A DIALOGICIDADE QUE IMPULSIONA AS CAMINHADAS INVESTIGATIVAS DE UM GRUPO DE PESQUISA

Palavras-chave: Dialogicidade. Paulo Freire. Investigadores. GTIE. Pensamento crítico.

Resumo

Apresentamos reflexões gerais sobre um grupo de pesquisa em tecnologias, inovação e ensino, que assumimos ser plural, uma vez que tem se constituído e fortalecido das partilhas de experiências e trocas de conhecimentos técnico-científicos atrelados às diferentes formações e estudos no âmbito das áreas de conhecimento da Educação, Educação Matemática e Ciência da Computação. Perante um trabalho formador entre os investigadores e os investigados (docentes, discentes, dentre outros) discutimos como a dialogicidade, presente na obra de Paulo Freire, pode funcionar como um elemento dinâmico de interação comunicativa que propulsiona todas as práticas desse grupo. Neste contexto, examinam-se as possibilidades e limitações entre os olhares que se debruçam sobre pesquisas realizadas e em andamento, trazendo a dialogicidade como uma oportunidade que age nos pesquisadores no exercício de fazer pesquisa ética, responsável, colaborativa, consciente e crítica. 

Biografia do Autor

Fernanda Marchiori Grave, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Mestra em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Avançado Barracão.

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática (Unioeste), Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, Paraná, Brasil.

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Publicado
2024-04-22