FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA FREIREANA: UM BREVE DIÁLOGO COM AS OBRAS DE PAULO FREIRE

Resumen

Este relato apresenta reflexões acerca da experiência com a disciplina de Fundamentos da Pedagogia Freireana, durante o curso de Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Aborda as relações entre as obras de Paulo Freire com músicas, filmes e poesias, que buscam refletir sobre a educação popular e sobre o sentido e o significado por meio de noções da escuta, da fala, da leitura, da escrita e do diálogo, aprender, ensinar e humanizar na Pedagogia Freireana. Para tanto, as reflexões foram ancoradas nas obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (1987), A importância do ato de ler (1989) e Educação como Prática de Liberdade (1967). Todos os textos lidos e debatidos, foram problematizados, levantando ideias e conceitos considerados importantes para a discussão e resultados dos estudos, permitindo compreender as implicações da Pedagogia Freireana na organização das práticas da educação popular.

Biografía del autor/a

Michele Pereira Vilas Novas, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Letras (pela Faculdade UNIRG), Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (pela UNINTER) e Mestranda em Educação (pela UFT). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO.

Adriano Batista Castorino, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras (UFG), Mestrado em Ciências do Ambiente (UFT), Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (PUC - SP), Pós - Doutorado em Antropologia (UFSC), Professor na Universidade Federal do Tocantins/Diretoria de Tecnologias Educacionais - DTE/UFT. 

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Pedagogia (UECE), Mestrado em Educação (UFG), Doutorado em Educação (UFG), Pós - Doutorado em Educação (UEPA), Professor na Universidade Federal do Tocantins/Professor do Mestrado Profissional em Educação-UFT. 

Citas

CORACINI, Maria José. A Celebração do Outro Arquivo, Memória e Identidade. CAMPINAS: Mercado de Letras, 2007.

CORA CORALINA. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. 2011. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.

https://www.youtube.com/watch?v=GjJ20VatzU4
https://www.youtube.com/watch?v=dzNvk80XY9s
https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8&t=360s
https://www.youtube.com/watch?v=8G2XBVeURVE&t=916s
https://www.youtube.com/watch?v=8ui9umU0C2g
https://www.youtube.com/watch?v=0G383538qzQ
https://www.youtube.com/watch?v=-1cI4nYIQqs
https://www.youtube.com/watch?v=3eKnerBU4HY
https://www.youtube.com/watch?v=dzNvk80XY9s
https://www.youtube.com/watch?v=suia_i5dEZc
https://www.youtube.com/watch?v=Wplj0ITkwho
https://www.youtube.com/watch?v=pfwzLDj0yzM
https://www.youtube.com/watch?v=PzI2itRuoeA
https://www.youtube.com/watch?v=XeSxg-YsAI4
https://www.youtube.com/watch?v=9fX8Dhnc2Iw
https://www.youtube.com/watch?v=atXuxbc7zZk
https://www.youtube.com/watch?v=ETqMNQw-a9M
https://www.youtube.com/watch?v=diJMzgpbrI4
https://www.youtube.com/watch?v=I0PjuPu78rQ
http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/180-carlos-de-assumpcao
http://www.ufrgs.br/rotascriticas/textos/Poema%20sujo.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=W6iVPCRflQM
https://www.youtube.com/watch?v=ms84S1JTAYg
https://www.youtube.com/watch?v=8vtU1Oikx84
https://www.youtube.com/watch?v=a01QQZyl-_I
https://www.youtube.com/watch?v=7nEf7qDskUc
https://www.youtube.com/watch?v=5QAior-t0vQ
https://www.youtube.com/watch?v=lAZx3TxilnQ
https://www.youtube.com/watch?v=ifNS6ptRuNs
https://www.youtube.com/watch?v=u5CVsCnxyXg
http://arquivopessoa.net/textos/163
https://orderfromnoise.wordpress.com/2017/06/03/maya-angelou-cinco-poemas-traduzidos/
Publicado
2024-04-22