-
Direitos Humanos IIv. 7 n. 20 (2020)
A temática dos Direitos Humanos ocupa posição central no âmbito dos debates acadêmicos no Brasil e no mundo. Dita importância reside não apenas na difusão social do tema, mas na luta pela efetivação dos direitos humanos, consideradas as constantes e sistemáticas violações testemunhadas a todo momento.
No imaginário social, a equivocada compreensão da noção de direitos humanos representa, por si só, a precariedade de nosso estágio civilizatório, a demonstrar o quanto ainda necessitamos caminhar na difusão social do respeito à integridade e à dignidade da pessoa humana.
A elaboração do dossiê temático Direitos Humanos materializa este esforço, encontrando na Revista Humanidades & Inovação espaço privilegiado para a reunião de trabalhos de significativa importância, selecionados dentre os melhores artigos científicos produzidos sobre o tema e encaminhados à Revista.
Organização:
Bartira Macedo De Miranda (Profa. Associada de Direito da UFG)
Tarsis Barreto Oliveira (Prof. Adjunto de Direito da Unitins)
Vinícius Pinheiro Marques (Prof. Adjunto de Direito da UFT)Agosto de 2020.
-
Direitos Humanos Iv. 7 n. 19 (2020)
A temática dos Direitos Humanos ocupa posição central no âmbito dos debates acadêmicos no Brasil e no mundo. Dita importância reside não apenas na difusão social do tema, mas na luta pela efetivação dos direitos humanos, consideradas as constantes e sistemáticas violações testemunhadas a todo momento.
No imaginário social, a equivocada compreensão da noção de direitos humanos representa, por si só, a precariedade de nosso estágio civilizatório, a demonstrar o quanto ainda necessitamos caminhar na difusão social do respeito à integridade e à dignidade da pessoa humana.
A elaboração do dossiê temático Direitos Humanos materializa este esforço, encontrando na Revista Humanidades & Inovação espaço privilegiado para a reunião de trabalhos de significativa importância, selecionados dentre os melhores artigos científicos produzidos sobre o tema e encaminhados à Revista.
Organização:
Bartira Macedo De Miranda (Profa. Associada de Direito da UFG)
Tarsis Barreto Oliveira (Prof. Adjunto de Direito da Unitins)
Vinícius Pinheiro Marques (Prof. Adjunto de Direito da UFT)Agosto de 2020.
-
Educação Básica: Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantinsv. 7 n. 18 (2020)
Os diálogos que constituem o primeiro dossiê temático idealizado pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) – Educação Básica – Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantins sinalizam para o estreitamento das fronteiras entre o ensino, de maneira especial à educação básica, e a pesquisa científica.
Organização:
Dra. Maria da Conceição de Jesus Ranke (Seduc)
Dra. Rosilene Lagares (UFT)
Dra. Mariany Almeida Montino (Unitins)Julho de 2020.
-
v. 7 n. 17 (2020)
No volume dois com temática livre da Revista Humanidades & Inovação, apresentamos aos leitores quarenta artigos, duas resenhas e uma entrevista, compondo a edição do mês de julho.
Organização:
Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Dr.ª Darlene Teixeira CastroJulho de 2020.
-
v. 7 n. 16 (2020)
A equipe editorial da Revista Humanidades & Inovação, observando a divulgação científica e a popularização da ciência, apresenta aos leitores quarenta e três artigos, um relato de experiência e um ensaio na edição livre do mês de julho.
Organização:
Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Dr.ª Darlene Teixeira CastroJulho de 2020.
-
Amazôniasv. 7 n. 15 (2020)
A pesquisa sobre as Amazônias objetiva incluir os excluídos da história, mulheres, negros, campesinos, artesãos e todos os que permanecem lutando pelo reconhecimento de suas produções culturais, educacionais, sociais, políticas e econômicas. Todos os que pleiteiam políticas que atendam às suas singularidades.
Organização:
Profa. Dra. Jocyléia Santana dos Santos (UFT)
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente (Unitins)Junho de 2020.
-
O Tocantins em direção ao desenvolvimento regionalv. 7 n. 14 (2020)
A conquista de melhores patamares de desenvolvimento regional é um grande desafio no mundo contemporâneo, perseguido nos quatro cantos do globo terrestre, e aqui no estado do Tocantins não seria diferente. Os níveis de desenvolvimento atingidos dependem de inúmeros fatores e contextos, porém sabemos que a história é fundamental no processo de aprendizado que nos leva a determinados caminhos.
