FORMAÇÃO PERMANENTE E A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU
Abstract
Este estudo tem a finalidade de compreender o que leva o grupo de professores da rede municipal de Blumenau a participar ou não de formações ofertadas. Conhecer as necessidades dos mesmos e identificar a aplicabilidade das formações já realizadas pelo grupo. Através de uma pesquisa de enfoque misto com 177 professores, buscou-se conhecer as razões pelas quais os professores realizam a formação continuada. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa na qual contou inicialmente com o contato pessoal com a Secretária de Educação, que prontamente indicou a Coordenadora Curricular do setor de formação continuada. Após uma breve apresentação do projeto de pesquisa, nos forneceu todo material documental da secretaria e pesquisas anteriores sobre as formações. Após estudo desta documentação, iniciamos as pesquisas bibliográficas, a qual nos direcionou para os referenciais teóricos. Os resultados demonstram a necessidade do corpo docente em formações que relacionem a teoria com a prática e auxiliem na didática.
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