REFLEXOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Palavras-chave: Pandemia. Isolamento social. Educação. Ensino presencial. Ensino remoto.

Resumo

A pandemia Covid-19 tem ampliado as dificuldades sociais, econômicas e educacionais em todo o mundo. No Brasil vem apresentando transformações em todos os setores da vida social, neste artigo é proposto uma reflexão dos impactos na educação brasileira. Com o objetivo de compreender as mudanças que a pandemia trouxe para a educação e as mudanças que têm ocasionado no cotidiano dos professores, tendo por base o ensino remoto nos anos de 2020-2021. Assim, desenvolve-se um estudo exploratório, quanti-qualitativo, situado na sociologia da educação, ocupando-se das análises bibliográficas e experiências educacionais experenciadas diante do campo da pesquisa, a partir do isolamento e suspensão de atividades presenciais. Os resultados revelaram que a pandemia tem acarretado consequências drásticas na educação, dentre elas, destacam-se a evasão e a desigualdade no acesso tecnológico.

Biografia do Autor

Diego Kenji de Almeida Marihama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Iberoamericana, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá, graduado em Filosofia pela Arquidiocese de São Paulo (UNIFAI), graduado em Pedagogia pela Faculdade Alpha América. É Diretor Pedagógico da A Recreativa.

Gerilucia Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), graduada em Pedagogia (UFAM). É professora na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em Manaus/AM. 

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da mesma universidade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado
2024-04-22