TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavras-chave: Representações Sociais. Educação Física. Sustentabilidade. Educação Básica. Meio Ambiente.

Resumo

A presente pesquisa objetivou mapear e analisar as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2021 em programas brasileiros de pós-graduação de mestrado e doutorado que versam sobre a Teoria das Representações Sociais, Sustentabilidade e a Educação Física. No que tange aos aspectos metodológicos, a presente investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagens qualitativa do tipo Estado do Conhecimento. A busca pelos trabalhos foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes por meio dos descritores ‘representações sociais’, ‘Sustentabilidade’, ‘Meio ambiente’ e ‘Educação Física’. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados treze trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados apontam que nos três últimos anos ocorreu uma baixa nas pesquisas com a temática das representações sociais, Educação Física e sustentabilidade, incluídas no Catálogo de Teses e Dissertações Capes. A pesquisa encontrou em 2019 mais pesquisas, em 2020 houve uma queda significativa nas pesquisas, mas em 2021 mais teses foram identificadas. Em síntese, os estudos apontam que pós-graduandos vêm se apropriando gradativamente da Teoria das Representações Sociais em diferentes áreas do conhecimento para aplicação nos estudos do campo da Educação Física.

Biografia do Autor

Carla Elaine Alves Ferreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor na Universidade Estácio de Sá e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
2024-04-22