A PEDAGOGIA E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO EM TELA: REFLEXÕES ACERCA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA (FAM) / POLO: ABAETETUBA/PA

Palavras-chave: Pedagogia. Mercado de Trabalho. Projeto de Extensão

Resumo

Este trabalho se refere a uma pesquisa realizada no âmbito da graduação, no curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio de um projeto de extensão na Faculdade de Educação Ciência e Tecnologia da Amazônia (FAM), assim, sinalizamos o objetivo de observar e identificar os desafios do/a pedagogo/a em seus espaços de atuação. Assim, buscamos compreender a pedagogia dentro de sua complexidade de atuação; visitar os espaços em articulação com os relatos de seus respectivos profissionais e apontar a partir da interface teórica e prática, os desafios destes profissionais em seus ambientes de trabalho. Logo, temos como referencial metodológico para o trabalho (BARBOSA, 1998; SEVERINO, 2007) e como teoria nos ancoramos em (LIBÂNEO, 1998; CAMBI, 1999; FREIRE, 2008 e TARDIF, 2003). Desta forma, aponta-se a necessidade de formação continuada e debate legal que legitime a profissão na esfera jurídica e concretize as demarcações do/a pedagogo/a em seus lugares de atuação no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Laércio Farias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação e Cultura (pela UFPA). Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Danrley Ferreira Moraes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Educação do Campo (pela UFPA). Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Referências

ALONSO, M. A supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In N. S. C. Ferreira & S. Carapeto (Orgs.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo a sociedade aprendente. 12ª ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.
BARBOSA, E. F. Instrumentos de Coleta de Dados em Pesquisas
Educacionais. Educativa: Instituto de Pesquisa e Inovações
Educacionais; 1998, p. 1-10. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B363E5BFD-17F5-433A-91A0-2F91727168E3%7D_instrumentos%20de%20coleta.pdf. Acesso em: 05 mai. 2022.
BARDAGI, M. P., LASSANCE, M. C. P., PARADISO, A C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1), 153-166, 2003.
BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: ed. da Unesp, 1999.
CINTRA, R. C. G. G. Ludicidade e prática docente na educação da criança: Estado da Arte. Pesquisaeduca, Santos, v. 06, n. 11, p.84-96, jan-jun. 2014.
FRANCO, M. J. N.; GONÇALVES, L. S. M. Coordenação pedagógica e formação de
professores: caminhos de emancipação ou dependência profissional. Psicol. da Educ.,São Paulo, 37, 2013, pp. 63-71.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social, Julho. 2012,p. 1-36 Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200013&script=sci_arttext. Acesso em 14 de jul. 2022.
LEIRO, Augusto Cezar; MORAES, Candida A., SANTOS, Vanessa Ribeiro. Educação Popular e Pedagogia Social: Diálogo singular e experiência plural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 171-182, jan./jun. 2015 Disponivel em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1323. Acesso em 03 de jul. 2022.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora
Positivo, 2009.
LOPES, Izolda (org), TRINDADE, Ana Beatriz, CANDINHA, Márcia Alvim.
Pedagogia Empresarial: formas e contextos de atuação. 3º Edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
MELO, D.C.Q. de; LIMA, V.M.M. Professor na Pedagogia Hospitalar: Atuação e desafios, 2018. Disponível em: https://jornal.unoestr.br. Acesso em: 18 jun. 2022.
NÓVOA, A. Nada substitui o bom professor. (Palestra proferida em São Paulo, a convite do Sinpro-SP, em 2008). Disponível em: http://www.sinpro.org.br/noticias.asp?id_noticia=639. Acesso em: 15 set. 2022.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2009.
PRADO, A. A Pedagogia Empresarial e a Educação Corporativa. Artigo empreendedorismo. 20 fev. 2018. Disponível em: corporativa/>. Acesso em: 17 jul. 2022.
OLIVEIRA, L. B. Pedagogia empresarial: atuação do Pedagogo nas organizações. In: COLOQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristovão (SE). Anais[...] São Cristovão (SE), 2012.
RIBEIRO, A. Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo na Empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
SANTOS, Suzana (org.). Introdução à Pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
SANTOS, Naiara Stéfane Soares; COUTINHO, Marta Callou Barros; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. A Contribuição do Lúdico na Educação Infantil. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 43p. 139-150, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23º ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOMMERHALDER, Aline. ALVES, Donizete Fernando. Jogo e a Educação da Infância; muito prazerem aprender. 1. ed. Curitiba: CRV, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.
Publicado
2024-04-22