O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA

Palavras-chave: Jogos teatrais. Ensino Médio. Teatro do Oprimido. Violência de gênero.

Resumo

Este trabalho, de análise bibliográfica e de proposição didática, pretende investigar em que medida o uso de jogos teatrais na escola podem contribuir para o combate  à violência de gênero nas escolas de ensino médio. Para tanto, adotamos como perspectiva teórica o Teatro Político de Augusto Boal, através do qual propomos uma sequência didática para as disciplinas de Arte e de Literatura com foco no combate à discriminação sexual e violência de gênero. Como aporte teórico, destacam-se as contribuições Boal (2005a/2005b/2009), Bourdieu (2003/2012), Foucault (1988), Louro (2007), Vieira (2020), Barrilo (2010), Videres e Brito (2008), dentre outros. Os resultados apontam para o Teatro Político, mais especificamente, o Teatro do Oprimido formulado por Augusto Boal como uma alternativa no combate à violência de gênero na escola, possibilitando a construção de um olhar atravessado pelo lugar social do outro, de suas dores e lidas.

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-Doutorado em História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Mossoró, atuando como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Felipe Andrade Saldanha , Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI pela Universidade Federal Rural Semi-Árido - UFERSA; Licenciado em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI, com Especialização em Arte e Educação pela mesma instituição.

Efraim de Alcântara Matos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino pela RENOEN – Polo da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Cedro.

João Carlos Pereira Braga, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Especialista em Educação Matemática pelo Colégio Pedro II,  Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Referências

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Publicado
2024-04-22