Nosso objetivo com esse dossiê foi de reforçar o debate no Estado do Tocantins – Brasil pela via do conhecimento, pois sabemos que antes de tudo precisamos verbalizar através da linguagem as nossas construções para, posteriormente, concretizá-las. Assim, este dossiê busca trazer provocações, refl exões em diferentes níveis de maturidade, sobre um objeto avesso a modelos pré-determinados e a receitas prontas que são a conquista de melhores níveis de desenvolvimento para as regiões.
Organização:
Prof. Me. Augusto de Rezende Campos (Unitins)
Profa. Dra. Darlene Teixeira Castro (Unitins)
Prof. Dr. Waldecy Rodrigues (UFT)Junho de 2020.
-
Educação, Patrimônio e Paisagens Culturaisv. 7 n. 13 (2020)
Pensar a Educação, o Patrimônio e as Paisagens é refletir sobre a cultura e as imagens que carregamos em nós. É ativar a memória e lembrar, pensar o que somos, ver a cidade, o meio rural, e perceber que fazemos parte daquele contexto. É aí que se insere os estudos desse dossiê “Educação, Patrimônio e Paisagens Culturais”. Várias pesquisadoras e pesquisadores de muitas partes do Brasil atenderam o nosso chamamento e contribuíram com suas pesquisas. Pensaram e refletiram sobre cinema na sala de aula, literatura e teatro; trouxeram contribuições que problematizaram o patrimônio e refletiram sobre a paisagem local e regional.
Organização:
Profa. Dra. Mariza Silva de Araújo (IFESP)
Prof. Me. Francisco Isaac Dantas de Oliveira (UFRN-PUC-SP)Maio de 2020.
-
Pedagogia da alternância: formações, saberes e experiências da educação do/no campov. 7 n. 12 (2020)
Os textos abordam desde os mais de 50 anos de Pedagogia da Alternância, passando pelas interrogações, seus caminhos e percursos no Brasil, com duas experiências pontuais da França.
Destaca-se ainda os textos que abordam a formação de professores na Pedagogia da Alternância, assim como outros sobre formação continuada, formação integral, sobre o curso de licenciatura em educação do campo, a formação profissional, a integração saberes e conhecimentos escolares e o ensino médio.
São estudos e pesquisas de pesquisadoras/pesquisadores brasileiros e franceses de universidades como: UFSCAR, UFMG, UFPA, UFT, UECE, UNEB, UFF, UEPA, UNIVERSITE DE TOURS, além de professoras dos sistemas de ensino estaduais e municipais com narrativas e experiência vivenciadas em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro.
Organização:
Prof. Dr. Damião Rocha (UFT)
Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA)
Prof. Dr. Ronaldo Marcos L. Araujo (UFPA)Maio de 2020.
-
Histórias de Ensino no Brasilv. 7 n. 11 (2020)
O dossiê Histórias de ensino no Brasil na revista Humanidades & Inovação aborda justamente essas histórias e lembranças, não apenas como registro da memória, mas também como fonte de informações que nos proporcionem a compreensão sobre a diversidade da escolarização no Brasil em tempos e lugares diferenciados, lugares sociais inclusive.
Organização
Prof.ª Dr.ª Olivia Morais de Medeiros Neta (UFRN)
Prof.ª Dr.ª Maria Inês Sucupira Stamatto (UFRN)
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Abril de 2020. -
A escolarização da Educação Física no Século XXI: desafios contemporâneosv. 7 n. 10 (2020)
Neste número da Humanidades & Inovação, apresentamos 26 produções relativas à escolarização da Educação Física no Século XXI, enfatizando seus desafios hodiernos. A efervescência dessa questão foi abordada por diferentes óticas e perspectivas teóricas, denotando a riqueza conceitual e de concepções que têm impulsionado as discussões da/na Educação Física contemporânea. Espraiam-se artigos de pesquisa, relatos de experiência, ensaios teóricos e uma resenha para pensar caminhos para a efetivação de uma Educação Física historicamente situada e socialmente comprometida.
