O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA
Resumo
Este trabalho, de análise bibliográfica e de proposição didática, pretende investigar em que medida o uso de jogos teatrais na escola podem contribuir para o combate à violência de gênero nas escolas de ensino médio. Para tanto, adotamos como perspectiva teórica o Teatro Político de Augusto Boal, através do qual propomos uma sequência didática para as disciplinas de Arte e de Literatura com foco no combate à discriminação sexual e violência de gênero. Como aporte teórico, destacam-se as contribuições Boal (2005a/2005b/2009), Bourdieu (2003/2012), Foucault (1988), Louro (2007), Vieira (2020), Barrilo (2010), Videres e Brito (2008), dentre outros. Os resultados apontam para o Teatro Político, mais especificamente, o Teatro do Oprimido formulado por Augusto Boal como uma alternativa no combate à violência de gênero na escola, possibilitando a construção de um olhar atravessado pelo lugar social do outro, de suas dores e lidas.
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