DIÁRIOS DE NATUREZA: TESSITURAS SOBRE A PRÁTICA DE REGISTRAR COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Palavras-chave: Formação de Professores(as). Pós-graduação lato sensu. Diários de Natureza. Escrita. Múltiplas Linguagens.

Resumo

Este ensaio objetiva (re)pensar a prática de escrever-criar Diários de Natureza na disciplina “Criança e natureza: viver e aprender em espaços externos”, do curso de Especialização em “Práticas Pedagógicas na Educação Básica”, da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás, enquanto um movimento que possibilita a formação técnica, estética, ética e política e ambiental de professores-professoras.  Empregamos uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso. Para tal, realizamos uma análise de conteúdo descritiva que permitiu apreender como os professores e as professoras se relacionam com a natureza. O corpus de análise compreendeu 30 Diários de Natureza, produzidos em 2024, entre o experimentado em discussões teórico-práticas, ateliês de criação e  vivências do cotidiano. Os Diários de Natureza constituíram registros potentes sobre a trajetória pessoal e formativa dos professores e das professoras, permitindo a esses escrever,  desenhar, colar, fotografar e captar a natureza a partir de diferentes linguagens em um movimento de criação e interação com o meio.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Professor da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. 

Raquel Pereira Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação. Professora da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Goiás. 

Referências

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BETTELHEIM, B. La vienna di Freud. Milão: Feltrinelli, 1990.

BLANCHOT, M. O diário íntimo e a narrativa. In: BLANCHOT, M. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 270-278.

CARSON, R. Primavera silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.

CIDADE DE GOIÁS. Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Básica (EPPEB - UAECH - UFG), 2023.

FRANK, A. O diário de Anne Frank. 82º ed. Rio de Janeiro - São Paulo: Editora Record, 2019.

FREINET, C. O método natural II: a aprendizagem do desenho. Lisboa: Estampa, 1977.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Saúde, água, energia, ambiente e trabalho: tecendo saberes na promoção de territórios sustentáveis e saudáveis. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2024.

GUERRA, M. Exercícios de olhar para encontrar o mundo. São Paulo: Diálogos, 2024.

GUERRA, M.; MORSENCHIO, V. Crianças e adultos exploradores. In: GUERRA, M. Por uma educação ecológica. Revista Bambini, 2023.

LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

MAGALHÃES, S. M. O. A epistemologia da práxis como base do ensino criativo, colaborativo e inovador. Tecnia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2019.

MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Análise epistemológica do método. In: MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. (orgs.). Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção de conhecimentos sobre professores. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

NIGRIS, E. A “didática da maravilha”: um novo paradigma epistemológico. In: GOBBI, M. A.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4º ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.

OLIVEIRA-NETO, J. F. Práxis docente: as tramas que envolvem o saber-fazer dos professores universitários de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2020. 255 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: .

OSTETTO, L. E.; BERNARDES, R. K. Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte. Revista @ambienteeducação, v. 12, n. 2, p. 164-180, 2019.

PINTO, A. L. Professoras, crianças e natureza: narrativas docentes da/na pandemia. 2023. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2023. Disponível em: .

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, K. A. C. P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Campinas: Mercado das Letras, 2019.

SILVA, R. L. Recolhendo resíduos: a caixa de trapos como procedimento de leitura da cidade. Anais do 9º Projetar - Arquitetura e Cidade: privilégios, conflitos e possibilidades, Curitiba, 2029.

SIQUEIRA, I. S.; RAPOSO, E. O.; FREITAS, N. M. S. Barragens de rejeitos: desvelando perturbações socioambientais da atividade mineradora - mediações de um estudo de caso no ensino. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 17, n. 2, p. 810-835, 2024.

SMOLKA, A. L. Apresentação: A atividade criadora do homem: a trama e o drama. In: Vigotski, L.V. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009, p. 7-10.

SOARES, R. P. O professor, a criança e a escrita: um caminho metodológico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

SOUZA, R. C. C. R. Novos paradigmas na educação. In: SOUZA, R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O. Poiésis e Práxis II: formação, profissionalização e práticas pedagógicas. 2º ed. Goiânia: Ed. América; Ifiteg, 2014.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro
para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução Zóia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

WARSCHAUER, C. A roda e o registro. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

ZAMBONI, A. Tempo de colher flores. São Paulo: Edições SM, 2023.
Publicado
2025-09-03