Organização
Prof. Dr. Rodrigo Lema Del Rio Martins (UFT)
Prof. Dr. André da Silva Mello (UFES)
Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM)
Abril de 2020. -
Tecnologia da Informação, Educação e Inovaçãov. 7 n. 9 (2020)
O presente dossiê nasce da parceria entre a revista Humanidades & Inovação da Unitins com o Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional de Sistemas – PPMCS da Universidade Federal do Tocantins – UFT na perspectiva do engajamento de diferentes profissionais com o objetivo de despertar a atenção dos leitores para os novos textos com resultados significativos para a sociedade.
Organização:
Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)
Dr. David Nadler (UFT)
Dr. George França (UFT)Março de 2020.
-
Educação formal e não formal, cultura e currículo IIIv. 7 n. 8 (2020)
O quadro de desigualdade social no Brasil vem conduzindo as políticas educacionais a se preocuparem com a evasão de alunos e neste contexto a reprovação é um dos elementos que acentua esse fenômeno. Quanto maior a evasão e a reprovação, mais acentuadas as divergências socioeconômicas e culturais num país e uma educação de qualidade pode conter os avanços da evasão e conter, inclusive, a evasão e o fracasso no ensino superior.
Organização:
Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS, UMC e UNESCO)Março de 2020.
-
Educação formal e não formal, cultura e currículo IIv. 7 n. 7 (2020)
O quadro de desigualdade social no Brasil vem conduzindo as políticas educacionais a se preocuparem com a evasão de alunos e neste contexto a reprovação é um dos elementos que acentua esse fenômeno. Quanto maior a evasão e a reprovação, mais acentuadas as divergências socioeconômicas e culturais num país e uma educação de qualidade pode conter os avanços da evasão e conter, inclusive, a evasão e o fracasso no ensino superior.
Organização:
Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS, UMC e UNESCO)Março de 2020.
-
Educação formal e não formal, cultura e currículo Iv. 7 n. 6 (2020)
O quadro de desigualdade social no Brasil vem conduzindo as políticas educacionais a se preocuparem com a evasão de alunos e neste contexto a reprovação é um dos elementos que acentua esse fenômeno. Quanto maior a evasão e a reprovação, mais acentuadas as divergências socioeconômicas e culturais num país e uma educação de qualidade pode conter os avanços da evasão e conter, inclusive, a evasão e o fracasso no ensino superior.
Organização:
Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS, UMC e UNESCO)Março de 2020.
-
Educação Hoje: reflexões críticasv. 7 n. 5 (2020)
O objetivo deste dossiê é identificar trabalhos no campo educacional, os conflitos ocorridos, suas formas de resolução, formação docente e, a partir dos resultados, iniciar uma aplicação efetiva no cotidiano escolar.
Organização:
Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS, UMC e UNESCO)Fevereiro de 2020.
-
v. 7 n. 4 (2020)
A Revista Humanidades & Inovação, em seu segundo volume de temas livres do ano de 2020, traz várias temáticas importantes para a contemporaneidade, com enfoques que versam sobre a violência, políticas públicas, gênero, direito do indígena, qualidade em serviços de saúde, inovação e prospecção tecnológica, dentre outros trazidos pelos autores.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Darlene Teixeira Castro
Fevereiro de 2020.
-
v. 7 n. 3 (2020)
Na primeira edição com temática livre da Revista Humanidades & Inovação, neste ano, apresentamos aos leitores vinte e oito artigos, três relatos de experiência, duas resenhas, um ensaio e uma entrevista.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Fevereiro de 2020.
-
Capitalismo e Política Social no Brasilv. 7 n. 2 (2020)
O tema proposto para este número da Revista Humanidades & Inovação trata especialmente de questões atuais, envolvendo uma reflexão sobre capitalismo e política social no Brasil, evidenciando alguns avanços e perspectivas através de estudos teóricos e empíricos – artigos científicos, resenhas e relato de experiência - realizados em diferentes regiões brasileiras.
Organização:
Dra. Célia Maria Grandini Albiero (UFT)
Dr. Davi Machado Perez (UFT)
Dra. Giselli de Almeida Tamarozzi (UFT)Janeiro de 2020.
