EXPERIENCIANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Letramento Científico. Interdisciplinaridade. Olimpíada Brasileira de Linguística.

Resumo

As disciplinas dos currículos escolares vêm sendo cada vez mais formatadas para se configurarem como estanques umas das outras, na tentativa de preservar identidade, autonomia e os ensino-aprendizagem, pode apresentar dificuldades em compreender as inter-relações entre conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa (LP) e Matemática. Nosso objetivo neste relato de experiência é destacar a possibilidade de haver um trabalho interdisciplinar entre conteúdos de LP e Matemática, especificamente a Linguística e a Lógica por meio da Divulgação Científica (DC). Dessa forma, relataremos a experiência promovida pelo projeto de extensão “(F)Atos da linguagem: entre a lógica e a linguística”. A motivação para realização desse projeto foi a possibilidade de propor e resolver questões voltadas à Olimpíada Brasileira de Linguística em que os conteúdos das referidas disciplinas pudessem ser trabalhados de maneira interdisciplinar, atrelando-se à ideia de popularização da ciência.

Biografia do Autor

Jackson Wilke da Cruz Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado, Mestre e Doutor em Linguística (pela UFSCar). Atualmente é professor na Universidade Federal da Bahia, atuando no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLInC).

Erika Kress, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Graduada e Mestra em Letras (pela UninCor) e Doutora em Ciências da Linguagem (pela UNIVÁS). É professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (campus Varginha).

Referências

AUTOR, 2020.
BRASIL, SEMTEC. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ministério da Educação Brasília, 2000.
LOUREIRO, L.F.; NASCIMENTO, A.C.S.; SILVEIRA, C.; SILVA, M.D.J.; COSTA, V.P. Interdisciplinaridade: uma proposta epistemológica para a ciência pós-moderna. InterSciencePlace, v.14, n.4, p.127-147, 2019.
DOS SANTOS, C.A. Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Thema, v.15, n.2, p.363-370, 2018.
SAMPAIO, T.O.M. Onde estão os Linguistas na Divulgação Científica Brasileira?. Revista do EDICC. ISSN 2317-3815, v. 5, 2018.
SOUZA, S.C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v5, p. 182-200, 2015.
MARTINS, Eduardo Cardoso. Olimpíadas de Linguística: mosaico de uma prática social baseada em problemas. 2022. 568 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Linguística, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Publicado
2024-04-22
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência