IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA COVID-19 E AS VACINAS PARA PREVENÇÃO DO SARS-COV-2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Sidney Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Gabriella Santos Barros Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ivenis Raphael Cavalcante do Nascimento Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Érica Cristina de Oliveira Araújo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Taíse Maria Clemente Nunes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Karine de Oliveira Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Eliane Aparecida Campesatto Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumen

Notícias sobre a COVID-19 são rapidamente compartilhadas nas redes sociais. Por serem de fácil acesso e em se tratando de uma nova doença, é necessário fazer a educação em saúde por meio de informações fidedignas e evidências científicas atualizadas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é relatar a importância das redes sociais como ferramentas de educação em saúde acerca do tratamento farmacológico da COVID-19 e das vacinas para prevenção do SARS-CoV-2. A metodologia utilizada compreendeu um estudo descritivo e aplicado, a partir de publicações em um perfil público na rede social Instagram. A partir da realização de 28 publicações abordando farmacocinética, farmacodinâmica, contraindicações, interações medicamentosas, efeitos e reações adversas, toxicidade sobre o tratamento farmacológico da COVID-19, e informações das vacinas para prevenção do SARS-CoV-2, percebeu-se que é possível realizar a educação em saúde de forma virtual, tendo as redes sociais como ferramentas para disseminar conhecimento e promoção da saúde.

Biografía del autor/a

Sidney Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Farmácia (pela UFAL).

Gabriella Santos Barros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL) e Mestre em Ciências Farmacêuticas (pela UFAL).

Ivenis Raphael Cavalcante do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Farmácia (pela UFAL).

Érica Cristina de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UNINASSAU)

Taíse Maria Clemente Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL). 

Karine de Oliveira Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL)

Eliane Aparecida Campesatto, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Farmácia (pela UFAL)

Citas

ASSUNÇÃO, A. B. M.; JORGE, T. M. As mídias sociais como tecnologias de si. Esferas, v. 3, n. 5, p. 151-160, 2014. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/5331. Acesso em: 20 jan. 2022.

BALATSOUKAS, P. et al. The role of social network technologies in online health promotion: a narrative review of theoretical and empirical factors influencing intervention effectiveness. Journal of Medical Internet Research, v. 17, n. 6, e141, 2015. Disponível em: https://www.jmir.org/2015/6/e141/. Acesso em: 20 jan. 2022.

BENIS, A. et al. Social media engagement and influenza vaccination during the COVID-19 pandemic: cross-sectional survey study. Journal of Medical Internet Research, v. 23, n. 3, e25977, 2021. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/3/e25977. Acesso em: 20 jan. 2022.

BOULOS, M. N. K.; GIUSTINI, D. M.; WHEELER, S. Instagram and whatsApp in health and healthcare: an overview. Future Internet, v. 8, n. 3, p. 37-50, 2016. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-5903/8/3/37. Acesso em: 20 jan. 2022.

CARTLEDGE, P.; MILLER, M.; PHILLIPS, B. The use of social-networking sites in medical education. Medical Teacher, v. 35, n. 10, p. 847-857, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2013.804909. Acesso em: 20 jan. 2022.

GONZÁLEZ-PADILLA, D. A.; TORTOLERO-BLANCO, L. Social media influence in the COVID-19 pandemic. International Brazilian Journal of Urology, v. 46, n. 1, p. 120-124, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ibju/a/nV6DpnQf7GWYrd94ZcHQBWz/?lang=en. Acesso em: 20 jan. 2022.

GUIMARÃES, V. H. A. et al. Knowledge about COVID-19 in Brazil: cross-sectional web-based study. JMIR Public Health Surveill, v. 7, n. 1, e24756, 2021. Disponível em: http://publichealth.jmir.org/2021/1/e24756/. Acesso em: 20 jan. 2022.

KHUBCHANDANI, J. et al. COVID-19 morbidity and mortality in social networks: does it influence vaccine hesitancy? International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n.18, 9488, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/18/9448. Acesso em: 20 jan. 2022.

LATIF, M. Z. et al. Use of smart phones and social media in medical education: trends, advantages, challenges and barriers. Acta Informatica Medica, v. 27, n. 2, p.133-138, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6688444/. Acesso em: 20 jan. 2022.

MARQUES, F. L. S. N. Realidade virtual em saúde: já realidade ou ainda virtual? Journal of Health Informatics, v. 10, n. 2, p. 1-2, 2018. Disponível em: www.jhi-sbis.saude.ws. Acesso em: 20 jan. 2022.

PESCARINI, J. M. et al. Methods to evaluate COVID-19 vaccine effectiveness, with an emphasis on quasi-experimental approaches. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 11, p. 5599-5614, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RjvCPyxNCqhmTNJpWNNdMbS/?lang=en. Acesso em: 20 jan. 2022.

SANTOS-PINTO, C. D. B.; MIRANDA, E. S.; OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S. O “kit-covid” e o programa farmácia popular do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, e00348020, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/KbTcQRMdhjHSt7PgdjLNJyg/. Acesso em: 20 jan. 2022.

SHI, J.; POORISAT, T.; SALMON, C. T. The use of social networking sites (SNSs) in health communication campaigns: review and recommendations. Health Communication, v. 33, n. 1, p. 49-56, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10410236.2016.1242035?journalCode=hhth20. Acesso em: 20 jan. 2022.

VENEGAS-VERA, A. V.; COLBERT, G. B.; LERMA, E. V. Positive and negative impact of social media in the COVID-19 era. Reviews in Cardiovascular Medicine, v. 21, n. 4, p. 561–564, 2020. Disponível em: https://www.imrpress.com/journal/RCM/21/4/10.31083/j.rcm.2020.04.195. Acesso em: 20 jan. 2022.

VILARINHO-REZENDE, D. et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 4, p. 877-892, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/PHDrcMcfXpxnzWCXXmS5CXP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.
Publicado
2024-04-22
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência