PENSAR, REFLETIR E TRANSFORMAR: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE GRUPO DE ESTUDO

  • Karine Rodrigues Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Altino José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Grupo de estudo. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Quais marcas e contribuições a participação de professores em uma formação continuada na modalidade grupo de estudos pode deixar no processo de desenvolvimento profissional? Como essa participação revela um pensar, refletir e transformar? O objetivo geral da pesquisa é tornar visível as marcas e as contribuições da participação de professores de educação infantil em formação continuada na modalidade grupo de estudos. Para discussão dos temas de formação de professores, foram utilizados como base teórica e conceitual os estudos de Paulo Freire, António Nóvoa, John Dewey, Maria da Conceição Passeggi e Maurice Tardif. O caminho metodológico escolhido contempla a abordagem da pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa e análise de depoimentos. Os dados analisados demonstraram as marcas sob três categorias: 1) marcas pessoais; 2) marcas cognitivas-aprendizagem e 3( marcas reflexivas que transformaram a atuação profissional das participantes, marcas evidenciadas em seus depoimentos e/ou em documentações pedagógicas produzidas no processo de estudo. Os resultados sobre as contribuições da participação dos docentes indicaram que a formação investigada favoreceu o pensar, o refletir e o transformar ações vividas na prática profissional das participantes. A pesquisa sugere ainda que os professores de Educação Infantil, ao pensarem e dialogarem juntos sobre o cotidiano vivido na prática, refletem sobre suas teorias, questionam certezas e pensam criticamente sobre novas teorias e abordagens que surgem nos documentos oficiais e no cenário educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Karine Rodrigues Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Mestre em História e Historiografia da Educação (UDESC). Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar. Pós-doutoranda em Formação Docente e Infância(s) pela UDESC/FAED/PPGE/NAPE. Realiza grupos de estudos sobre a abordagem Reggio Emília, Primeiríssima infância e Pedagogia de Projetos. Professora titular da pós-graduação em Linguagens da Infância na universidade Unítalo - SP e Sócia Fundadora/Diretora de projetos do Ateliê Quero-Quero que desenvolve móveis e dispositivos para recriar o espaço da Escola. 

Altino José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação (UFRGS) com ênfase em Estudos sobre Infâncias; Pós-doutor pela UDESC/FAED/PPGE/PNPD/CAPES; Mestre em Educação e Infância (UFSC); Especialista em História Social (UDESC); Historiador (UFSC); Pedagogo (UNINOVE); Professor credenciado e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação UDESC/FAED/PPGE e Pesquisador/coordenador no Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente/NAPE, coautor e supervisor da presente pesquisa em andamento no pós-doutoramento de Karine Rodrigues Ramos (PPGE/UDESC/FAED).

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutora em Psicologia da Educação - University of Illinois em Urbana-Champaign (USA). Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (1966) e Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1973). Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da USP em 2000 integrou o corpo docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado
2025-09-03