Reunindo artigos científicos de colegas atuantes em diferentes áreas do conhecimento, este dossiê temático revisita o legado de Paulo Freire a fim de discutir, por meio de distintas ancoragens teóricas e metodológicas, as interseccionalidades – lutas políticas, sociais e intelectuais em interseção com as questões de raça, gênero, classe, entre outros (Davis, 1981; hooks, 1981), bem como a dialogicidade, enquanto necessidade existencial (Freire, 1992, p.34). Relembremos ainda, como preconiza o filósofo da educação brasileira, que a multiculturalidade se constitui na liberdade conquistada, no direito assegurado à cada cultura de mover-se no respeito em direção a uma outra, correndo livremente o risco da diferença, sem receios de ser diferente, de ser simultaneamente para si e para a outra. Em outras palavras, a unidade só se constitui na e pela diversidade.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Rosana Helena Nunes (Fatec/SP)
Prof.ª Dr.ª Helenice Roque De Faria (Seduc-MT/Unemat-Sinop)
Prof.ª Dr.ª Dllubia Santclair (Seduc/GO)
Prof. Dr. Kleber Aparecido Da Silva (UnB)
Prof. Dr. Paulo Roberto Massaro (USP)
Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)
Agosto de 2023.