CORPO, EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS

Palavras-chave: Paulo Freire. Estudos Culturais Físicos. Produção do Conhecimento.

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar como a pedagogia de Paulo Freire atravessa os Estudos Culturais Físicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo revisão sistemática de literatura. Por intermédio do levantamento de pesquisas na obra “Routledge handbook of Physical Cultural Studies” e de forma suplementar no banco de dados do Google Acadêmico, foi possível identificar 10 estudos que fizeram parte do corpus amostral. Os resultados nos permitiram constatar que as categorias analíticas de Paulo Freire, a saber: “diálogo”, “conscientização”, “práxis” e “justiça social” foram recrutadas nas produções acadêmicas que focalizavam nos ECF.  Notamos que três obras de Paulo Freire foram citadas, dentre elas: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” e “Educação para a consciência crítica”. Assim, foi possível estabelecer desenhos que contribuíram para a compreensão da cultura física, por meio das dimensões teóricas e metodológicas do pensamento de Paulo Freire.

 

Biografia do Autor

Ábia Lima de França, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Cleiton da Silva Nascimento, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia, Pontal do Araguaia, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado
2024-04-22