DIÁRIOS DE NATUREZA: TESSITURAS SOBRE A PRÁTICA DE REGISTRAR COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS
Abstract
Este ensaio objetiva (re)pensar a prática de escrever-criar Diários de Natureza na disciplina “Criança e natureza: viver e aprender em espaços externos”, do curso de Especialização em “Práticas Pedagógicas na Educação Básica”, da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás, enquanto um movimento que possibilita a formação técnica, estética, ética e política e ambiental de professores-professoras. Empregamos uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso. Para tal, realizamos uma análise de conteúdo descritiva que permitiu apreender como os professores e as professoras se relacionam com a natureza. O corpus de análise compreendeu 30 Diários de Natureza, produzidos em 2024, entre o experimentado em discussões teórico-práticas, ateliês de criação e vivências do cotidiano. Os Diários de Natureza constituíram registros potentes sobre a trajetória pessoal e formativa dos professores e das professoras, permitindo a esses escrever, desenhar, colar, fotografar e captar a natureza a partir de diferentes linguagens em um movimento de criação e interação com o meio.
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