VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM BOA VISTA - RORAIMA: ESTUDO DE CASO SOBRE A OPERAÇÃO ARCANJO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo examinar, mediante análise documental, o cenário nacional e do estado de Roraima acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como o impacto causado pela Operação Arcanjo no contexto regional. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema social que assola o Brasil. Diante desse cenário, esse artigo propõe uma discussão acerca da violência sexual contra criança e adolescente, tendo como pano de fundo a rede de exploração sexual de vulneráveis desmantelada pela Operação Arcanjo em 2008, que chocou o País ante a magnitude do problema e a projeção social dos envolvidos - ocupantes de cargos públicos de alto escalão e grandes empresários. Ao final, verificou-se que, apesar de todos os esforços de políticas públicas voltadas para coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes, a violência sexual praticada contra vulneráveis ainda é uma realidade no estado de Roraima. A discussão será apresentada a partir de uma abordagem qualitativa em que se analisam dados a fim de dimensionar o problema, e de revisão bibliográfica, além da análise de fatos locais noticiados nos meios de comunicação no município de Boa Vista – Roraima. A investigação apontou a viabilidade de se desenvolver um estudo sobre o tema com o intuito de combater práticas questionáveis similares, que possam prejudicar crianças e adolescentes na região.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio de (coord.). Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em:
________. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 20 anos. Paraíba, 2010.
FALEIROS, Vicente de Paula. A violência sexual contra crianças e adolescentes e a construção de indicadores: a crítica do poder, da desigualdade e do imaginário. In: Oficina de Indicadores de Violência Intra-Familiar e da Exploração Sexual Comercial de crianças e adolescentes. CECRIA-CESE, MS/ SNDH/ DCA. Brasília, 1997.
FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio-ago. 2015. Disponível em:
GODINHO, Almir. A publicidade de atos do inquérito policial nos casos de estupro. JusBrasil, 2019. Disponível em:
JESUS, Núbia Angélica. O círculo vicioso da violência sexual: do ofendido ao agressor. Psicologia, Ciência e Profissão, 26(4), 672-683. 2006.
LAMAZON, VANESSA LIMA. A educação e o enfretamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: um balanço de dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2020. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Boa Vista – RR.
LEAL, Maria Lucia Pinto. (Org). Exploração Sexual Comercial de Meninos, Meninas e de Adolescentes na América Latina e Caribe. Relatório Final - Centro de Referência.
LIRIO, Flávio Corsini. Avaliação da implementação das ações de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em escolas públicas de ensino fundamental do bairro do Guamá – Belém/PA. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MALACREA, Marinella. Caratteristiche, dinamiche ed effetti della violenza su bambini e bambine. In: CICCOTTI, Ermenegildo. Vite in bilico: Indagine retrospettiva su maltrattamenti e abusi in età infantile, Firenze: Istituto degli Innocenti, 2006.
OPERAÇÃO ARCANJO: Prisões por pedofilia completam 2 anos. JusBrasil, 2010. Disponível em:
Operação Arcanjo: processo termina e 7 réus por escândalo de pedofilia em RR têm penas que somam 300 anos, diz MP. G1, 2019. Disponível em:
OPERAÇÃO ARCANJO. JusBrasil, 2009. Disponível em:
PFEIFFER, Luci. SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência – Jornal de Pediatria. 0021-7557/05/81-05-Supl/S197. 2005. Disponível em:
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.
STUPIGGIA, Maurizio. O corpo violado: uma abordagem psicocorporal do trauma do abuso. Natal: EDUFRN, 2010.
STJ mantém prisão de procurador condenado por pedofilia. JusBrasil, 2009. Disponível em:
TRAJANO, Andrezza; RONDON, José Eduardo. Procurador é preso suspeito de pedofilia. Folha de São Paulo, 2008. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).