EDITORIAL

Abstract

Reunindo artigos científicos de colegas atuantes em diferentes áreas do conhecimento, este dossiê temático revisita o legado de Paulo Freire a fim de discutir, por meio de distintas ancoragens teóricas e metodológicas, as interseccionalidades – lutas políticas, sociais e intelectuais em interseção com as questões de raça, gênero, classe, entre outros (Davis, 1981; hooks, 1981), bem como a dialogicidade, enquanto necessidade existencial (Freire, 1992, p.34). Relembremos ainda, como preconiza o filósofo da educação brasileira, que a multiculturalidade se constitui na liberdade conquistada, no direito assegurado à cada cultura de mover-se no respeito em direção a uma outra, correndo livremente o risco da diferença, sem receios de ser diferente, de ser simultaneamente para si e para a outra. Em outras palavras, a unidade só se constitui na e pela diversidade.

Author Biographies

Rosana Helena Nunes, Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP)

Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), no Programa de Linguística, sob a supervisão do Prof. Kleber Silva. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP), na área da linguagem. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Especialização em Lato Sensu na Universidade Sorocaba (UNISO). Licenciatura em Letras, português/inglês (Instituição de Ensino Ciências e Letras).

Helenice Joviano Roque-Faria, Seduc/Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2019). Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2022). Docente Colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus de Sinop/MT) - Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Letras (PPGLETRAS). É professora efetiva da educação básica e lotada na E.E Tiradentes de Sinop/MT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, Letramentos, Formação Docente (Inicial e Contínua), Letramento Racial Crítico, Educação Linguístico-literária Antirracista. É autora de diversas obras literárias antirracistas e desenvolve projetos culturais/literários em Mato Grosso.

Dllubia Santclair, Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC-GO)

Licenciada em Letras Português-Inglês (UEG – Campus Porangatu). Mestre em Educação Linguagem e suas Tecnologias (UEG – Campus Anápolis) e doutoranda em linguística pela Universidade de Brasília (UnB). É docente em língua inglesa na Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC-GO). 

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Estudos Linguísticos (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Penn State University/EUA; em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP; e em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professor Associado 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil. Atualmente é Visiting Scholar pela Stanford University.

Paulo Roberto Massaro, Universidade de São Paulo (USP)

Atualmente desenvolvendo atividades de Pós-Doutoramento (2023-2024) junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, o docente-pesquisador é Licenciado em Letras (Francês/Português), Mestre e Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), instituição na qual atua, desde julho de 2006, como docente de Língua Francesa na Habilitação Francês do Curso de Letras. 

References

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Published
2024-04-22