 41 (2021)
O tema foi proposto buscando questionar e analisar o processo de formação de professores considerando os desafios que se evidenciaram na época da proposta do dossiê, em 2019. Hoje, entendemos que os desafios que já se apresentavam, foram potencializados pelos impactos devastadores da Pandemia causada pelo coronavírus, Sars-CoV-2.
Organização:
Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)Abril de 2021.
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Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos Iv. 8 n. 40 (2021)
Caras (os) leitoras (es) o dossiê “Formação de professores em tempos de crise: diferentes contextos I” foi elaborado objetivando discutir um tema fundamental para a educação: a formação docente.
Organização:
Dra. Carmem Lucia Artioli Rolim (UFT, Palmas-TO)
Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA, Belém-PA)Abril de 2021.
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Proteção Social em Tempos de Crisev. 8 n. 39 (2021)
O presente dossiê “Proteção Social em Tempos de Crise” surgiu da ideia de publicizar estudos e pesquisas que abarcam a temática da proteção social no contexto do capitalismo neoliberal. Parte da discussão que a humanidade, independentemente de sua organização, tradição, costume e cultura, necessita de proteção social para sua manutenção e sobrevivência, sejam de responsabilidades particulares/privadas e/ou coletivas/estatais.
Organização do dossiê:
Drª. Michelly Laurita Wiese (UFSC)
Drª. Rosemeire dos Santos (UFT)
Me. Alan de Loiola Alves (PUC-SP)Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Março de 2021.
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Discurso e Alteridade IIIv. 8 n. 38 (2021)
Neste terceiro volume, trazemos, de maneira hegemônica, textos que apresentam estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas por meio de discursos construídos em sala de aula e em espaços não escolares. Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.
Organização:
Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)Março de 2021.
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Discurso e Alteridade IIv. 8 n. 37 (2021)
Neste volume, apresentaremos textos que focalizam o ensino e a observação da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em situações diversas que trazem momentos de reflexão e, especialmente, a alteridade, elemento essencial para a formação e a evolução da identidade da pessoa surda, enquanto parte da sociedade na qual desenvolve suas atividades cotidianas.
Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize.
Organização:
Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)Março de 2021.
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Discurso e Alteridade Iv. 8 n. 36 (2021)
Neste primeiro volume, serão abordadas questões relacionadas à diversidade de estudos linguísticos baseados nas teorias da Análise do Discurso e estudos pertinentes aos falares representativos no território brasileiro. Para as discussões acerca da análise do discurso, serão apresentadas teorias e metodologias diversas que, entre outras, abordam a análise do discurso francesa de Michel Pêcheux e as concepções apresentadas pelo Círculo de Mikhail Bakhtin.
Organização:
Dra. Eunice Prudenciano de Souza (IFSP)
Dra. Liliane Scarpin S. Storniolo (Unitins)
Me. Rodrigo Vieira do Nascimento (Unitins)Março de 2021.
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Política de Saúde e Lutas Sociais em tempos de Pandemia da Covid-19v. 8 n. 35 (2021)
O Dossiê ora apresentado traz análises das tendências em processo, pois a pandemia da Covid-19 ainda não findou e seus desdobramentos são imprevisíveis diante do surgimento de novas cepas do vírus em vários países e territórios brasileiros, que ainda estão sendo pesquisadas. Contudo, os artigos aqui reunidos corroboram com o que é incontestável: não se pode enfrentar a pandemia sem enfrentar a imensa desigualdade social existente, sem considerar os estudos científicos e suas orientações, e, sobretudo, sem robustos sistemas públicos de saúde que não tomam a saúde e a vida como fontes de lucro. Diante dessas constatações, mudanças profundas precisam acontecer na atual forma de sociabilidade para que a vida esteja acima do lucro.
Organização do dossiê:
Dra. Maria Inês Souza Bravo (UERJ)
Dra. Maria Valéria Costa Correia (UFAL)
Dra. Clarissa Alves Fernandes de Menezes (Unitins)
Dra. Vanda Micheli Burginski (UFT)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)Fevereiro de 2021.
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Infância, Artes e Patrimônios Educativos IIIv. 8 n. 34 (2021)
O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento. A composição do volume III, contém um total de trinta e dois artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
Organização:
Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)Fevereiro de 2021.
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Infância, Artes e Patrimônios Educativos IIv. 8 n. 33 (2021)
A composição do volume II, contém um total de vinte e seis artigos, um relato de experiência, e uma entrevista com uma docente estudiosa e pesquisadora da área da História da Educação. Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
Desejamos uma excelente leitura.Organização:
Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)Fevereiro de 2021.
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Infância, Artes e Patrimônios Educativos Iv. 8 n. 32 (2021)
Os organizadores apresentam o dossiê intitulado “Infância, Artes & Patrimônios Educativos” que reúne pesquisas e estudos de nível nacional e internacional, está sendo coordenado por docentes de Universidades Brasileiras e Espanhola. Os estudos nas áreas de Infância, Artes & Patrimônios Educativos são as demarcações que protagonizam e configuram-se como elementos de possíveis conexões, reflexões e análises, nesta proposta. Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura), bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos (museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais).
