A SEGREGAÇÃO SOCIO-ESPACIAL, DIREITO A CIDADE E A ESTIGMATIZACÃO NOS BAIRROS: VILA SÃO JOSÉ, JARDIM DAS VIVENDAS E SÃO SEBASTIÃO NA CIDADE DE JARAGUÁ – GO.
Resumo
Esse estudo pautará na exploração e identificação da ausência do Estado nos bairros circunvizinhos do São José na cidade de Jaraguá (GO), bem como a verificação da falta de infraestrutura pública, lazer e habitações dignas, onde a precarização éobservada através da paisagem. Ao demonstrar que a cidade atual marcada pela desigualdade acentuada pelo capitalismo está longe de ser uma sociedade justa e democrática. Nessa perspectiva o sujeito em questão fica inerente a violência, tráfico, habitações precárias e vulnerabilidade ambiental, já que o sujeito mora onde ele possui condições, e esses bairros são carentes das necessidades básicas para o indivíduo. Esses locais não dispõem de subsídios como: lazer, emprego, cursos profissionalizantes, cultura, e de fato, essas questões ampliam a vulnerabilidade social e econômica.
Referências
AMANAJÁS; KLUG.Direito à Cidade, Cidades Para Todos E Estrutura Sociocultural Urbana. In: A nova agenda urbana e o Brasil: insumos para sua construção e desafios a sua implementação / organizadores: Marco Aurélio Costa, Marcos Thadeu Queiroz Magalhães, Cesar Buno Favarão. – Brasília: Ipea, 2018.
CARLOS, A. F. A. O poder do corpo no espaço público: o urbano como privação e o direito à cidade. GEOUSP – Espaço e Tempo São Paulo v. 18 n. 2 p. 472-486, 2014.
_______. Diferenciação sócio-espacial. Cidades, Presidente Prudente, v.4, n.6, p.45-60, 2007.
CARMO; PORTO; DELL’AQUILA. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA PERIFERIA DE SÃO PAULO: Análise da vulnerabilidade social em enclave fortificado por meio de geotecnologias. Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2019.
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DUARTE, A.J. O processo de segregação socioespacial dos jovens pobres nas periferias de Goiânia. 2016.
FOLHA de Jaraguá. Homem é atingido por golpe de facão durante briga no Jardim das vivendas. Folha de Jaraguá, Jaraguá, 2020. Disponível em:
LEFEBVRE, Henri. Le Droit à laVille. Paris: Economica, 1968 (3ª ed. 2009).
LEFEVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.
LOPES, M.L; RAMIRES, J.C.L. Uma Caracterização Sócio-Espacial Da Periferia Urbana De Uberlândia-MG.
HARVEY, D. O Direito a Cidade. Lutas Sociais, São Paulo, 2012.
MELO, Zélia Maria. Os estigmas: a deterioração da identidade social. PUC-MG. 2000. Disponível em: (Acesso em: 15/06/2007).
MARISCO, Luciane Maranha. Revisitando Autores Sobre Os Conceitos De Segregação Socioespacial E Exclusão Social Na Análise Da Produção Desigual Do Espaço Urbano. Revista Contexto Geográfico, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 45 - 56, jul. 2020. ISSN 2595-7236. Disponível em:
SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. 7 ed. São Paulo: Stúdio Nobel. (Coleção espaços) 2000.
SANTANA, V. Aluna é esfaqueada por colega durante briga em escola, em Jaraguá (GO). G1 GO, Jaraguá, 2018. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).