EXPERIENCIANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Abstract

As disciplinas dos currículos escolares vêm sendo cada vez mais formatadas para se configurarem como estanques umas das outras, na tentativa de preservar identidade, autonomia e os ensino-aprendizagem, pode apresentar dificuldades em compreender as inter-relações entre conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa (LP) e Matemática. Nosso objetivo neste relato de experiência é destacar a possibilidade de haver um trabalho interdisciplinar entre conteúdos de LP e Matemática, especificamente a Linguística e a Lógica por meio da Divulgação Científica (DC). Dessa forma, relataremos a experiência promovida pelo projeto de extensão “(F)Atos da linguagem: entre a lógica e a linguística”. A motivação para realização desse projeto foi a possibilidade de propor e resolver questões voltadas à Olimpíada Brasileira de Linguística em que os conteúdos das referidas disciplinas pudessem ser trabalhados de maneira interdisciplinar, atrelando-se à ideia de popularização da ciência.

Author Biographies

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado, Mestre e Doutor em Linguística (pela UFSCar). Atualmente é professor na Universidade Federal da Bahia, atuando no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLInC).

Erika Kress, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Graduada e Mestra em Letras (pela UninCor) e Doutora em Ciências da Linguagem (pela UNIVÁS). É professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (campus Varginha).

References

AUTOR, 2020.
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Published
2024-04-22
Section
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência