ESTUDOS CRÍTICOS EM LÍNGUA(GEM): INTERSECCIONALIDADES COM O PENSAMENTO FREIREANO

Résumé

O artigo discute o lugar em que se encontra a Linguística Aplicada à luz de alguns métodos de linguagem. Essa pesquisa fundamentou-se em um diálogo profícuo entre a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1967, 1987, 1992, 1994, 1997), em relação à práxis educativa, e a Linguística Aplicada Crítica (CALVET, 2007; PENNYCOOK, 2006; PENNYCOOK; MAKONI, 2020; RAJAGOPALAN, 2003, 2013), além de documentos oficiais: Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica (BRASIL, 2021), Constituição de 1988 (BRASIL. Constituição (1988/2021), LDB/71 (BRASIL, 1971), LDB/2017 (BRASIL. LDB. 1996/2017) e Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007). Para tanto, o artigo apresenta duas seções. A seção 1 apresenta algumas obras, que corresponde à importância do pensamento freireano para os estudos críticos em língua(gem). Na seção 2, O resultado de uma investigação de um estágio de supervisão pós-doutoral, intitulado “Educação Profissional e Tecnológica e Ensino de Língua Portuguesa (LP) em tempo de crise: perspectivas, interfaces e desafios para uma Educação Humanizadora”. Nessa seção, destaca-se a reformulação de ementas, como uma proposta de educação humanizadora, para cursos tecnológicos.   

Bibliographies de l'auteur

Rosana Helena Nunes, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP)

Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), no Programa de Linguística, sob a supervisão do Prof. Kleber Silva. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP/SP). Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP), na área da linguagem. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Especialização em Lato Sensu na Universidade Sorocaba (UNISO). Licenciatura em Letras, português/inglês (Instituição de Ensino Ciências e Letras).

Dr., Universidade de Brasília (UnB)

 

Kleber Aparecido da Silva est professeur associé 1 au Département de linguistique, portugais et langues classiques de l'Institut de lettres de l'Université de Brasília (UnB) depuis 2009, où il donne des cours de portugais brésilien comme langue seconde et dans le programme d'études supérieures en linguistique de l'UnB, dans le programme d'études supérieures en lettres: culture, éducation et langues de l'Université d'État du sud-ouest de Bahia et dans le programme d'études supérieures en lettres de l'Université fédérale de Tocantins - Campus de Porto Nacional. Il est titulaire d'un doctorat en études linguistiques de l'UNESP (São José do Rio Preto). Il est post-doctorant en linguistique appliquée à l'UNICAMP ; en linguistique appliquée et études linguistiques de la PUC-SP ; en linguistique de l'UFSC. Il est étudiant post-doctoral en études linguistiques à l'Université fédérale de Minas Gerais et en linguistique appliquée à la Pennylvania State University/USA. Il est coordinateur du Groupe d'études critiques et avancées en langues (GECAL). Ses domaines d'intérêt de recherche comprennent le genre, la race et l'éducation linguistique; langage(joyau), discours et pratiques identitaires ; (multi)alphabétisations et formation critique des professeurs de langues ; théories et pédagogies critiques et pratiques décoloniales dans la production de connaissances.

Références

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Publiée
2024-04-22