UM CASE DE SUCESSO NO IDEB: AFINAL DE QUEM É A CULPA?

Resumen

A qualidade na Educação é uma temática discutida em diversos países, criando assim, uma busca constante por construir maneiras e métodos que tenho como objetivo mensurá-la. Nesse contexto, são desenvolvidas avaliações e estabelecidos índices e metas, dentre esses, recebe destaque em nível internacional o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e na realidade brasileira o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar as principais estratégias utilizadas pelo Estado de Goiás que contribuíram para que ele obtivesse o melhor IDEB em 2019. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental.  Assim, estruturou-se essa pesquisa em quatro etapas, sendo: a primeira uma breve contextualização do IDEB, descrevendo o que é essa política, qual o propósito que ela foi criada, o âmbito de sua responsabilidade, e sua maneira de avaliação e monitoramento; a segunda a apresentação de uma construção histórica do IDEB de 2007 à 2019, dando ênfase nos resultados de Goiás; a terceira descrição do método utilizado nesse estudo; a quarta o compartilhamento das principais estratégias utilizadas por Goiás e a quinta a exposição dos culpados do resultado de Goiás no IDEB de 2019.  

Biografía del autor/a

Paulo de Sá Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Administração (pela UNOPAR) e em Pedagogia (pela Faculdade Alfa América), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (pelo IFGOIANO) e Doutorando em Educação (pela UNB). Atualmente é Diretor da Escola Digital e Coordenador de EaD do Serviço Nacional de Aprendizagem e Serviço Social da Indústria de Goiás - SESI SENAI GO.

Robson Vila Nova Lopes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando (2021) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade de Brasília – UnB; Especialista em Educação Municipal (2015) e Pedagogo (2008) pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professor do Magistério Superior junto à Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão no Centro Universitário ITOP – UNITOP, Palmas, Tocantins, Brasil.

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Ciências Econômicas (pela Universidade de Caxias do Sul), Doutor em Educação (pela UNICAMP) e Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació. Atualmente é professor Titular da Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação da Universidade de Brasília É membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF e do corpo editorial da Editora CulturaTrix. É membro do conselho editorial da Revista Ensaios É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC.

Citas

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Publicado
2024-04-22