Organização:
Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
Dr. José Carlos de Melo (Universidade Federal do Maranhão – UFMA)
Dr. Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla – Espanha)Fevereiro de 2021.
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Scientific knowledge to deal with today's challengesv. 8 n. 31 (2021)
In this sense, scientific efforts are made in all societies, firstly, to foster and increase awareness, and secondly, to operationalize knowledge, and in the meantime, to enrich general knowledge. Therefore, it is of utmost importance to realize that those having general knowledge are endowed with a deep understanding of sociocultural issues can better recognize social world problems and harms, and even strive to find solutions. Accordingly, by putting their guidance into practice, which is to abandon some habits and behavioral characteristics, health can go back to normal. It is noteworthy that each nation has its own certain culture, customs, and rituals. So, family gatherings, religious ceremonies, public holidays and national celebrations, new behaviors during public transport, etc. are among cases demanding much more consideration in this respect.
Organization:
Prof. PhD. Farshid Hadi, Islamic Azad University, Iran
Prof. PhD. Natalya B. Kudryavtseva, Saint Petersburg State University, RussiaJanuary, 2021.
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Linguística aplicada, dialogismo e práticas sociaisv. 8 n. 30 (2021)
Com o presente dossiê, composto pelo conjunto de artigos apresentados, que fazem avançar discussões tão caras à Linguística Aplicada na sua articulação com a Análise Dialógica dos Discursos, esperamos contribuir com a divulgação de pesquisas de relevância social, bem como fundamentar outras pesquisas de igual caracterização, já que todo enunciado é apenas um elo na cadeia de comunicação discursiva (VOLÓCHINOV, 2017).
Organização:
Prof. Me. Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL)
Prof. Dr. André Cordeiro dos Santos (IFAL)Janeiro de 2021.
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Reavaliando a avaliação na educação infantil: abraçar a mudançav. 7 n. 29 (2020)
O dossiê “Reavaliando a Avaliação na Educação Infantil: Abraçar a Mudança” organizado para a “Revista Humanidades & Inovação” reúne artigos de pesquisadores do Brasil e Portugal engajados na superação de abordagens da avaliação na e da educação infantil somente em perspectivas comportamentalista, desenvolvimentista ou cronológica, as quais normatizam suas idades e fases da vida. A avaliação, atividade característica de todas as etapas da Educação Básica, perpassa por diversos dilemas e contradições, apresenta-se como um tema polêmico, polissêmico e que muitas vezes se encontra em uma linha tênue no seu pensar e fazer na educação infantil, principalmente quando compreendemos que a avaliação é um processo no qual o docente também poderá avaliar-se enquanto organizador e mediador das ações pedagógicas.
Organização:
Prof. Dr. Altino José Martins Filho (UDESC)
Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Coll Delgado (UNOESC)
Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)Dezembro de 2020.
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Infâncias e pesquisas: problematizações epistemológicas, metodológicas e éticasv. 7 n. 28 (2020)
Temas como participação das crianças diretamente nas pesquisas, suas vozes, silenciadas ou escutadas, em ambientes rurais, ribeirinhos, em regiões centrais de uma grande cidade, onde parece impensável a presença de crianças em especial, “no centro” da cidade e da vida, entre ruas e avenidas, por vezes, inóspitas e vistas como desapropriadas às crianças. As pesquisas nos provocam, incômodos diante de um quadro de afastamento de crianças, desde bebês, de discussões urbanas e educacionais, e mais, deslocamentos, sobre nosso papel e presença diante das crianças... afinal, o que somos? Quais os princípios éticos que orientam nossas práticas de pesquisa? São tantos temas, tantas e tão importantes pesquisas que se entretecem ao longo do dossiê, são indissociáveis à medida em que umas conversam com outras contribuindo para a construção de um importante panorama sobre metodologias de pesquisas com crianças. Esperamos que gostem e que disto derivem novas pesquisas e diálogos.
Organização:
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
Prof.ª Dr.ª Marcia Aparecida Gobbi (USP)Dezembro de 2020.
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Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagensv. 7 n. 27 (2020)
Nos últimos anos o país tem enfrentado uma onda de conservadorismo e oposição a princípios básicos de cidadania e direitos, com cerceamento de iniciativas, estudos e pesquisas nas Ciências Humanas em geral e no campo da Sexualidade, em particular, notadamente aquelas que discutem Gênero e Educação Sexual. A Revista Humanidades & Inovação da Universidade Estadual de Tocantins (Unitins) apresenta a seus leitores o Dossiê: “Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagens”.
Organização:
Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro (UNESP, Araraquara-SP)
Prof.ª Dr.ª Maria Regina Momesso (UNESP, Bauru-SP)
Profª Ma. Solange Ap. de Souza Monteiro (UNESP, Araraquara-SP)Novembro de 2020.
