UM CASE DE SUCESSO NO IDEB: AFINAL DE QUEM É A CULPA?
Abstract
A qualidade na Educação é uma temática discutida em diversos países, criando assim, uma busca constante por construir maneiras e métodos que tenho como objetivo mensurá-la. Nesse contexto, são desenvolvidas avaliações e estabelecidos índices e metas, dentre esses, recebe destaque em nível internacional o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e na realidade brasileira o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar as principais estratégias utilizadas pelo Estado de Goiás que contribuíram para que ele obtivesse o melhor IDEB em 2019. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Assim, estruturou-se essa pesquisa em quatro etapas, sendo: a primeira uma breve contextualização do IDEB, descrevendo o que é essa política, qual o propósito que ela foi criada, o âmbito de sua responsabilidade, e sua maneira de avaliação e monitoramento; a segunda a apresentação de uma construção histórica do IDEB de 2007 à 2019, dando ênfase nos resultados de Goiás; a terceira descrição do método utilizado nesse estudo; a quarta o compartilhamento das principais estratégias utilizadas por Goiás e a quinta a exposição dos culpados do resultado de Goiás no IDEB de 2019.
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