INTERSECCIONALIDADES NA VOZ DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 

Palavras-chave: Interseccionalidades. Paulo Freire. Educação Inclusiva. Equidade. Diálogo. Empoderamento.

Resumo

O presente trabalho investiga a intersecção das interseccionalidades com a filosofia pedagógica de Paulo Freire dentro do âmbito da educação inclusiva. A noção de interseccionalidades, que reconhece as interações complexas entre diversos sistemas de opressão, fornece uma ferramenta analítica primordial para a apreensão das identidades multifacetadas e das vivências dos discentes. Aliada aos preceitos de Freire, que valorizam a conscientização crítica, a dialogicidade e a transformação social, tal perspectiva promete enriquecer a prática pedagógica voltada para a inclusão, fomentando a equidade e o empoderamento.  

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e Doutor em Educação. É psicanalista. Pedagogo, Bacharel em Administração. Atualmente é Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe.

Referências

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Publicado
2024-04-22