MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA E AUTISMO: PRÁTICAS EXITOSAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Autismo. Modelo social de deficiência. Inclusão escolar. acessibilidade.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar a escolarização de estudantes autistas e identificar alguns dos possíveis recursos, apoios e estratégias que favorecem a inclusão escolar. O referencial teórico que permeia o estudo enfoca o modelo social de deficiência e a compreensão do autismo a partir das perspectivas da neurodiversidade. Ainda será apresentada a relação entre as concepções de deficiência e as ações dos professores para com o estudante autista na sala de aula comum.  Trata-se de um estudo de caso, que teve como campo de pesquisa duas redes de ensino municipais. O público da pesquisa foi composto por professores regentes dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários de múltipla escolha e entrevistas semiestruturadas. Os resultados serão apresentados com exemplos de práticas exitosas, as quais promovem acessibilidade e favorecem a escolarização de estudantes autistas.

Biografia do Autor

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI/CEAD, e do Doutorado acadêmico PPGE/FAED/UDESC.,Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Bruna Gomes dos Santos Costa, Rede Municipal de Palhoça-SC

Mestre em Educação Inclusiva pelo programa de pós-graduação PROFEI na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Pedagogia, habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de educação especial no Atendimento Educacional Especializado-AEE na rede Municipal de Palhoça-SC. 

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Publicado
2025-09-03