PEDAGOGIA PRETA: LEITURAS DE ESPERANÇA

Palavras-chave: Pedagogia. Negritude. Ecologia humana. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo se propõe a investigar os fundamentos da educação a partir do diálogo entre três conceitos: pedagogia, educação preta e ecologia humana. É, metodologicamente, uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica. Problematiza-se a pedagogia do evento, o lugar da lei 10.639/03, as discussões sobre racismo e a educação ecopreta como elemento integrador no oikos da comunidade escolar. O objetivo é refletir sobre a educação para a igualdade e equidade na diversidade brasileira. Em primeiro lugar, destaca-se o termo conceito pedagogia no sentido de educação e formação humana plural brasileira a partir do Ordenamento Jurídico (BRASIL 1988; 1996; 2018), e de Paulo Freire (1987), Carlos Rodrigues Brandão (2007) e Edgard Morin (2000; 2005). Em segundo lugar, por educação preta pensa-se o lugar, e a vez, do devido espaço em que os pretos ocupam na sociedade, a partir de Djamila Ribeiro (2019), Kiusam Oliveira (2019; 2020), Silvio de Almeida (2018) e Zilá Bernd (1988), em correlação à ecologia humana destacada no lugar do humano preto no ecossistema escolar do oikos comum, a Terra, a partir de Leonardo Boff (2012); Félix Guattari (2001); Juracy Marques (2017). Por fim, dialogando com Yuval Noah Harari (2018) e Saviani (1999), percebe-se, logo, o caráter eco-disciplinar da educação preta para o século XXI, sobre as relações entre pedagogia, educação preta e ecologia humana. Dessa forma, faz-se o caminho para pensar a prática pedagógica integradora ante à educação preta, na consciência escolar de que pretos e pretas ocupem o lugar devido no oikos ordinário da vida humana e na educação integradora brasileira para uma formação humana de qualidade para o futuro.

Biografia do Autor

Cristiano Santos Araujo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Literatura e Práticas Sociais (UnB); Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás); Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ). É professor da Universidade Estadual do Ceará.

Priscila Santos Araujo, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Mestra em Educação Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior de Libras (Universidade Cândido Mendes). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES). Licenciada em Letras-Libras (Faculdade Única). É professora e intérprete de Libras.

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Publicado
2024-04-22