A PASSAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS FUNDANTES

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino Fundamental. Infância. Formação Docente.

Resumo

Este artigo, derivado de uma dissertação de mestrado, discute os conceitos fundantes da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com base na Sociologia da Infância. A partir da perspectiva de autores que analisam essa transição, investiga-se como a infância é compreendida nesse contexto e quais são os desafios teóricos e pedagógicos envolvidos. Além disso, o estudo aborda o papel da docência nesse processo, destacando a importância de uma abordagem que respeite as especificidades da infância e evite mecanismos de antecipação da escolarização. A reflexão proposta contribui para ampliar o entendimento sobre a continuidade entre as duas etapas educacionais, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam as crianças como sujeitos ativos na construção de saberes e de cultura.

Biografia do Autor

Danielle Jurema Barcelos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis-SC. 

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora doutora associada do Programa de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED – da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

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Publicado
2025-09-03