NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO METODOLÓGICO ENTRE PESQUISAS
Abstract
Este artigo resulta dos estudos metodológicos de duas pesquisas de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/FAED/UDESC que têm como foco as narrativas de professoras da Educação Infantil e a constituição de suas docências ao longo de suas trajetórias na profissão. Uma abordagem de cunho qualitativo, a pesquisa com entrevistas narrativas e narrativas autobiográficas tem o propósito de ouvir as vozes de professoras nos processos de investigação acerca da profissão docente, sua constituição e formação, de modo a compreender a prática docente como consequência do contexto de vida profissional e trajetória de formação docente. Revelando-se como estratégias metodológicas com potencialidade para compreender mais sobre a constituição da profissão docente e que envolvem a profundidade das histórias de vida.
References
CORRÊA, Carla Andréa; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!. Laplage em Revista, v. 4, p. 23-37, 2018. Disponível em:
GOODSON, F. Ivor. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2013.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Entrevista narrativa. 2° edição. Editora vozes. 2002.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Docência em Educação Infantil: Além da A4. Porto Alegre 2013.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: LOMBA, Maria Lúcia de Resende; NEVES, Libéria (Orgs.) Narrativas autobiográficas de professoras/es da Educação Básica: escrita e autoria na formação profissional. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025.
SOUZA, Elizeu Clementino; Soares, Liane Figueiredo. Histórias de vida e abordagem (auto)biográfica: pesquisa, ensino e formação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo (Orgs.) A Trama do Conhecimento: teoria, método e escrita em ciências e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008.
TEIXEIRA, Inês A. Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2006.
VASCONCELO, Teresa Maria Sena. Ao redor da mesa grande. A prática educativa de Ana. Porto: Editora Porto, 1997.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).