A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO E DESAFIOS

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Formação Docente. Mediação Pedagógica.

Resumo

A educação inclusiva busca garantir o direito de aprendizagem a todos os alunos, exigindo professores capacitados para mediar práticas pedagógicas adaptadas à diversidade. Este estudo analisa o papel da formação docente na mediação pedagógica e na superação de desafios para a implementação da inclusão na educação básica. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, abordando a formação inicial e continuada, as barreiras estruturais e atitudinais, bem como o uso de tecnologias assistivas. Os resultados indicam que a formação docente ainda apresenta lacunas significativas, comprometendo a adaptação curricular e metodológica. No entanto, estratégias como metodologias ativas e capacitação contínua, podem ampliar a inclusão e a equidade educacional. O estudo sugere a necessidade de políticas que incentivem a formação reflexiva e a implementação de práticas inclusivas eficazes.

Biografia do Autor

Alan Oliveira Lima, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

Bacharel em Administração pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e graduando em Letras – Português e Inglês pela FAVENI. Especialista em Gestão Escolar (FMP), Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Inglês (FAVENI), Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IPEMIG) e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (FAVENI). Atua como professor nas áreas de Marketing, Rotinas Administrativas e Gestão de Eventos dentre outras da área da administração e Professor de inglês desenvolve pesquisas na área de Educação e Comunicação, com foco em tecnologias digitais como ferramentas para práticas pedagógicas dialógicas. 

Camila Aparecida Rodrigues Damasco, União Brasileira de Faculdades

Graduanda do último semestre de Pedagogia da UNIBF (União Brasileira de Faculdades). 

Denise Medeiros da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Professora de Educação Infantil do município de São José SC.

Jakeline Rodrigues, Prefeitura Municipal de São José-SC

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Iguaçu. Pedagoga. Professora auxiliar da Educação Especial da Prefeitura Municipal de São José-SC. 

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Publicado
2025-09-03