FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA FREIREANA: UM BREVE DIÁLOGO COM AS OBRAS DE PAULO FREIRE
Resumo
Este relato apresenta reflexões acerca da experiência com a disciplina de Fundamentos da Pedagogia Freireana, durante o curso de Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Aborda as relações entre as obras de Paulo Freire com músicas, filmes e poesias, que buscam refletir sobre a educação popular e sobre o sentido e o significado por meio de noções da escuta, da fala, da leitura, da escrita e do diálogo, aprender, ensinar e humanizar na Pedagogia Freireana. Para tanto, as reflexões foram ancoradas nas obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (1987), A importância do ato de ler (1989) e Educação como Prática de Liberdade (1967). Todos os textos lidos e debatidos, foram problematizados, levantando ideias e conceitos considerados importantes para a discussão e resultados dos estudos, permitindo compreender as implicações da Pedagogia Freireana na organização das práticas da educação popular.
Referências
CORA CORALINA. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. 2011. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
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