FORMAÇÃO PERMANENTE E A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU

Palavras-chave: Educação. Formação permanente. Formação continuada. Formação em serviço.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de compreender o que leva o grupo de professores da rede municipal de Blumenau a participar ou não de formações ofertadas. Conhecer as necessidades dos mesmos e identificar a aplicabilidade das formações já realizadas pelo grupo. Através de uma pesquisa de enfoque misto com 177 professores, buscou-se conhecer as razões pelas quais os professores realizam a formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa na qual contou inicialmente com o contato pessoal com a Secretária de Educação, que prontamente indicou a Coordenadora Curricular do setor de formação continuada. Após uma breve apresentação do projeto de pesquisa, nos forneceu todo material documental da secretaria e pesquisas anteriores sobre as formações. Após estudo desta documentação, iniciamos as pesquisas bibliográficas, a qual nos direcionou para os referenciais teóricos. Os resultados demonstram a necessidade do corpo docente em formações que relacionem a teoria com a prática e auxiliem na didática.

Biografia do Autor

Giovana da Silveira, Faculdade Senac Blumenau

Mestre em Educação (Universidad Europea del Atlântico). É professora da Faculdade SENAC Blumenau e da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. O artigo foi produzido com apoio do ELO: Grupo de Pesquisa da Faculdade SENAC Blumenau.

Albio Fabian Melchioretto , Faculdade SENAC Blumenau

Doutor em Desenvolvimento Regional (Universidade Regional de Blumenau). É professor pesquisador da Faculdade SENAC Blumenau.

Simone Fraga de Campos Bouvie, Faculdade SENAC Blumenau

Mestranda em ciências da educação (UNINTER Christian of America). É professora da Faculdade SENAC Blumenau.

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Publicado
2025-09-03