A PASSAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS FUNDANTES
Abstract
Este artigo, derivado de uma dissertação de mestrado, discute os conceitos fundantes da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com base na Sociologia da Infância. A partir da perspectiva de autores que analisam essa transição, investiga-se como a infância é compreendida nesse contexto e quais são os desafios teóricos e pedagógicos envolvidos. Além disso, o estudo aborda o papel da docência nesse processo, destacando a importância de uma abordagem que respeite as especificidades da infância e evite mecanismos de antecipação da escolarização. A reflexão proposta contribui para ampliar o entendimento sobre a continuidade entre as duas etapas educacionais, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam as crianças como sujeitos ativos na construção de saberes e de cultura.
References
AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de BRICHI, Caren Cristina, ZAPATA, Soraia Irrigaray. Formação continuada para professores no Pacto Nacional pela Alfabetização: Continuidades, rupturas e ressignificações. Cad. CEDES. v. 37, n.102, p. 201-218. 2017.
ARROYO, Miguel Gonzales. O significado da infância. IN: I Simpósio Nacional de Educação Infantil. Anais... Brasília: MEC, 1994. p. 88-92.
ARROYO, Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis, RJ, Vozes, 2011.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1059-1083, out. 2007.
BATTISTI, Alba. MARTINS FILHO, Lourival José. Formação docente no Brasil: cenários e desafios. Intercambios. Dilemas y transiciones De La educación superior, v. 3, p. 27, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Orientações Gerais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan R. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, Madalena. O sentido dramático da aprendizagem. In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (org.). Paixão de aprender. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 11-14.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, tia não: cartas para quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 2002.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. In: Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out, 2006.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2007. p. 13-23.
KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 69-85, jan./abr. 2011.
MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. Educação Infantil: especificidades da docência. Florianópolis: UDESC, 2013.
MELLO, Suely Amaral. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: uma teoria para orientar o pensar e o agir docentes. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 47–71, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33683. Acesso em: 30 jul. 2023.
MOSS, Peter Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 142–159, 2011. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/122. Acesso em: 18 fev. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-39, jan./jun. 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Mapa de conceitos da sociologia da infância. Revista zero-a-seis, produção eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (Nuclein) da UFSC/CED, nş. 14, ago./dez. 2006
SOUZA, Alba Regina Battisti de; MARTINS FILHO, Lourival José. Docência e formação de professores (as): cenários e perspectivas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9088. Acesso em: 19 jun. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).