-
(Desa)fios da leitura e da escrita na educação básica: (im)possibilidades na contemporaneidade brasileirav. 7 n. 1 (2020)
Este dossiê se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre a Educação Básica brasileira contemporânea que vem sendo desencadeado nas escolas públicas na última década do século XX e nas duas primeiras do século XXI. É notório que há um alto índice de crianças e adultos que não sabem (de)codificar os signos escritos no Brasil, além dos analfabetos funcionais, que são os indivíduos que sabem decodificar os signos linguísticos, mas não conseguem compreender as ambiguidades e entrelinhas do texto.
Organização:
Eduardo Dias da Silva (UnB)
Robson Coelho Tinoco (UnB)
Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio (UnB)Janeiro de 2020.
-
Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais: Interlocuções entre Currículo e Ensinov. 6 n. 18 (2019)
O Dossiê Temático “Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais: Interlocuções entre Currículo e Ensino”, objetivou o recebimento de trabalhos que tematizassem a Educação como prática sociocultural em sua relação com os fenômenos das desigualdades sociais e a pobreza. A busca pela garantia do direito à educação básica tem sido o foco das políticas educacionais dos governos desde os anos de 1995. As metas 1, 2 e 3 do PNE (Lei nº 13.005, de 25/06/ 2014) corroboram com essa diretriz política.
Organização:
Prof. Dr. Rubens Martins da Silva (Unitins)
Prof.ª Dr.ª Juciley Evangelista Freire (UFT)
Prof. Dr. José Carlos da Silveira Freire (UFT)
Dezembro de 2019.
-
Política Social e regressões sociais no Brasil: dilemas e desafiosv. 6 n. 17 (2019)
O Dossiê Temático “Política Social e regressões sociais no Brasil: dilemas e desafios” proposto pela revista se orienta por reflexões que interpretam a crise estrutural do capital, o neoliberalismo, a desestruturação do Estado, configurando-se em regressões em todas as esferas da vida social que conduzem à barbárie, à violência, à devastação do meio ambiente, às restrições democráticas e o ataque aos direitos humanos.
Organização:
Profa. Dra. Maria Helena Cariaga (UFT)
Profa. Dra. Vanda Micheli Burginski (UFT)
Novembro de 2019.
-
Edição Especial: Epistemologias e Feminismos negrosv. 6 n. 16 (2019)
Para avançar em exercícios de compreensão e explicação dos processos de produção de conhecimentos e saberes em sua relação com pensamentos insurgentes, como o pensamento feminista negro, há que se abrir para um campo altamente dialogado. É neste interativo ambiente dialógico que se torna possível forçar os limites epistemológicos impostos por um modelo de produção de conhecimentos que fora alicerçado em perspectivas hegemônicas, eurocêntricas, brancas e masculinas.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Luciana de Oliveira Dias
Antropóloga, feminista negra e professora da UFG
Novembro de 2019.
-
Infância, educação Infantil e formação de educadores: desafios e perspectivasv. 6 n. 15 (2019)
O objetivo deste dossiê é socializar estudos sobre a temática da Infância e educação infantil e a formação de seus educadores tanto na questão histórica como na atualidade, apontando seus desafios e suas perspectivas para o presente e o futuro. Busca-se, neste sentido, divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre Infância e a educação infantil, entre outras subtemáticas relativas, tais como: História da Infância, formação de educadores para a educação infantil.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
Prof.ª Dr.ª Mônica Appezzato Pinazza (USP)
Prof.ª Dr.ª Maria Odete Vieira Tenreiro (UEPG)
Outubro de 2019.
-
Cultura e território em perspectiva interdisciplinarv. 6 n. 14 (2019)
O presente Dossiê sobre Cultura e Território procurou receber trabalhos que articulassem questões sobre cultura e território e seus desdobramentos nos diversos temas: representação, identidade, memória, territorialidade, paisagem, poder, linguagens e práticas culturais. Os trabalhos abordaram essas questões de formas variadas, trazendo pesquisas sobre diversos objetos alcançando problemáticas locais, regionais, nacionais e globais. A proposta, portanto, do dossiê foi reunir uma gama de trabalhos que expusessem pesquisas sobre processos culturais e territoriais que explorassem diversas temáticas que ora se concentrassem na dimensão cultural, ora no território, ora privilegiasse a articulação das duas dimensões.
Organização:
Profa. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério (UFT)
Prof. Dra. Rosária Helena Ruiz Nakashima (UFT)
Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT)
Setembro de 2019.