FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA FREIREANA: UM BREVE DIÁLOGO COM AS OBRAS DE PAULO FREIRE

Palavras-chave: Ensinar. Aprender. Humanizar. Pedagogia. Paulo Freire.

Resumo

Este relato apresenta reflexões acerca da experiência com a disciplina de Fundamentos da Pedagogia Freireana, durante o curso de Mestrado Profissional em Educação, na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Aborda as relações entre as obras de Paulo Freire com músicas, filmes e poesias, que buscam refletir sobre a educação popular e sobre o sentido e o significado por meio de noções da escuta, da fala, da leitura, da escrita e do diálogo, aprender, ensinar e humanizar na Pedagogia Freireana. Para tanto, as reflexões foram ancoradas nas obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (1987), A importância do ato de ler (1989) e Educação como Prática de Liberdade (1967). Todos os textos lidos e debatidos, foram problematizados, levantando ideias e conceitos considerados importantes para a discussão e resultados dos estudos, permitindo compreender as implicações da Pedagogia Freireana na organização das práticas da educação popular.

Biografia do Autor

Michele Pereira Vilas Novas, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Letras (pela Faculdade UNIRG), Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (pela UNINTER) e Mestranda em Educação (pela UFT). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO.

Adriano Batista Castorino, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras (UFG), Mestrado em Ciências do Ambiente (UFT), Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (PUC - SP), Pós - Doutorado em Antropologia (UFSC), Professor na Universidade Federal do Tocantins/Diretoria de Tecnologias Educacionais - DTE/UFT. 

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Pedagogia (UECE), Mestrado em Educação (UFG), Doutorado em Educação (UFG), Pós - Doutorado em Educação (UEPA), Professor na Universidade Federal do Tocantins/Professor do Mestrado Profissional em Educação-UFT. 

Referências

CORACINI, Maria José. A Celebração do Outro Arquivo, Memória e Identidade. CAMPINAS: Mercado de Letras, 2007.

CORA CORALINA. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. 2011. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.

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http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/180-carlos-de-assumpcao
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http://arquivopessoa.net/textos/163
https://orderfromnoise.wordpress.com/2017/06/03/maya-angelou-cinco-poemas-traduzidos/
Publicado
2024-04-22