CORPO, EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS
Abstract
O estudo tem por objetivo investigar como a pedagogia de Paulo Freire atravessa os Estudos Culturais Físicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo revisão sistemática de literatura. Por intermédio do levantamento de pesquisas na obra “Routledge handbook of Physical Cultural Studies” e de forma suplementar no banco de dados do Google Acadêmico, foi possível identificar 10 estudos que fizeram parte do corpus amostral. Os resultados nos permitiram constatar que as categorias analíticas de Paulo Freire, a saber: “diálogo”, “conscientização”, “práxis” e “justiça social” foram recrutadas nas produções acadêmicas que focalizavam nos ECF. Notamos que três obras de Paulo Freire foram citadas, dentre elas: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” e “Educação para a consciência crítica”. Assim, foi possível estabelecer desenhos que contribuíram para a compreensão da cultura física, por meio das dimensões teóricas e metodológicas do pensamento de Paulo Freire.
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