ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O IMPACTO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO EM AULAS DE ATLETISMO

Palavras-chave: Atletismo. Educação física escolar. Formação docente.

Resumo

 O presente estudo busca analisar as contribuições e impactos da formação de professores e materiais pedagógicos nas aulas de Educação Física. A professora participante da pesquisa, inicialmente esteve presente no curso de formação continuada, e participou do processo de assessoria pedagógica e por fim recebeu o material pedagógico para seu planejamento. Foi realizada uma observação participante durante os dias de aula na turma escolhida, entrevistas com a professora e alunos. Observamos contribuições significativas no planejamento da professora e interação dos alunos nas aulas relacionadas ao conteúdo atletismo.

Biografia do Autor

Maria Larissy da Cruz Parente, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada em Licenciatura em Educação Física (pela Univasf), Mestre em Educação Física (pela Univasf). Atualmente é professora da rede estadual da Bahia e tutora no Curso de Educação Física SEAD – Univasf.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UFG). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física).

Referências

AMORIM FILHO, Mário Lúcio de; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 24(2), 223-238, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 225, 2011.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física e temas transversais na escola. Campinas: Papirus, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2012.
GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara. Utilizando o moodle na educação física: sobre um material didático virtual para o ensino do atletismo. Motrivivência, 27(44), 109-124, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
IORA, Jacob Alfredo; MARQUES, Carmem Lucia. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico-emancipatória e didática comunicativa. Pensar a Prática, 16(2), 2013.
LOPES, Marcia Regina Sousa; MILEN NETO, Alvaro Rego; PARENTE, Maria. Larissy; ARAUJO, João Gabriel Eugênio; SOUSA, Cleyton Batista; MOURA, Diego Luz. A prática do planejamento educacional em professores de educação física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, 27(1), 2016.
MATTHIESEN, Sara; CARVALHO, Jaqueline; PRADO, Sofia Razaboni; CEREGATTO, Luciana. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Motriz, 354-360, 2008.
MATTHIESEN, Sara; SILVA, Melissa Fernandes Gomes da; SILVA, Augusto César Lima. Atletismo na escola. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.
MIRANDA, Carlos Fabre. O corpo das crianças nas aulas de atletismo na escola. Cadernos CEDES, 32(87), 177-186, 2012.
MOLINA NETO, Vicente. A formação profissional em Educação Física e Esportes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 19(1), 34-41, 1997.
MOURA, Diego Luz. Cultura e educação física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
PERFEITO, Roger Barreto; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; MARIA, Willian Braviano; SOARES, Amanda; SANTOS, Marcio Borgonovo dos. Avaliação das aulas de Educação Física na percepção dos alunos de escolas públicas e particulares. Journal of Physical Education, 19(4), 489-499, 2008.
PRADO, Vagner Matias do; MATTHIESEN, Sara. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Motriz,120-127, 2007.
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, 167-178, 2005.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DINIZ, Ilka Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; PALHARES, Marcelo Fadori Soares; DARIDO, Suraya Cristina. Temas transversais e livro didático: possibilidades para a educação física escolar brasileira. Revista Mineira da Educação Física. Viçosa, Edição especial, (1), 658-669, 2012.
SOUSA, Cleyton Batista; MOURA, Diego Luz. Como ensinar em Educação Física? Uma síntese de 10 anos da produção acadêmica sobre métodos de ensino. In: XIX CONBRACE e VI CONICE, 2015, Vitória-ES. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; AMARAL, Lucas Vieira; MELO, Marcelo Soares Tavares de; DARIDO, Suraya Cristina; LIMA, Ricardo Bezerra Torres. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, 21(2), 479-493, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
WITTIZORECKI, Elisandro; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, 11(1), 47-70, 2005.
Publicado
2024-04-22