VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM BOA VISTA - RORAIMA: ESTUDO DE CASO SOBRE A OPERAÇÃO ARCANJO

Palavras-chave: Violência Sexual. Criança e Adolescente. Roraima.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar, mediante análise documental, o cenário nacional e do estado de Roraima acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como o impacto causado pela Operação Arcanjo no contexto regional. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema social que assola o Brasil. Diante desse cenário, esse artigo propõe uma discussão acerca da violência sexual contra criança e adolescente, tendo como pano de fundo a rede de exploração sexual de vulneráveis desmantelada pela Operação Arcanjo em 2008, que chocou o País ante a magnitude do problema e a projeção social dos envolvidos - ocupantes de cargos públicos de alto escalão e grandes empresários. Ao final, verificou-se que, apesar de todos os esforços de políticas públicas voltadas para coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes, a violência sexual praticada contra vulneráveis ainda é uma realidade no estado de Roraima. A discussão será apresentada a partir de uma abordagem qualitativa em que se analisam dados a fim de dimensionar o problema, e de revisão bibliográfica, além da análise de fatos locais noticiados nos meios de comunicação no município de Boa Vista – Roraima. A investigação apontou a viabilidade de se desenvolver um estudo sobre o tema com o intuito de combater práticas questionáveis similares, que possam prejudicar crianças e adolescentes na região.

Biografia do Autor

Márcio Vitor de Moura Ramos, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Roraima.

Samuel Ferreira da Silva, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Roraima.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Direito em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidade de Salamanca (Espanha). Doutor em Direito em Passado e Presente dos Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto no Curso de Direito e no programa de pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da UFRR.

Referências

BRASIL. Guia escolar: rede de proteção à infância. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Ministério da Educação, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio de (coord.). Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em:. Acesso em: 25 de out. 2023.

________. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 20 anos. Paraíba, 2010.

FALEIROS, Vicente de Paula. A violência sexual contra crianças e adolescentes e a construção de indicadores: a crítica do poder, da desigualdade e do imaginário. In: Oficina de Indicadores de Violência Intra-Familiar e da Exploração Sexual Comercial de crianças e adolescentes. CECRIA-CESE, MS/ SNDH/ DCA. Brasília, 1997.

FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 139-144, maio-ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 de out. 2023.

GODINHO, Almir. A publicidade de atos do inquérito policial nos casos de estupro. JusBrasil, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 de out. 2023.

JESUS, Núbia Angélica. O círculo vicioso da violência sexual: do ofendido ao agressor. Psicologia, Ciência e Profissão, 26(4), 672-683. 2006.

LAMAZON, VANESSA LIMA. A educação e o enfretamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: um balanço de dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2020. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Boa Vista – RR.

LEAL, Maria Lucia Pinto. (Org). Exploração Sexual Comercial de Meninos, Meninas e de Adolescentes na América Latina e Caribe. Relatório Final - Centro de Referência.

LIRIO, Flávio Corsini. Avaliação da implementação das ações de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes em escolas públicas de ensino fundamental do bairro do Guamá – Belém/PA. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

MALACREA, Marinella. Caratteristiche, dinamiche ed effetti della violenza su bambini e bambine. In: CICCOTTI, Ermenegildo. Vite in bilico: Indagine retrospettiva su maltrattamenti e abusi in età infantile, Firenze: Istituto degli Innocenti, 2006.

OPERAÇÃO ARCANJO: Prisões por pedofilia completam 2 anos. JusBrasil, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. 2023.

Operação Arcanjo: processo termina e 7 réus por escândalo de pedofilia em RR têm penas que somam 300 anos, diz MP. G1, 2019. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. 2023.

OPERAÇÃO ARCANJO. JusBrasil, 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. 2023.

PFEIFFER, Luci. SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência – Jornal de Pediatria. 0021-7557/05/81-05-Supl/S197. 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. 2023.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.

STUPIGGIA, Maurizio. O corpo violado: uma abordagem psicocorporal do trauma do abuso. Natal: EDUFRN, 2010.

STJ mantém prisão de procurador condenado por pedofilia. JusBrasil, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 de out. 2023.

TRAJANO, Andrezza; RONDON, José Eduardo. Procurador é preso suspeito de pedofilia. Folha de São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 de out. 2023.
Publicado
2024-04-22