PESQUISAS COM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE CIENTÍFICA DOS TRABALHOS DO GT 07 DA ANPEd DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2015-2024)
Resumo
Este artigo analisa pesquisas com crianças desenvolvidas entre 2015 e 2024, a partir dos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPEd. Por meio de um estudo de Estado do Conhecimento, foram selecionados 22 trabalhos que abordam a infância na Educação Infantil, com foco em escutar e reconhecer as crianças como sujeitos ativos. A investigação buscou identificar as principais temáticas, metodologias e concepções de infância e criança presentes nas pesquisas, revelando avanços na valorização da participação infantil, especialmente em temas como identidade, pertencimento e protagonismo. No entanto, também foram encontrados desafios, como a persistência de práticas adultocêntricas e a dificuldade de garantir espaços reais de escuta. Dialogando com a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Infância, o estudo reafirma a importância de pesquisas éticas e sensíveis, que considerem as crianças em suas múltiplas formas de expressão, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e respeitosas.
Referências
ABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F. de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, v. 1, n. 1, p. 39–52, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/198464441602
BARBOSA, M. C. S. Interações e brincadeiras na educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2014.
BARROS, M. de. Memórias inventadas: as infâncias. São Paulo: Planeta, 2008.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
BROSTOLIN, M. R. Cidadania infantil: questões contemporâneas e implicações para a participação da criança. Eccos – Revista Científica, n. 56, p. 1-14, 31 mar. 2021.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DELGADO, A. C. C.; MÜLLER, F. Sociologia da infância: pesquisa com crianças. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, p. 351-360, 2005.
FERNANDES, N. Pesquisa com crianças: da invisibilidade à participação com implicações na formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2015.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HART, R. Children's participation: from tokenism to citizenship. Florence: UNICEF International Child Development Centre, 1992.
JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Teorizando a infância. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em tempos de mudanças. São Paulo: Ática, 2011.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LOPES, J.; SILVA, R.; PEREIRA, L. Participação infantil e democracia: desafios e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2016.
MANNING, J.; WALSH, P. Researching with children: ethics, participation and methodological issues. Childhood, v. 10, n. 2, p. 205-224, 2003.
MARCHI, R. Cultura, infância e mídia: olhares da antropologia e da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 677-698, 2009.
MARTINS FILHO, A. J. Jeitos de ser criança: balanço de uma década de pesquisas com crianças apresentadas na ANPEd. In: MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. (org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 81-106.
MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2020.
MARTINS FILHO, Altino José (org.). Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Mediação, 2016, p. 142.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil: além da A4. Tubarão, SC: COPIART, 2ª Edição, 2020.
MARTINS FILHO, Altino José (Org.). Criança Pede Respeito: docência na educação infantil além da A4. Tubarão: COPIART, 5ª Edição. 2024, 210p.
MARTINS FILHO, Altino José Martins. DELGADO, Ana Cristina Coll (org.). Dossiê “Bebês e Crianças Bem Pequenas em Contextos Coletivos de Educação”. Pro-posições, SP: Unicamp, v.24, n. 3 (72), p. 21-113, set/dez 2013.
MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
MONTANDON, C. A criança e a socialização: abordagens teóricas e desafios metodológicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 111, p. 7-23, 2001.
MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 2005.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o aprender a aprender. In: OLIVEIRA, M. K. (org.). Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 7. ed. São Paulo: Scipione, 2002. p. 33-64.
RAMOS, J. A. Educação Infantil e as crianças trans: um estudo das infâncias e das identidades de gênero. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240037, 2019.
RINALDI, C. In defense of a pedagogy of listening: a dialogue. In: MOSS, P. (ed.). Beyond listening: children’s perspectives on early childhood services. Bristol: Policy Press, 2009. p. 233-246.
ROCHA, E. A. C. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis: Centro de Ciências da Educação - Núcleo de Publicações, 1999.
SARMENTO, M. J. Crianças: educação, culturas e cidadania ativa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 17-40, jul. 2005.
SARMENTO, M. J. A construção social da infância: novas perspectivas. 3. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2012.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M. As crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, 1997.
SIROTA, R. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, n. 112, p. 7-31, 2001.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TOMÁS, C.; FERNANDES, N. Políticas Públicas e Participação Infantil. Educação, Sociedade & Cultura, Braga, n. 25, p. 186-206, 2013.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. v. 3. Madrid: MEC y Visor Distribuciones, 1995.
ZIKMUND, W. G. Business research methods. 6. ed. Orlando: Dryden Press, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).