UM CASE DE SUCESSO NO IDEB: AFINAL DE QUEM É A CULPA?
Resumo
A qualidade na Educação é uma temática discutida em diversos países, criando assim, uma busca constante por construir maneiras e métodos que tenho como objetivo mensurá-la. Nesse contexto, são desenvolvidas avaliações e estabelecidos índices e metas, dentre esses, recebe destaque em nível internacional o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e na realidade brasileira o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar as principais estratégias utilizadas pelo Estado de Goiás que contribuíram para que ele obtivesse o melhor IDEB em 2019. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Assim, estruturou-se essa pesquisa em quatro etapas, sendo: a primeira uma breve contextualização do IDEB, descrevendo o que é essa política, qual o propósito que ela foi criada, o âmbito de sua responsabilidade, e sua maneira de avaliação e monitoramento; a segunda a apresentação de uma construção histórica do IDEB de 2007 à 2019, dando ênfase nos resultados de Goiás; a terceira descrição do método utilizado nesse estudo; a quarta o compartilhamento das principais estratégias utilizadas por Goiás e a quinta a exposição dos culpados do resultado de Goiás no IDEB de 2019.
Referências
BRASIL, Casa Civil. Lei 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 nov. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes_compromisso.pdf. Acesso em: 14 mai. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Decreto 6.094/07. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm#:~:text=1o%20O%20Plano%20de,da%20qualidade%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica. Acesso em: 10 nov. 2021.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Aprender + Total: Governo de Goiás lança ato de cooperação com municípios em prol da Educação. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/aprender-total-governo-de-goias-lanca-ato-de-cooperacao-com-municipios-em-prol-da-educacao/. Acesso em: 07 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf. Acesso em: 08 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Educação: Investimentos fazem de Goiás o 1º lugar na Educação pública do País. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/educacao-investimentos-fazem-de-goias-o-1o-lugar-na-educacao-publica-do-pais/. Acesso em: 10 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Excelência e Equidade. Disponível em: http://www.seduce.go.gov.br/documentos/chamamentopublico2017/02/Gest%C3%A3o%20Compartilhada%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s%20-%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20B%C3%A1sicas.pdf. Acesso em: 07 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Governo de Goiás faz grandes investimentos no transporte escolar em 2019. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/governo-de-goias-faz-grandes-investimentos-no-transporte-escolar-em-2019/. Acesso em: 09 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Governo de Goiás inicia segunda etapa do Reformar e lança novo programa de aquisição de equipamentos. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/infraestrutura-nas-escolas-governo-de-goias-inicia-segunda-etapa-do-reformar-e-lanca-novo-programa-de-aquisicao-de-equipamentos/. Acesso em: 13 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. No Dia do Professor, governador anuncia ajuda de custo para servidores da educação e lança dois programas de melhorias em escolas. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/no-dia-do-professor-governador-anuncia-ajuda-de-custo-para-servidores-da-educacao-e-lanca-dois-programas-de-melhorias-em-escolas/. Acesso em: 07 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Novas matrizes curriculares da rede estadual destacam o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/novas-matrizes-curriculares-da-rede-estadual-destacam-o-ensino-de-lingua-portuguesa-e-de-matematica/. Acesso em: 15 mai. 2022.
GOIÁS, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Seduc e Instituto Unibanco lançam formação on-line para tutores educacionais. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/seduc-e-instituto-unibanco-lancam-formacao-on-line-para-tutores-educacionais/. Acesso em: 13 mai. 2022.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 08 mai. 2022.
IMB, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. 2º Relatório de Monitoramento do Plano Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: https://www.tcmgo.tc.br/pne/wp-content/uploads/2020/01/2-relatorio-de-monitoramento-do-pee-goias.pdf. Acesso em: 14 mai. 2022.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 20 mai. 2022.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermediárias para a trajetória do Ideb no Brasil, estados, municípios e escolas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB - Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=3578359. Acesso em: 08 mai. 2022.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Metas. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/metas. Acesso em: 10 mai. 2022.
ONU, Organização das Nações Unidas. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 mai. 2022.
PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João. Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Futura, 1998.
QEDU, QEdu Academia. Como o Ideb é calculado. Disponível em: https://academia.qedu.org.br/ideb/como-o-ideb-e-calculado/. Acesso em: 10 mai. 2022.
QEDU, QEdu Academia. Metas do Ideb. Disponível em: https://academia.qedu.org.br/ideb/metas-do-ideb/. Acesso em: 08 mai. 2022.
UNIBANCO, Instituto Unibanco. Relatório de Atividades Jovem de Futuro 2019. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2020/06/IU-Relatorio_Atividades_GO_2019-digital.pdf. Acesso em: 07 mai. 2022.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).