PESQUISAS COM CRIANÇAS: UMA ANÁLISE CIENTÍFICA DOS TRABALHOS DO GT 07 DA ANPEd DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2015-2024)
Abstract
Este artigo analisa pesquisas com crianças desenvolvidas entre 2015 e 2024, a partir dos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPEd. Por meio de um estudo de Estado do Conhecimento, foram selecionados 22 trabalhos que abordam a infância na Educação Infantil, com foco em escutar e reconhecer as crianças como sujeitos ativos. A investigação buscou identificar as principais temáticas, metodologias e concepções de infância e criança presentes nas pesquisas, revelando avanços na valorização da participação infantil, especialmente em temas como identidade, pertencimento e protagonismo. No entanto, também foram encontrados desafios, como a persistência de práticas adultocêntricas e a dificuldade de garantir espaços reais de escuta. Dialogando com a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Infância, o estudo reafirma a importância de pesquisas éticas e sensíveis, que considerem as crianças em suas múltiplas formas de expressão, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e respeitosas.
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