IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA COVID-19 E AS VACINAS PARA PREVENÇÃO DO SARS-COV-2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Sidney Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Gabriella Santos Barros Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ivenis Raphael Cavalcante do Nascimento Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Érica Cristina de Oliveira Araújo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Taíse Maria Clemente Nunes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Karine de Oliveira Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Eliane Aparecida Campesatto Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: COVID-19. Educação em Saúde. Rede Social.

Resumo

Notícias sobre a COVID-19 são rapidamente compartilhadas nas redes sociais. Por serem de fácil acesso e em se tratando de uma nova doença, é necessário fazer a educação em saúde por meio de informações fidedignas e evidências científicas atualizadas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é relatar a importância das redes sociais como ferramentas de educação em saúde acerca do tratamento farmacológico da COVID-19 e das vacinas para prevenção do SARS-CoV-2. A metodologia utilizada compreendeu um estudo descritivo e aplicado, a partir de publicações em um perfil público na rede social Instagram. A partir da realização de 28 publicações abordando farmacocinética, farmacodinâmica, contraindicações, interações medicamentosas, efeitos e reações adversas, toxicidade sobre o tratamento farmacológico da COVID-19, e informações das vacinas para prevenção do SARS-CoV-2, percebeu-se que é possível realizar a educação em saúde de forma virtual, tendo as redes sociais como ferramentas para disseminar conhecimento e promoção da saúde.

Biografia do Autor

Sidney Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Farmácia (pela UFAL).

Gabriella Santos Barros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL) e Mestre em Ciências Farmacêuticas (pela UFAL).

Ivenis Raphael Cavalcante do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Farmácia (pela UFAL).

Érica Cristina de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UNINASSAU)

Taíse Maria Clemente Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL). 

Karine de Oliveira Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL)

Eliane Aparecida Campesatto, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL)

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Publicado
2024-04-22
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência