TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Resumen

A presente pesquisa objetivou mapear e analisar as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2021 em programas brasileiros de pós-graduação de mestrado e doutorado que versam sobre a Teoria das Representações Sociais, Sustentabilidade e a Educação Física. No que tange aos aspectos metodológicos, a presente investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagens qualitativa do tipo Estado do Conhecimento. A busca pelos trabalhos foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes por meio dos descritores ‘representações sociais’, ‘Sustentabilidade’, ‘Meio ambiente’ e ‘Educação Física’. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados treze trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados apontam que nos três últimos anos ocorreu uma baixa nas pesquisas com a temática das representações sociais, Educação Física e sustentabilidade, incluídas no Catálogo de Teses e Dissertações Capes. A pesquisa encontrou em 2019 mais pesquisas, em 2020 houve uma queda significativa nas pesquisas, mas em 2021 mais teses foram identificadas. Em síntese, os estudos apontam que pós-graduandos vêm se apropriando gradativamente da Teoria das Representações Sociais em diferentes áreas do conhecimento para aplicação nos estudos do campo da Educação Física.

Biografía del autor/a

Carla Elaine Alves Ferreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor na Universidade Estácio de Sá e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
2024-04-22