ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O IMPACTO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO EM AULAS DE ATLETISMO
Resumo
O presente estudo busca analisar as contribuições e impactos da formação de professores e materiais pedagógicos nas aulas de Educação Física. A professora participante da pesquisa, inicialmente esteve presente no curso de formação continuada, e participou do processo de assessoria pedagógica e por fim recebeu o material pedagógico para seu planejamento. Foi realizada uma observação participante durante os dias de aula na turma escolhida, entrevistas com a professora e alunos. Observamos contribuições significativas no planejamento da professora e interação dos alunos nas aulas relacionadas ao conteúdo atletismo.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 225, 2011.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física e temas transversais na escola. Campinas: Papirus, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2012.
GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara. Utilizando o moodle na educação física: sobre um material didático virtual para o ensino do atletismo. Motrivivência, 27(44), 109-124, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
IORA, Jacob Alfredo; MARQUES, Carmem Lucia. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico-emancipatória e didática comunicativa. Pensar a Prática, 16(2), 2013.
LOPES, Marcia Regina Sousa; MILEN NETO, Alvaro Rego; PARENTE, Maria. Larissy; ARAUJO, João Gabriel Eugênio; SOUSA, Cleyton Batista; MOURA, Diego Luz. A prática do planejamento educacional em professores de educação física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, 27(1), 2016.
MATTHIESEN, Sara; CARVALHO, Jaqueline; PRADO, Sofia Razaboni; CEREGATTO, Luciana. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Motriz, 354-360, 2008.
MATTHIESEN, Sara; SILVA, Melissa Fernandes Gomes da; SILVA, Augusto César Lima. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.
MIRANDA, Carlos Fabre. O corpo das crianças nas aulas de atletismo na escola. Cadernos CEDES, 32(87), 177-186, 2012.
MOLINA NETO, Vicente. A formação profissional em Educação Física e Esportes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 19(1), 34-41, 1997.
MOURA, Diego Luz. Cultura e educação física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
PERFEITO, Roger Barreto; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; MARIA, Willian Braviano; SOARES, Amanda; SANTOS, Marcio Borgonovo dos. Avaliação das aulas de Educação Física na percepção dos alunos de escolas públicas e particulares. Journal of Physical Education, 19(4), 489-499, 2008.
PRADO, Vagner Matias do; MATTHIESEN, Sara. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Motriz,120-127, 2007.
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, 167-178, 2005.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DINIZ, Ilka Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; PALHARES, Marcelo Fadori Soares; DARIDO, Suraya Cristina. Temas transversais e livro didático: possibilidades para a educação física escolar brasileira. Revista Mineira da Educação Física. Viçosa, Edição especial, (1), 658-669, 2012.
SOUSA, Cleyton Batista; MOURA, Diego Luz. Como ensinar em Educação Física? Uma síntese de 10 anos da produção acadêmica sobre métodos de ensino. In: XIX CONBRACE e VI CONICE, 2015, Vitória-ES. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; AMARAL, Lucas Vieira; MELO, Marcelo Soares Tavares de; DARIDO, Suraya Cristina; LIMA, Ricardo Bezerra Torres. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, 21(2), 479-493, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
WITTIZORECKI, Elisandro; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, 11(1), 47-70, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).