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Línguas de Sinais da América Latinav. 7 n. 26 (2020)
O intercâmbio e a integração de pesquisadores, surdos e ouvintes, sempre esteve presente na América Latina. Os grupos de pesquisa nacionais e transnacionais e atuam de maneira a desvendar instâncias da diferença surda, a partir dos nossos saberes, das nossas complexidades e das nossas demandas locais. O Dossiê Línguas de Sinais da América Latina surge desse espírito colaborativo.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Miroslava Cruz Aldrete (UAEM, México)
Prof. Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT, Brasil)
Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT, Brasil)Novembro de 2020.
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Corporalidades, narrativas e conhecimentos insurgentes: um dossiê em tempos de intersecções de crisesv. 7 n. 25 (2020)
A iniciativa deste dossiê teve início em Junho de 2020 e se enraíza em uma temporalidade particularmente complexa, desafiadora e demandante no Brasil. Nós, e as/os demais autoras/es que integram este dossiê, produzimos nossos trabalhos arduamente em meio a instabilidades, incertezas e choque das notícias constantes sobre dezenas de milhares de mortes (que ainda ocorrem em nosso país no momento em que escrevemos essas linhas) devido a pandemia da COVID-19. Não bastando o horror da pandemia, tivemos - e ainda temos - que lidar com uma espécie de intersecção de crises, considerando a concomitância caótica de múltiplas crises para além meramente da pandêmica, como a econômica, a social, a política, a ética, a ecológica e a de direitos humanos que vem assolando o país e o mundo.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Luciana de Oliveira Dias
Prof.ª Dr.ª Cristiane Santos Souza
Prof. Dr. Carlos Eduardo HenningOutubro de 2020.
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Análise do Discurso: o que é e como se faz?v. 7 n. 24 (2020)
A Análise do Discurso é uma teoria e um método de interpretação. Assim, examinar textos orais, escritos e multimodais nas suas relações com os sentidos circulantes na sociedade em busca de compreender como opera interpretações heterogêneas em suas regularidades, em suas irregularidades e em suas derivas é um objeto caro à Análise do Discurso. Portanto, dito, grosso modo, um pouco do propósito da Análise do Discurso, esperamos que os nossos colaboradores demonstrem como esta é empregada segundo suas múltiplas vertentes e em seus objetos variados. Nessa perspectiva, este dossiê visa fortalecer o diálogo no interior do campo da interpretação e possibilitar novas análises, permitindo, desse modo, que o que é se atualize no como se faz.
Organização:
Prof. Dr. Carlos Piovezani (UFSCar/PPGL)
Prof. Dr. Thiago Barbosa Soares (UFT/PPG-Letras)Outubro de 2020.
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O sopro da voz é criadorv. 7 n. 23 (2020)
Este dossiê O sopro da voz é criador, preparado por diversas vozes e mãos, foi motivo de superação e celebração, pois neste ano de 2020, a pandemia do Covid-19 se alastrou e obrigou as pessoas a se isolarem, fisicamente, o que resultou em transtornos diversos. No entanto, as vozes não se calaram. Desafiando tempos sombrios, luzes de conhecimentos das distintas áreas se acenderam e clarearam o mundo.
Organização:
Prof.ª Ma. Aluska Silva Carvalho
Prof.ª Dr.ª Josebel Akel Fares
Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Rocha MedinaSetembro de 2020.
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Literatura Infantil e Juvenil e Leiturav. 7 n. 22 (2020)
Neste número, a Revista Humanidades & Inovação pretende discutir a interface entre literatura infantil e juvenil e a leitura a partir de artigos dedicados a pensar espaços de reflexão sobre as interfaces e interlocuções da literatura infantil e juvenil e da leitura. Com base no diálogo proposto, o dossiê contempla estudos sobre teorias da leitura, análise diacrônica da recepção de obras literárias, leitura de literatura infantil e juvenil na escola, formação do leitor literário, estudos críticos sobre autores e obras da literatura infantil e juvenil. A intenção é compartilhar ideias surgidas de investigações e experiências pedagógicas que permitam ampliar o campo de estudos em questão.
Organização:
Prof. Dr. Fabiano Tadeu Grazioli
Prof. Dr. Rosemar Eurico CoengaSetembro de 2020.
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Autoria e estilo nos estudos de mídia com ênfase na ficção seriada televisivav. 7 n. 21 (2020)
A meta da publicação “Autoria e estilo nos estudos de mídia com ênfase na ficção seriada televisiva”, fruto da parceria da revista Humanidades & Inovação da Unitins com o Grupo de Pesquisa A-Tevê: Laboratório de Análise da Ficção Televisiva, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, é fortalecer o debate sobre as abordagens metodológicas que tratam da ficção seriada para televisão, um dos fenômenos culturais mais potentes nas sociedades contemporâneas.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Maria Carmem Jacob de Souza (UFBA)
Prof.ª Ma. Thaiane Machado (UFBA)
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)Agosto de 2020.