A DIALOGICIDADE QUE IMPULSIONA AS CAMINHADAS INVESTIGATIVAS DE UM GRUPO DE PESQUISA
Resumo
Apresentamos reflexões gerais sobre um grupo de pesquisa em tecnologias, inovação e ensino, que assumimos ser plural, uma vez que tem se constituído e fortalecido das partilhas de experiências e trocas de conhecimentos técnico-científicos atrelados às diferentes formações e estudos no âmbito das áreas de conhecimento da Educação, Educação Matemática e Ciência da Computação. Perante um trabalho formador entre os investigadores e os investigados (docentes, discentes, dentre outros) discutimos como a dialogicidade, presente na obra de Paulo Freire, pode funcionar como um elemento dinâmico de interação comunicativa que propulsiona todas as práticas desse grupo. Neste contexto, examinam-se as possibilidades e limitações entre os olhares que se debruçam sobre pesquisas realizadas e em andamento, trazendo a dialogicidade como uma oportunidade que age nos pesquisadores no exercício de fazer pesquisa ética, responsável, colaborativa, consciente e crítica.
Referências
BERINO, Aristóteles; SILVA, Monique de Oliveira. Paulo Freire e Milton Santos: aproximações, seduções. CAMPOS, Marília Lopes de; SOUZA, Lana Cláudia Fonseca de. Oficinas de ensino: III Semana Paulo Freire da UFRRJ. Seropédica: EDUR, p. 119-127, 2010.
CASALI, Alipio Márcio Dias. Os Gêneros de Texto na obra de Paulo Freire: um legado pedagógico e literário. Revista e-Curriculum, v. 10, n. 3, 2012.
D’AMBROSIO, Beatriz; LOPES, Celi. Movimento da insubordinação criativa em algumas pesquisas brasileiras em Educação Matemática. B. D’Ambrosio, & C. Lopes, Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática, p. 369-379, 2015.
DE ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Grupos de pesquisa: formação ou burocratização?. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 23, 2007.
FERREIRA, Michelle Dantas. Espiando pelas frestas de um grupo de pesquisa: diálogos sobre educação estética, arte e formação de professores. Tramas para Reencantar o Mundo, v. 2, n. 2, 2016.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980a.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980b.
FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, São Paulo, n. 9, p. 123-132, out. 1969.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36e. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 2e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2. ed. São Paulo: Olho D´Água, 1993b.
FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. A construção do conhecimento a partir da realidade do educando. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n.1, p. 365-380, jan./abr. 2018.
GARNICA, Antonio. Vicente. Marafioti. Filosofia da educação matemática: algumas re-significações e uma proposta de pesquisa. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad.: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MAINARDES, Jefferson. Grupos de pesquisa da área de educação no Brasil: Revisão de literatura. Cadernos de Educação, n. 65, 2021.
PLURAL. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em:
PORTAL GTIE. Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino: apresentação. 2023. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/gtie. Acesso em: 16 set. 2023.
ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador et al. Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1511-1523, 2018.
SILVA; Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. 2015. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Campina grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15750. Acesso em: 20 setembro de 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).