ESTUDOS CRÍTICOS EM LÍNGUA(GEM): INTERSECCIONALIDADES COM O PENSAMENTO FREIREANO
Abstract
References
BRASIL. LDB (1971). Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. [Publicação original]. Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRASIL. Constituição (1988/2021). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRASIL. LDB (1996/2017). Lei 9394/96. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal/Coordenação de Edições Técnicas.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Diário Oficial da União. 2021. 19 p. Edição 3, seção 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 76 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 3.ed. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/catalogo-nacional-dos-cursos-superiores-de-tecnologia. Acesso em: 12.ago.2020.
CALVET, L. J. As Políticas Linguísticas. Florianópolis/São Paulo: Ipol/Parábola, 2007.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. Gêneros textuais – reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p.137-152.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREITAS, C. C. de; AVELAR, M. G. Leitura do e no mundo digital. Multiletramentos na formação de professores de línguas. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A.; FREITAS, C. C. (org.). Praxiologias do Brasil Central sobre a educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, p. 91-108, 2021. Disponível em: https://br1lib.org/book/16990250/3c2a74. Acesso em: 26 fev. 2022.
KLEIMAN, Ângela (Org.). Os significados do letramento – uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
NUNES, R.H. Abordagem (sócio)histórica e emancipatória em educação: diálogo entre Bakhtin e Freire. In PEREIRA, A.L.; SOUZA, A.C.; BRÍGIDO, Edimar; GABRIEL, F.A.; MARTINEZ, F.W. (Orgs.). Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2019. p.64-92.
PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. Tradução Luiz Paulo Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PENNYCOOK, A.; PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V. Reflections on Critical Applied linguistics: a conversation with Alastair Pennycook. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 613-632, jul./dez. 2016.
PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. Nova York: Routledge, 2020.
PESSOA, R. R.; SILVA, A.; FREITAS, C. C. (org.). Praxiologias do Brasil Central: sobre educação linguística crítica. (1. ed.). São Paulo: Pá de Palavra, 2021. Disponível em: https://br1lib.org/book/16990250/3c2a74. Acesso em: 26 fev. 2022.
PESSOA, R. R. Movimentos críticos de uma prática docente. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE-MÓR, Walkyria. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 185-198.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
RAJAGOPALAN, K. Política Linguística: do que se trata afinal? In: NICOLAIDES, C.;
SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminho e descaminhos. Revista Pátio, ano VII, n° 29, fev./abr. 2004.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as múltiplas facetas. In: 26° Reunião da ANPED - GT Alfabetização, Leitura e Escrita. Poços de Caldas, 2003.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/cursos-oferecidos-pelas-fatecs/. Acesso em: 16.jul.2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).