PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA ANTIRRACISTA: BNCC E A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação à Língua Portuguesa no Ensino Médio e implicações que reverberam às questões étnico-raciais. Escolheu-se para análise a competência específica 2. A metodologia é de caráter bibliográfico e fundamenta-se em estudos de Paulo Freire (1987; 1992; 1994; 1997) e Nunes (2019), além do documento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007), para melhor compreender a BNCC, ao considerar questões étnico-raciais e a importância para uma educação mais igualitária e solidária. O artigo apresenta 2 seções. Na seção 1, a revisão da literatura em que se propõe apresentar obras de Freire (1987; 1992; 1994; 1997) e verificar em que medida o pensamento freireano pode contribuir para uma proposta de intervenção, que privilegia o acesso à educação como direito humano, ao considerar uma educação linguística crítica antirracista à aprendizagem de Língua Portuguesa. Na seção 2, o artigo foca na análise do documento da BNCC no item “Linguagem e suas Tecnologias no Ensino Médio: competências específicas e habilidades”. Assim, discute-se a importância de um currículo que verse a educação linguística crítica antirracista, que promova o exercício pleno da cidadania através das aprendizagens em Língua Portuguesa.
Referências
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