ESTUDOS CRÍTICOS EM LÍNGUA(GEM): INTERSECCIONALIDADES COM O PENSAMENTO FREIREANO
Resumo
O artigo discute o lugar em que se encontra a Linguística Aplicada à luz de alguns métodos de linguagem. Essa pesquisa fundamentou-se em um diálogo profícuo entre a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1967, 1987, 1992, 1994, 1997), em relação à práxis educativa, e a Linguística Aplicada Crítica (CALVET, 2007; PENNYCOOK, 2006; PENNYCOOK; MAKONI, 2020; RAJAGOPALAN, 2003, 2013), além de documentos oficiais: Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica (BRASIL, 2021), Constituição de 1988 (BRASIL. Constituição (1988/2021), LDB/71 (BRASIL, 1971), LDB/2017 (BRASIL. LDB. 1996/2017) e Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007). Para tanto, o artigo apresenta duas seções. A seção 1 apresenta algumas obras, que corresponde à importância do pensamento freireano para os estudos críticos em língua(gem). Na seção 2, O resultado de uma investigação de um estágio de supervisão pós-doutoral, intitulado “Educação Profissional e Tecnológica e Ensino de Língua Portuguesa (LP) em tempo de crise: perspectivas, interfaces e desafios para uma Educação Humanizadora”. Nessa seção, destaca-se a reformulação de ementas, como uma proposta de educação humanizadora, para cursos tecnológicos.
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