A PASSAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS FUNDANTES

Resumen

Este artigo, derivado de uma dissertação de mestrado, discute os conceitos fundantes da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com base na Sociologia da Infância. A partir da perspectiva de autores que analisam essa transição, investiga-se como a infância é compreendida nesse contexto e quais são os desafios teóricos e pedagógicos envolvidos. Além disso, o estudo aborda o papel da docência nesse processo, destacando a importância de uma abordagem que respeite as especificidades da infância e evite mecanismos de antecipação da escolarização. A reflexão proposta contribui para ampliar o entendimento sobre a continuidade entre as duas etapas educacionais, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam as crianças como sujeitos ativos na construção de saberes e de cultura.

Biografía del autor/a

Danielle Jurema Barcelos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis-SC. 

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora doutora associada do Programa de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED – da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

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Publicado
2025-09-03